Doenças infecciosas

Arranhão de gato transmite raiva?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 23 agosto 2023
Arranhão de gato transmite raiva?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Considerada uma doença infecciosa aguda e fatal, de caráter zoonótico, a raiva acomete homens e animais de diversas espécies. A doença, também conhecida como encefalite rábica ou hidrofobia, evolui rapidamente e leva ao óbito em quase 100% dos casos. Atinge todos os mamíferos e é causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridade, e caracteriza-se por sintomatologia nervosa.

A população felina, devido às baixas coberturas vacinais e ao seu instinto de predação, é mais vulnerável a se infectar com o vírus rábico pelo contato com morcegos hematófagos ou não hematófagos. Esses animais, uma vez infectados por variantes de quirópteros, podem transmitir a doença para o homem. E como a raiva é transmitida pelo gato? Somente pela mordida? Arranhão de gato transmite raiva? Existe tratamento? Para ajudar os tutores com essas e outras dúvidas, o PeritoAnimal preparou este artigo, explicando vários detalhes dessa doença. Boa leitura.

Também lhe pode interessar: Arranhão de gato transmite toxoplasmose?

Índice

  1. O que é a raiva em gatos?
  2. Arranhão de gatos transmite raiva?
  3. Sintomas de raiva no gato
  4. Tratamento da raiva em gatos
  5. Um gato me arranhou e saiu sangue. Preciso tomar a vacina de raiva?
  6. Quando devo me preocupar com arranhão de gato?
  7. O que fazer quando for arranhado por um gato?

O que é a raiva em gatos?

A raiva é uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, que causa uma encefalite, em geral, de evolução rápida. O agente etiológico é um vírus que afeta o sistema nervoso central, pertencente à família Rhabdoviridae, gênero Lyssavirus. Todos os mamíferos, incluindo o homem, são suscetíveis à infecção pelo vírus rábico e sua evolução é quase sempre fatal.

Arranhão de gatos transmite raiva?

A transmissão da raiva acontece quando há o contato do vírus presente na saliva de animais infectados com a mucosa ou pele de animais sadios, principalmente, por meio de mordidas, lambeduras ou arranhaduras. Ocorre a introdução do vírus no organismo, que se multiplicará até atingir o sistema nervoso periférico e central. No caso do arranhão do gato, caso ele tenha lambido as suas unhas e o vírus ainda esteja vivo, a arranhadura também será capaz de transmitir o vírus. Portanto, sim, arranhão de gatos pode transmitir raiva.

Uma vez instalado o vírus no organismo, o tratamento é ineficaz e se baseia em suporte e alívio do desconforto, até que o animal venha a óbito, sendo portanto, recomendado como método profilático a vacina anual dos animais. As vacinas podem ser adquiridas em clínicas veterinárias particulares e pela rede pública de controle de zoonoses. Na área urbana, cães e gatos são os principais responsáveis pela disseminação da doença, enquanto na zona rural, os morcegos são as principais fontes de disseminação, afetando o gado e os equídeos, tornando a raiva uma importante enfermidade, com grandes perdas econômicas.

Como um gato pega e transmite a raiva?

A transmissão ocorre por meio da saliva do animal infectado, que quando em contato com a mucosa ou pele de animais sadios, penetra em seu corpo e multiplica-se rapidamente, chegando ao sistema nervoso. O vírus espalha-se primeiramente pelos gânglios espinhais no organismo, pelos axônios e bainhas e ocorre a sua replicação no pericárdio e encéfalo. Também se propaga nos neurônios e, pela mesma via, dissemina-se pelos órgãos, pele, mucosas, e as glândulas salivares.

A transmissão vai acontecer pela mordedura ou pela arranhadura do gato, que pode ocorrer durante brigas e disputas, comuns nessa espécie. Assim como os cães, os gatos podem transmitir a raiva para as pessoas.

Conheça as doenças que os gatos de rua podem transmitir aos humanos.

