Doenças respiratórias

Gato com falta de ar - Causas e soluções

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. Atualizado: 4 setembro 2023
Gato com falta de ar - Causas e soluções
Gatos

Ver fichas de  Gatos

As doenças do trato respiratório são algumas das principais causas de morbidade e mortalidade em animais de companhia e um dos principais motivos para o atendimento na clínica médica de felinos. Enquanto infecções do trato respiratório superior são consideradas comuns em gatos e dificilmente levam os animais à morte, as doenças que acometem o trato respiratório inferior podem estar relacionadas à causa de óbito nesta espécie.

Nem sempre é uma tarefa fácil identificar um gato com dificuldade respiratória (dispneia). Os tutores devem ficar atentos a mudanças de comportamento, como por exemplo, diminuição das atividades costumeiras do animal, passando mais tempo deitado e quieto. Emagrecimento também é um sinal importante de que o bichano não está bem de saúde. Gatos com dificuldade respiratória são considerados emergência, devendo ser levados ao médico veterinário imediatamente.

Se você convive com um gato, deve sempre prestar atenção na respiração dele, se está com o nariz entupido e se as mucosas estão coradas. Seu gato está com falta de ar? Descubra as causas e o que fazer em situações como esta neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Cachorro com falta de ar: causas e soluções

Índice

  1. Como saber se o gato está com falta de ar?
  2. Causas de falta de ar em gatos
  3. É normal um gato ter problemas respiratórios?
  4. O que fazer se o gato estiver respirando pela boca?
  5. Como ajudar o gato a respirar melhor?

Como saber se o gato está com falta de ar?

Gatos com dificuldade respiratória apresentam-se apáticos, letárgicos, com respiração ruidosa, secreções nas narinas, mucosas arroxeadas ou azuladas (casos muito graves), podem respirar pela boca e alguns se deitam em decúbito esternal, buscando alívio para a falta de ar.

Se você observou algum desses sintomas de um gato com falta de ar, saiba que a manipulação excessiva dele pode levá-lo a óbito, por isso, sempre que o tutor perceber que o animal não está bem, deverá colocá-lo em uma caixa de transporte, com o mínimo de estresse possível, e levá-lo para o atendimento veterinário o mais rápido possível.

Causas de falta de ar em gatos

Entre as principais causas que levam um gato a ficar com falta de ar, destacamos:

1. Asma

A asma é uma das doenças respiratórias mais comuns em gatos, sendo uma causa frequente de dispneia. A doença caracteriza-se por inflamação do trato respiratório inferior, de causa possivelmente alérgica. A exposição aos alérgenos, tais como poluição ambiental, fumaças de cigarro, charuto e incenso, poeira doméstica, granulado sanitário poeirento, pó contra pulgas, perfumes, gramíneas e plantas com pólen, entre outros, pode desencadear a inflamação das vias aéreas, causando tosse, aumento da frequência respiratória e dispneia.

2. Nariz entupido

Alguns agentes virais, como o Herpesvírus felino tipo 1 e o Calicivírus felino, são responsáveis por doenças no trato respiratório superior dos gatos. Os sintomas podem variar de acordo com a gravidade da infecção, incluindo espirros, secreção nasal, tosse, conjuntivite, secreção ocular, úlceras de córnea e lesões orais. As secreções nasais podem se acumular e ressecar, dificultando a respiração do animal. Agentes bacterianos também podem estar envolvidos, causando um agravamento do quadro, que pode evoluir para a pneumonia.

3. Pneumonias

As pneumonias podem ser atribuídas a causas infecciosas ou, menos comumente, a causas não infecciosas. Os agentes infecciosos associados à pneumonia em gatos incluem bactérias, vírus, fungos e parasitas. Já causas não infecciosas são associadas à pneumonia aspirativa, inalação de substâncias tóxicas ou irritativas e desordens lipídicas endógenas.

Infecções do trato respiratório inferior afetam principalmente gatos jovens. Em adultos, é considerada uma doença rara e está usualmente relacionada a fatores predisponentes que cursam com imunodepressão sistêmica, como coinfecções pelo vírus da leucemia felina (FeLV) e vírus da imunodeficiência felina (FIV), doenças endócrinas e/ou metabólicas, ou ainda, terapia imunossupressora com quimioterápicos ou corticosteroides[1].

