Tipos de roedores
Os animais roedores são mamíferos que formam um grupo bastante diverso, que está bem espalhado pelo planeta e, inclusive, em alguns locais nos quais não são nativos, após serem introduzidos por humanos. Além disso, vivem em habitats muito variados. As diferentes espécies de roedores geralmente compartilham algumas características, como a presença de um par de dentes incisivos, tanto no nível superior quanto no inferior, que estão em constante crescimento. Costumam ser pequenos, embora haja exceções, com corpos robustos e, dependendo do grupo, podem escalar, escavar, pular e até ser semi-aquáticos.
A classificação da ordem Rodentia é um pouco controversa, mas há um consenso de que se trata de um grupo proveniente de um ancestral comum. Continue lendo esse artigo do PeritoAnimal para saber tudo sobre os tipos de roedores com nomes das espécies mais conhecidas com fotos.
Esquilos de cauda escamosa e lebres africanas (Anomaluromorpha)
Trata-se de um tipo de roedores selvagens que, dependendo da origem, se divide em duas ou três famílias. Aqui consideramos que todas as espécies pertencem à família Anomaluridae, que engloba os esquilos de cauda escamosa, e a família Pedetidae, que inclui as falsas lebres.
Esquilos de cauda escamosa
Esses tipos de roedores vivem apenas nas florestas da África Central, caracterizados por seu porte que vai de pequeno a moderadamente grande, com uma fisionomia semelhante a dos esquilos. Têm caudas longas e, embora peludas, nunca são tanto quanto as dos esquilos verdadeiros. Além disso, quase todas as espécies têm uma membrana semelhante à dos esquilos voadores e uma estrutura óssea diferente tanto na cauda quanto no crânio.
Alguns exemplos desses tipos de roedores silvestres, são:
- Esquilo anão de cauda escamosa (Anomalurus pusillus).
- Esquilo voador pigmeu de cauda escamosa (Idiurus zenkeri).
Não deixe de ler nosso artigo sobre o esquilo como pet.
Falsas lebres
Na verdade, não são lebres, e sim um tipo grande de roedor, podendo pesar até 4 quilos. Tem forma semelhante a de um coelho, embora também se pareça com um canguru. Essas falsas lebres se localizam nas terras áridas da África Meridional. Quanto à aparência, estas espécies de roedores destacam-se suas longas patas traseiras e caudas pesadas. Esses animais podem caminhar pulando como cangurus ou com as quatro patas no solo, como coelhos.
As duas únicas espécies que existem atualmente são:
- Lebre-saltadora (Pedetes capensis).
- Lebre da África Oriental (Pedetes surdaster).
Castores, esquilos e ratos-canguru (Castorimorpha)
Apresentamos a seguir outros tipos de roedores bastante variados que, dependendo do grupo, variam de alguns gramas a 30 kg. Dividem-se em três famílias, a saber:
Castores
Os castores são espécies de roedores que estão agrupados na família Castoridae, na qual encontramos um tipo de roedores semiaquáticos, além de serem também os segundos maiores roedores do mundo. Conforme a espécie, vivem na América ou na Eurásia. Seu peso varia de 10 até cerca de 30 kg, ressaltando-se sua grande capacidade para a construção de barragens que modificam consideravelmente o ecossistema onde se desenvolvem. As espécies são:
- Castor-americano (Castor canadensis).
- Castor-europeu (Castor fiber).
Esquilos de bolso
Também conhecidos simplesmente como geômis, agrupados na família Geomyidae, são um tipo de roedor fossorial, isto é, vivem debaixo da terra, razão pela qual possuem um corpo robusto e poderosas patas para cavar. São típicos da América do Norte e da América Central, e seu nome faz referência às bolsas em suas bochechas nas quais podem transportar alimentos.
Dependendo da espécie, podem pesar de alguns gramas a um quilo. Alguns exemplos são:
- Gopher de bolso grande (Heterogeomys lanius).
- Gopher de bolso do norte (Thomomys talpoides).
Ratos-canguru e ratos-de-bolso
Esses roedores pertencem à família Heteromyidae, com porte variando de pequeno a médio, todos típicos do continente americano. Seu nome está relacionado à sua capacidade de pular apoiado apenas nas patas traseiras, as quais são especialmente poderosas e maiores que as dianteiras. Algumas das espécies são:
- Rato-canguru gigante (Dipodomys ingens).