Sintomas de raiva no gato

Você viu que o arranhão de gato também transmite a raiva. Em cães e gatos, a raiva se manifesta na forma furiosa, iniciando-se com alterações em seu comportamento, tornando-se agressivos e agitados. Os sintomas pioram em até três dias, quando ocorre a paralisia dos músculos da garganta e, com isso, o animal apresenta dificuldades em deglutir e engolir a saliva, por isso fica babando. Os sintomas podem durar de 1 a 11 dias, evoluindo para o óbito devido às convulsões e paralisia do animal.

A sintomatologia é ampla, podendo ocorrer: depressão, fotofobia (aversão à luz), incoordenação (muscular e motora), alterações de comportamento, sinais de agressão, desorientação, espasmos, salivação em excesso e ataxia.

  • Depressão
  • Fotofobia (aversão à luz)
  • Incoordenação (muscular e motora)
  • Alterações de comportamento
  • Sinais de agressão
  • Desorientação
  • Espasmos
  • Salivação em excesso
  • Ataxia

O óbito acontece em decorrência da perda das funções de sistemas vitais, como o cardiológico, respiratório, digestório e renal.

Tratamento da raiva em gatos

Quando os animais já começaram a apresentar os sintomas da raiva, o tratamento é ineficaz. O óbito pode acontecer em 100% dos casos. Caso o animal ainda esteja assintomático, existem as opções da vacina e o uso de anticorpos.

Um gato me arranhou e saiu sangue. Preciso tomar a vacina de raiva?

O uso da vacina após arranhões vai depender da situação do animal agressor e da gravidade da lesão. A vacina é indicada nos casos de arranhões profundos, múltiplos e extensos de animais vacinados o não.

Arranhões leves exigem o seguinte protocolo:

  • Acompanhar o gato por 10 dias, caso não apresente sintomas, não será necessária a vacina.
  • Caso o animal desapareça dentro desses dias de quarentena, a pessoa machucada deverá receber a vacina.

Quando devo me preocupar com arranhão de gato?

O arranhão do gato torna-se preocupante quando se apresenta profundo e extenso. Além do risco da transmissão da raiva, infecções bacterianas podem complicar o caso.

Em todas as situações, independentemente da gravidade, o procedimento correto é realizar uma boa limpeza com sabão e aplicação de antissépticos e antibióticos. Caso o arranhão fique dolorido e infeccionado, aconselha-se procurar ajuda médica.

O que fazer quando for arranhado por um gato?

A primeira atitude a ser tomada em caso de arranhadura por um gato é lavar muito bem a ferida com sabão e água corrente. Mas por que isso? Porque o vírus possui uma capa protetora composta por gordura, que será dissolvida pelo sabão, matando o agente patogênico. Após a limpeza, indica-se o uso de um agente antibiótico, como pomadas ou sprays, para evitar que as bactérias da boca do animal, ou de suas unhas, proliferem na pele da pessoa.

O gato autor do arranhão deverá ser monitorado por dez dias, para ter certeza de que o animal não está com a doença. O cartão de vacinas deverá ser verificado, para se ter certeza sobre a vacinação do animal. Além disso, a pessoa que recebeu o arranhão deverá procurar um posto de saúde para receber orientações sobre o protocolo de vacinação antirrábica e antitetânica.

Agora que você sabe que arranhão de gato transmite raiva, não perca nosso artigo no qual explicamos quais vacinas os gatos devem tomar.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Arranhão de gato transmite raiva?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças infecciosas.

Bibliografia
  • Morandi, N.M.G., Gomes, D.E. Raiva animal – uma revisão. Revistas Unilago. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/367-Texto%20do%20Artigo-1839-1-10-20220120%20(1).pdf. Acesso em 23/08/2023.
  • Moraes, J.E.C. et al. Raiva felina no Município de Jaguariúna, Estado de São Paulo, em 2010. Bepa, 1011. Disponível em https://docs.bvsalud.org/biblioref/ses-sp/2011/ses-28012/ses-28012-4674.pdf. Acesso em 23/08/2023.
  • Esquema para profilaxia da raiva humana com vacina de cultivo celular. Disponível em https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/esquema_profilaxia_raiva_humana.pdf. Acesso em 23/08/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Arranhão de gato transmite raiva?