4. Efusões pleurais

A efusão pleural é uma alteração patológica caracterizada por acúmulo de fluido dentro da cavidade torácica. É frequentemente encontrada na clínica de felinos, e que, por vezes, torna-se um atendimento emergencial, devido à dispneia em que o paciente pode se encontrar. Diversas etiologias podem causar esta alteração, como por exemplo, a peritonite infecciosa felina, neoplasias mediastinais, insuficiência cardíaca congestiva entre outras. A efusão pleural coloca a vida do gato em risco, que deve ser levado ao médico veterinário o mais rápido possível e com o mínimo de estresse, para que o animal não venha a óbito[2].

5. Insuficiência cardíaca congestiva

Outra das causas para um gato com falta de ar é a a insuficiência cardíaca congestiva, uma síndrome decorrente de um coração que não consegue mais manter seu funcionamento adequado à manutenção das funções do corpo. O gato com insuficiência cardíaca pode apresentar cansaço, dispneia, perda de peso, abaulamento abdominal, fraqueza, cianose, síncope, bem como outros sinais clínicos, exceto tosse. Nos felinos, a tosse geralmente está ligada a problemas respiratórios, sem ter nenhuma relação com as doenças cardíacas, como ocorre com os cães.

É normal um gato ter problemas respiratórios?

Não. Caso você viva com um gato de estimação, preste muita atenção a sinais de respiração rápida ou “pesada”, pois pode significar um problema grave e urgente. Animais muito quietos, apáticos e que evitam esforço físico (não querem brincar) podem estar sofrendo de problemas respiratórios.

Gato com falta de ar - Causas e soluções - É normal um gato ter problemas respiratórios?

O que fazer se o gato estiver respirando pela boca?

O melhor a se fazer caso o gato esteja respirando pela boca é levá-lo a um médico veterinário, pois isso pode ser um sintoma de uma doença grave, que, se não tratada de forma efetiva, poderá levar o animal a óbito. Não tente fazer manobras ou utilizar medicamentos caseiros nesse caso, pois pode estressar o animal e causar um dano maior.

Como ajudar o gato a respirar melhor?

A primeira atitude que o tutor deve ter ao observar que seu gato está com dificuldades para respirar é observar se existe alguma secreção ou corpo estranho impedindo a passagem de ar pelas narinas. Caso o gato esteja gripado, deve-se realizar uma limpeza nas narinas, com o uso de soro morno e gaze, de forma delicada, para não ferir o nariz.

Caso o nariz esteja limpo, sem barulhos durante a respiração e mesmo assim o gato aparenta sofrer com falta de ar, o problema pode ser na parte mais inferior do trato respiratório (pulmões). Nesse caso, serão necessários exames de imagem e uma boa avaliação do médico veterinário.

Agora que você conheceu as causas e o que fazer em caso de um gato com falta de ar, recomendamos que você assista ao vídeo a seguir no qual falamos sobre o que fazer se o gato estiver ofegante e respirando muito rápido:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Gato com falta de ar - Causas e soluções, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças respiratórias.

Referências
  1. Slavieiro, M. Caracterização patológica e etiopatológica de pneumonias como causa de morte em gatos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina Veterinária, 2021. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/221695/001125362.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em 14/11/2022
  2. Tadeu, J.M. Efusões pleurais em felinos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina Veterinária, 2017. Disponível em file:///C:/Users/carlamoreira/Downloads/001053408.pdf. Acesso em 14/11/2022.
Bibliografia
  • Decian, A. Asma e bronquite crônica em gatos domésticos. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Medicina Veterinária, 2019. Disponível em https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/200184/001102893.pdf?sequence=1. Acesso em 14/11/2022.
  • Becker, A.S. Detecção molecular de Alphaherpesvírus felídeo 1 e Calicivirus felino em gatos domésticos. Universidade Federal de Pelotas, Faculdade de Veterinária, 2019. Disponível em https://wp.ufpel.edu.br/ppgveterinaria/files/2020/09/Alice-Silveira-Becker.pdf. Acesso em 14/11/2022.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Gato com falta de ar - Causas e soluções