Doenças infecciosas

Arranhão de gato transmite toxoplasmose?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 25 agosto 2023
Arranhão de gato transmite toxoplasmose?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

O gato caiu no gosto popular, isso é fato. Temos mais felinos em ambientes domésticos do que há alguns anos, e as adoções dos bichanos só aumentam. Mas junto com todo esse carinho pelos gatos estão as preocupações com as doenças que esses animais podem transmitir às pessoas, principalmente a toxoplasmose.

A toxoplasmose é uma doença de caráter zoonótico, ou seja, pode ser transmitida dos animais para as pessoas, com grandes implicações para a saúde pública. Os gatos são hospedeiros definitivos para o agente causador da patologia, o que gera grande preocupação nos tutores de gatos.

Mulheres gestantes, quando contaminadas pelo Toxoplasma gondii, podem transmitir o parasita para os fetos via placenta, o que causa danos irreversíveis ao feto. Mas todo gato transmite a toxoplasmose? Como a doença é transmitida? A urina do gato pode transmitir doenças? Arranhão de gato transmite toxoplasmose? Se você tem essas e outras dúvidas sobre o assunto, não deixe de ler este artigo até o final, pois responderemos as principais questões dos tutores de gatos!

Também lhe pode interessar: Arranhão de gato transmite raiva?

Índice

  1. O que é a toxoplasmose ou “doença do gato”?
  2. Arranhão de gato transmite toxoplasmose?
  3. Todos os gatos têm toxoplasmose?
  4. Sintomas de toxoplasmose em gatos
  5. Quais os perigos de ser arranhado por um gato?
  6. Quando se preocupar com arranhões de gatos?
  7. Como tratar e prevenir toxoplasmose em gatos?

O que é a toxoplasmose ou “doença do gato”?

A toxoplasmose, popularmente conhecida como “doença do gato” é uma enfermidade parasitária causada pelo protozoário Toxoplasma gondii, na qual o gato é o hospedeiro definitivo da parasita. Nos felinos, a doença adquire importância no que se refere à fonte de infecção, pois os animais parasitados podem transmitir direta ou indiretamente ao homem, além de causar danos diretos aos animais, principalmente de interesse econômico e de estimação.

Os gatos são os únicos animais que liberam a forma infectante do protozoário, chamada de oocistos. A enfermidade tem importância em saúde pública por causar graves malformações em neonatos, lesões oculares, microcefalia, hidrocefalia e alterações motoras. A infecção pode atingir diretamente a gestante e o feto por via transplacentária, considerada a forma mais grave da toxoplasmose humana.

Arranhão de gato transmite toxoplasmose?

Não, o arranhão do gato não transmite a toxoplasmose. As únicas formas de transmissão são a ingestão de oocistos de Toxoplasma gondii eliminados nas fezes dos gatos ou de carne contaminada. A seguir explicaremos detalhadamente como ocorre a transmissão.

Quais são as formas de transmissão da toxoplasmose?

O Toxoplasma gondii apresenta um ciclo de vida complexo, necessitando de dois hospedeiros para se perpetuar: um definitivo (felinos) e outro intermediário (todos os animais homeotérmicos).

O gato infectado é quem libera o parasita no ambiente. Geralmente ele apresenta a doença quando filhote, e, nesta fase, pode eliminar os oocistos do protozoário nas fezes. Estudos indicam que apenas 1% da população felina elimina essa forma do protozoário.

Existem três formas de se infectar com o protozoário:

  1. Ingestão de carne bovina, suína ou de aves crua ou malcozida, contendo os cistos do protozoário. Essa é a forma mais comum de transmissão;
  2. Transmissão transplacentária, que ocorre quando a mulher transmite a doença para o bebê durante a gravidez;
  3. Ingestão de oocistos esporulados (forma que o protozoário adquire no meio ambiente) presentes nas fezes de um gato infectado. Ou seja, é necessário ingerir acidentalmente fezes contaminadas de gatos. Isso pode ocorrer por meio do consumo de verduras e legumes mal lavados ou pelo hábito de levar a mão à boca sem antes lavá-la, sobretudo após a prática de jardinagem ou outras formas de manipular terra e areia.

Com isso, comprovamos que o arranhão do gato não transmite a toxoplasmose e podemos ver que a transmissão necessita que aconteçam alguns eventos, pois:

  • O gato deverá estar com toxoplasmose e na fase de eliminação de oocistos (forma infectante do protozoário)
  • Além disso, deve contaminar os animais produtores de carne ou hortaliças e a pessoa ainda deverá comer a carne malpassada, ou ingerir os cistos diretamente das fezes do gato.

