Curiosidades do mundo animal

Animais com melhor olfato

 
Animais com melhor olfato

Alguns dos animais com melhor olfato do mundo são: elefante-africano, cão, tubarão-martelo-recortado, rato-preto, rato-do-campo, cavalo, tigre, urso-pardo e esquilo-vermelho. Embora estes sejam os principais que se destacam entre os animais com melhor olfato, também existem outros que têm um sentido do olfato bem desenvolvido, como o gato, a raposa ou o porco.

Embora para os humanos o olfato possa não ser um dos sentidos importantes, para os animais é sim. O sentido do olfato é crucial para sua sobrevivência e bem-estar. Tanto é assim que lhes serve tanto para localizar as presas que lhes servirão de alimento quanto para localizar os predadores que pretendem alimentar-se deles. Por outro lado, também lhes é muito útil para poderem orientar-se e comunicar-se com animais da mesma espécie.

Dito isto, no próximo artigo do PeritoAnimal vamos aprofundar em quais são os animais com melhor olfato, além de seus nomes e fotos para conhecê-los melhor. Vamos lá!

Também lhe pode interessar: Animais com os sentidos mais desenvolvidos

Índice

  1. Elefante-africano (Loxodonta africana)
  2. Cão (Canis canis)
  3. Urso-pardo (Ursus arctos)
  4. Tubarão-martelo-recortado (Sphyrna lewini)
  5. Rato-preto (Rattus rattus)
  6. Rato-do-campo (Apodemus sylvaticus)
  7. Cavalo (Equus ferus caballus)
  8. Tigre (Panthera tigris)
  9. Baleia-franca-austral (Eubalaena australis)
  10. Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris)
  11. Outros animais com o melhor olfato
Ver mais >>

Elefante-africano (Loxodonta africana)

Atualmente, o animal com melhor olfato do mundo é o elefante-africano, visto que tem 1.948 genes receptores olfativos. Estes grandes mamíferos têm a capacidade de sentir cheiros à grandes distâncias através de sua tromba, que também lhes permite detectar odores tão sutis que os humanos não poderíamos percebê-los.

Algumas curiosidades desses animais com melhor olfato do mundo é que podem reconhecer seus familiares mesmo anos depois de terem sido vistos pela última vez.Também são capazes de detectar a chuva.

Saiba mais informações sobre esses fascinantes animais em nosso artigo "Tipos de elefantes e suas características".

Animais com melhor olfato - Elefante-africano (Loxodonta africana)

Cão (Canis canis)

O seguinte na nossa lista de animais com melhor olfato é o cão. De fato, muitas pessoas o colocam na primeira posição, dado que pode chegar a ter até 300 milhões de receptores olfativos. Ainda assim, é preciso saber que genes receptores olfativos (1.948 no elefante africano) e receptores olfativos (300 milhões no cão) não são a mesma coisa.

Para que tenhamos uma ideia, os humanos têm cerca de 5 milhões de receptores olfativos frente aos 300 milhões dos cães. Isso indica que o olfato dos cães é muito mais sensível e está mais desenvolvido que o nosso. Esses animais com um dos melhores olfatos do mundo usam esse sentido para buscar pessoas, detectar drogas ou alimentos, brincar, etc.

Falamos em mais detalhes sobre o "Olfato do cachorro - Curiosidades e como funciona" neste artigo do PeritoAnimal.

Animais com melhor olfato - Cão (Canis canis)

Urso-pardo (Ursus arctos)

No reino animal, o urso é outro dos animais com melhor olfato. Para surpresa de muitos, o olfato do urso-pardo é sete vezes superior ao dos cães farejadores, já que pode detectar odores a quilômetros de distância.

Em outras palavras, graças à sua grande mucosa nasal, que é 100 vezes maior do que a do ser humano, o urso-pardo multiplica a recepção de moléculas de odor. Assim, pode localizar animais mortos à distância, pescar debaixo d'água ou detectar frutos secos que estão longe. Embora sejam grandes predadores, também podem servir de alimento para lobos ou pumas, então seu olfato os mantém alerta.

Neste perfil, você encontrará mais informações sobre esses animais com melhor olfato do mundo: "Urso-pardo".

Animais com melhor olfato - Urso-pardo (Ursus arctos)

Tubarão-martelo-recortado (Sphyrna lewini)

Você pode achar que entre os tubarões o tubarão-branco seja o animal com melhor olfato mas, na realidade, não é! O tubarão-martelo-recortado é o que ocupa este lugar graças à forma de sua cabeça, nada mais, nada menos.

Esses animais com melhor olfato têm esse sentido mais desenvolvido porque em suas cabeças possuem as ampolas de Lorenzini, que são de maior superfície do que as do tubarão-branco. As ampolas de Lorenzini são basicamente estruturas sensoriais através das quais podem manter um bom nado e encontrar presas e comida facilmente. Além disso, também ajudam a rastrear pequenas quantidades de sangue na água.

Deixamos o perfil completo do "Tubarão-martelo" para que você conheça mais sobre esses animais com melhor olfato do mundo.