- Rato-de-bolso espinhoso Paraguaná (Heteromys oasicus).
Confira também nosso artigo sobre "o rato tem osso?".
Roedores histricomorfos
A subordem Hystricomorpha abrange um variado número de famílias de roedores, de taxonomia controversa, devido à diversidade de grupos. A classificação mais aceita inclui 18 famílias, com espécies de roedores de diferentes tipos e características.
Nesse grupo está o maior roedor do mundo, a capivara (Hydrochoerus hydrochaeris). Vamos conhecer a seguir alguns dos tipos de roedores que estão nesse grupo:
- Ratos-toupeiras africanos (Bathyergidae).
- Ratos-toupeira pelados (Heterocephalidae).
- Porcos-espinhos do Velho Mundo (Hystricidae).
- Thryonomys (Thryonomyidae).
- Chinchilliones (Abrocomidae).
- Capivaras, mocós, maras, preás e porquinhos-da-índia (Caviidae).
- Chinchilas e viscachas da montanha (Chinchilidae).
- Ratos-de-espinho (Echimyidae).
- Porcos-espinhos, cuandus, cuins e luís-cacheiros (Erethizontidae).
- Degus e tuco-tuco (Octodontidae).
Roedores miomorfos
Entre os roedores miomorfos está a subordem Myomorpha, um dos grupos mais variados com cerca de 1.654 espécies de roedores. Eles têm uma aparência mais ou menos semelhante: a de um rato. Alguns desses tipos de ratos mais conhecidos se encontram nesse grupo, já que várias foram domesticados e mantidos como animais de estimação. Além disso, alguns são portadores de doenças importantes, e outros desses animais roedores são usados para experimentos científicos.
A seguir, apresentamos alguns dos roedores miomorfos mais relevantes:
- Platacanthomyidae.
- Hamsters (Calomyscidae).
- Spalacidae.
- Lemingues, ratos e os arganazes (Cricetidae).
- Camundongos, ratazanas, gerbils e outros parentes (Muridae).
- Sminthidae.
- Ratos saltadores (Zapodidae).
- Nesomyidae.
Esquilos, castor-da-montanha e lirão
Esta é a última subordem, a Sciuromorpha, que agrupa vários tipos de roedores. Um desses tipos é muito conhecido: os esquilos. Estes animais roedores foram tradicionalmente divididos em três grupos: esquilos de árvore, esquilos voadores e esquilos terrestres, com cerca de 286 espécies de esquilos. Com eles também estão marmotas e cães-da-pradaria.
Quanto aos lirões, reconhecem-se 29 espécies, contra apenas uma do castor-da-montanha. Dependendo do grupo, variam de cerca de alguns gramas até aproximadamente 8 kg, como as marmotas. Várias espécies do grupo são mamíferos que hibernam. A seguir, vamos conhecer alguns desses roedores:
- Leirão cinzento (Glis glis).
- Esquilo-vermelho (Sciurus vulgaris).
- Castor-das-montanhas (Aplodontia rufa).
- Marmota (Marmota marmota).
- Esquilo voador gigante do Butão (Petaurista nobilis).
Assim como existem esquilos voadores, também existem outros mamíferos que podem voar. Descubra quais são no artigo do PeritoAnimal sobre mamíferos voadores: exemplos, características e imagens.
Agora que você conheceu diversos nomes de roedores de espécies diferentes e viu que a capivara é o maior roedor do mundo, não perca este outro artigo sobre os nomes de animais de origem indígena, tal como a própria capivara.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de roedores, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
- Animal Diversity Web. (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 25 de janeiro de 2023.
- ITIS. (2022). Rodentia. Disponível em: <https://www.itis.gov/servlet/SingleRpt/SingleRpt?search_topic=TSN&search_value=180130#null>. Acesso em 25 de janeiro de 2023.
- Wilson, E. y Reeder´s, D. (2005). Rodentia. Disponível em: <http://www.departments.bucknell.edu/biology/resources/msw3/browse.asp?s=y&id=12200001>. Acesso em 25 de janeiro de 2023.