Outras formas de transmissão são citadas em alguns estudos, mas são casos raros, como a inalação de aerossóis contaminados, inoculação acidental, transfusão sanguínea e transplante de órgãos.

Urina de gato transmite doenças como a toxoplasmose?

A urina do gato não transmite toxoplasmose, mas pode ser veículo de outras doenças, como a leptospirose, por exemplo. Sempre que entrar em contato com a urina do gato, deve-se higienizar muito bem a região contaminada. Usar luvas e sapatos fechados sempre que for lavar ambientes com urina de gato e bacias sanitárias.

Todos os gatos têm toxoplasmose?

Não, somente alguns poucos gatos têm a doença. Estima-se que apenas 1% da população felina elimine os cistos do protozoário Toxoplasma gondii.

Sintomas de toxoplasmose em gatos

Os gatos infectados geralmente são assintomáticos, sendo raros os casos que apresentam sintomatologia. Quando aparecem, podem ocorrer:

Os sintomas neurológicos ocasionados pela infecção no sistema nervoso em gatos incluem temperatura baixa, cegueira parcial ou total, alterações de comportamento, estupor, incoordenação motora, prurido auricular exacerbado, andar em círculos, pupilas com tamanhos diferentes, ataxia e convulsões.

Quais os perigos de ser arranhado por um gato?

Os arranhões extensos e profundos dos gatos são os mais perigosos. Algumas doenças, como a raiva, tétano e a doença da arranhadura do gato podem ser transmitida por meio de arranhões. Sempre que uma pessoa for arranhada por um gato, aconselha-se lavar o ferimento com sabão e água abundante. Após a higienização, poderão ser aplicados pomadas e sprays antibióticos.

Quando se preocupar com arranhões de gatos?

Arranhões muito profundos, que inflamaram e infeccionaram, com presença de dor e pus, são motivo de preocupação. A pessoa ferida deverá procurar ajuda médica para tratar a infecção e tomar as vacinas antirrábica e antitetânica.

Como tratar e prevenir toxoplasmose em gatos?

O tratamento para toxoplasmose em gatos deverá ser conduzido pelo médico veterinário, com o uso de antibióticos. Pode ser utilizada a clindamicina durante 2 ou 3 semanas. O tratamento precoce com os remédios corretos proporciona melhor prognóstico para o felino.

  • A prevenção pode ser realizada com a higiene correta e hábitos alimentares seguros,
  • Evite dar carnes cruas ou malcozidas aos gatos.
  • A bacia sanitária do gato deve estar sempre limpa, evitando que as fezes permaneçam por muito tempo expostas e fiquem ressecadas, facilitando que oocistos do parasita sejam levados com o vento e ingeridos pelos gatos e pelas pessoas da casa.

Agora que você sabe que o arranhão de gato não transmite toxoplasmose e conheceu detalhes do contágio desta doença, não perca o vídeo a seguir no qual respondemos: faz mal dormir com gatos?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Arranhão de gato transmite toxoplasmose?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Bibliografia
  • Ávila, V.P.F. Toxoplasmose felina: revisão de literatura. Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, 2009. Disponível em https://www.equalisveterinaria.com.br/wp-content/uploads/2018/07/Toxoplasmose-felina-revis%C3%A3o-de-literatura-Vanessa-P-Ferraro-de-%C3%81vila.pdf. Acesso em 25/08/2023.
  • CAVALCANTI FILHO, M. Toxoplasmose felina (Revisão de Literatura). Universidade Acadêmica de Medicina Veterinária – UAMV, Campus de Patos, 2017. Disponível em http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/bitstream/riufcg/24198/1/MARIO%20CAVALCANTI%20FILHO%20-%20TCC%20MED.VETERIN%C3%81RIA%20CSTR%202017.pdf. Acesso em 25/08/2023.
  • Toxoplasmose. Governo do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em http://www0.rio.rj.gov.br/ijv/toxoplasmose.shtm. Acesso em 25/08/2023.
  • Toxoplasmose. Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Paraná. Disponível em https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Toxoplasmose#:~:text=As%20principais%20vias%20de%20transmiss%C3%A3o,sangu%C3%ADnea%20e%20transplante%20de%20%C3%B3rg%C3%A3os. Acesso em 25/08/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Arranhão de gato transmite toxoplasmose?