Animais com melhor olfato - Tubarão-martelo-recortado (Sphyrna lewini)

Rato-preto (Rattus rattus)

Sim, o rato-preto também é outro dos animais com melhor olfato do mundo, embora muitas pessoas não imaginem. Na verdade, ele tem um dos sistemas de olfato mais desenvolvidos entre os mamíferos, o que lhe permite caçar presas e detectar predadores muito rapidamente.

Por outro lado, estima-se que tenham cerca de 1.200 tipos diferentes de receptores olfativos, o que potencializa sua sensibilidade aos odores. Tanto é assim que podem identificar diferentes presas de acordo com a espécie que são e até mesmo reconhecer indivíduos do mesmo grupo pelo cheiro.

Animais com melhor olfato - Rato-preto (Rattus rattus)

Rato-do-campo (Apodemus sylvaticus)

Estes pequenos roedores também fazem parte da lista dos animais com melhor olfato do mundo e geralmente são encontrados em muitos pastos pela Europa e Ásia. Na verdade, alguns os classificam como pragas.

Como bom roedor que é, o rato-do-campo compartilha com os ratos a diversidade em seus receptores olfativos, o que também lhes permite ter uma grande capacidade para detectar membros de seu grupo ou outras presas. Além disso, seu olfato também lhes permite se comunicar com outros ratos de campo. Assim, podem transmitir informações sobre seu status social, seu estado reprodutivo ou sua identidade.

Quer espantar roedores? Confira nosso artigo "Quais os cheiros que os ratos não gostam?".

Animais com melhor olfato - Rato-do-campo (Apodemus sylvaticus)

Cavalo (Equus ferus caballus)

Quando pensamos em cavalos, provavelmente não vem à mente seu olfato, mas sim sua impressionante pelagem. Esses animais com melhor olfato do mundo se destacam pela grande cavidade nasal que possuem, onde são armazenados muitos receptores olfativos.

Assim como nos exemplos anteriores de animais com melhor olfato, o cavalo usa seu olfato desenvolvido para detectar predadores em seu ambiente, procurar alimentos e interagir com outros cavalos. Além disso, é importante destacar que os cavalos têm memória olfativa, podendo lembrar experiências antigas através dos odores.

Confira outras "Curiosidades sobre os cavalos" aqui.

Animais com melhor olfato - Cavalo (Equus ferus caballus)

Tigre (Panthera tigris)

Em nossa lista dos animais com melhor olfato, também encontramos o tigre. A maioria de nós sabe que é um grande predador, então não é difícil imaginar que seu olfato seja usado para localizar e caçar suas presas.

Não se sabe exatamente quantos receptores olfativos os tigres têm, mas sabe-se que o sentido do olfato está muito mais desenvolvido do que outras espécies de grandes felinos. Outro uso do olfato do tigre é para marcar território. Ou seja, eles marcam e, através do olfato, identificam se o território pertence a outros tigres ou aos deles.

Falamos sobre os "Tipos de tigres" no próximo artigo do PeritoAnimal.

Animais com melhor olfato - Tigre (Panthera tigris)

Baleia-franca-austral (Eubalaena australis)

Estamos diante de outro dos animais marinhos com melhor olfato. Na verdade, isto é algo surpreendente, visto que a baleia possui um sistema olfativo diferente de todos os animais terrestres mencionados anteriormente. Neste caso, as baleias têm o espiráculo, que é o orifício pelo qual respiram localizado na parte superior de suas cabeças.

A baleia-franca-austral tem células receptoras olfativas que lhes permitem detectar odores debaixo d'água, além de componentes químicos como o krill ou restos de plâncton. Além disso, também possuem dobras na parte superior da cabeça (calosidades) que estão cheias de folículos pilosos, que atuam como receptores sensoriais que permitem que detectem odores.

Animais com melhor olfato - Baleia-franca-austral (Eubalaena australis)

Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris)

Chegamos ao final de nossa lista de animais com melhor olfato com o esquilo-vermelho, conhecidos na Europa e Ásia, onde são nativos e habitam florestas. Esses animais com melhor olfato usam esse sentido para localizar sua comida, reconhecer outros esquilos de seu grupo e interagir socialmente entre eles. Por último, vale ressaltar que também localizam sua comida e fogem de predadores graças ao seu olfato desenvolvido.

Conheça outros tipos de roedores neste artigo.

Animais com melhor olfato - Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris)

Outros animais com o melhor olfato

Após ver os principais animais com melhor olfato e já sabendo qual é o animal com melhor olfato, vamos ver quais outros animais encontramos que também têm um sentido do olfato bem desenvolvido e podem competir com a lista anterior:

  • Raposa-vermelha (Vulpes vulpes);
  • Gato (Felis catus);
  • Gado bovino (Bos primigenius taurus);
  • Porcos e javalis (família Suidae);
  • Leão (Panthera leo).

Se deseja ler mais artigos parecidos a Animais com melhor olfato, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 11
Animais com melhor olfato