Partilhar

Tipos de elefantes e suas características

 
Por Giselly Lillmans. 25 fevereiro 2020
Tipos de elefantes e suas características

Você provavelmente está acostumado a ver e ouvir falar sobre elefantes em séries, documentários, livros e filmes. Mas você sabe quantas espécies diferentes de elefantes existem? Quantas já existiram nos tempos antigos?

Nesse artigo do PeritoAnimal você vai encontrar as características dos diferentes tipos de elefantes e de onde eles são. Esses animais são incríveis e fascinantes, não perca nem mais um minuto e continue lendo para conhecer cada um deles!

Características dos elefantes

Os elefantes são mamíferos terrestres pertencentes à família Elephantidae. Dentro dessa família, existem atualmente dois tipos de elefantes: os asiáticos e os africanos, que detalharemos mais adiante.

Os elefantes habitam, em estado selvagem, zonas da África e Ásia. Eles são os maiores animais terrestres que existem atualmente, inclusive ao nascer e depois de quase dois anos de gestação pesam em média de 100 a 120 kg.

Suas presas, caso sejam de espécies que as possuem, são de marfim e muito apreciadas, de modo que a caça de elefantes muitas vezes tem como objetivo obter esse marfim. Devido à essa caça intensiva, muitas espécies foram extintas e algumas das que permanecem estão, infelizmente, em sério risco de desaparecer.

Além disso, caso você tenha interesse em conhecer mais curiosidades sobre o elefante confira nosso artigo.

Tipos de elefantes e suas características - Características dos elefantes

Quantos tipos de elefantes existem?

Atualmente, existem dois tipos de elefantes:

  • Elefantes asiáticos: do gêneros Elephas. Conta com 3 subespécies.
  • Elefantes africanos: do gênero Loxodonta. Conta com 2 subespécies.

No total, poderíamos dizer que existem 5 tipos de elefantes. Por outro lado, há um total de 8 tipos de elefantes que estão extintos na atualidade. Descreveremos cada um deles nas próximas seções.

Tipos de elefantes africanos

Dentro da espécie dos elefantes africanos, encontramos duas subespécies: o elefante-da-savana e o elefante-da-floresta. Embora sejam consideradas subespécies da mesma espécie até agora, alguns especialistas acreditam que são duas espécies geneticamente diferentes, porém isso ainda não foi demonstrado conclusivamente. Eles têm orelhas grandes e presas importantes, que podem medir até 2 metros.

Elefante-da-savana

Também conhecido como elefante-bush, matorral ou Loxodonta africana, é o maior mamífero terrestre da atualidade, chegando até aos 4 metros de altura, 7,5 metros de comprimento e pesando até 10 toneladas.

Possuem uma cabeça grande e enormes presas na mandíbula superior e têm uma vida muito longa, com uma expectativa de até 50 anos na natureza e 60 em cativeiro. Sua caça é completamente proibida porque a espécie está em sério perigo de extinção.

Elefante-da-floresta

Também conhecido como elefante-da-selva-africano ou Loxodonta cyclotis, esta espécie habita regiões da África Central, como o Gabão. Ao contrário do elefante-da-savana, destaca-se pelo seu pequeno tamanho, atingindo apenas um máximo de 2,5 metros de altura.

Tipos de elefantes e suas características - Tipos de elefantes africanos

Tipos de elefantes asiáticos

Os elefantes asiáticos habitam diferentes regiões da Ásia, como Índia, Tailândia ou Sri Lanka. Eles diferem dos africanos porque são menores e suas orelhas são proporcionalmente menores. Dentro do elefante asiático, existem três subespécies:

Elefante-de-sumatra ou Elephas maximus sumatranus

Este elefante é o menor, com apenas 2 metros de altura, e está em alto risco de extinção. Como mais de três quartos de seu habitat natural foram destruídos, as populações de elefantes-de-sumatra diminuíram tanto que se teme que em poucos anos já esteja extinto. A espécie é endêmica da ilha de Sumatra.

Elefante-indiano ou Elephas maximus indicus

O segundo em termos de tamanho entre os elefantes asiáticos e o mais abundante. O elefante-indiano habita diferentes regiões da Índia e possui presas de tamanho pequeno. Os elefantes-de-bornéu são considerados um tipo de elefante indiano, não uma subespécie distinta.

Elefante-do-ceilão ou Elephas maximus maximus

Oriundo da ilha do Sri Lanka, é o maior dos elefantes asiáticos, com mais de 3 metros de altura e 6 toneladas de peso.

Para saber quanto tempo vive um elefante, confira nosso artigo.

Tipos de elefantes e suas características - Tipos de elefantes asiáticos

Tipos de elefantes extintos

Embora atualmente existam apenas elefantes africanos e asiáticos, incluindo suas subespécies correspondentes, há muito mais espécies de elefantes que não existem mais em nossos tempos. Algumas dessas espécies extintas de elefantes são:

Tipos de elefantes do gênero Loxodonta

  • Elefante-cartaginês: também conhecido como Loxodonta africana pharaoensis, elefante-norteafricano ou elefante-do-atlas. Este elefante habitava o norte da África, embora tenha sido extinto na época dos romanos. Eles são famosos por serem a espécie sobre a qual Aníbal cruzou os Alpes e os Pirineus na segunda guerra púnica.
  • Loxodonta exoptata: habitou o leste da África desde 4,5 milhões de anos atrás a 2 milhões de anos atrás. Segundo os taxonomistas, é o ancestral do elefante-da-savana e do elefante-da-floresta.
  • Loxodonta atlantica: maior que o elefante africano, habitou a África durante o Pleistoceno.

Tipos de elefantes do gênero Elephas

  • Elefante-chinês: ou Elephas maximus rubridens é uma das subespécies extintas do elefante asiático e existiu até o século XV no sul e no centro da China.
  • Elefante-sírio: ou Elephas maximus asurus, é outra subespécie extinta do elefante asiático, sendo a subespécie que viveu na região mais ocidental de todas. Viveu até o ano 100 a.C.
  • Elefante-anão-da-sicília: também conhecido como Palaeoloxodon falconeri, mamute-anão ou mamute-da-sicília. Habitou a ilha da Sicília, no Pleistoceno Superior.
  • Mamute-de-Creta: também chamado Mammuthus creticus, viveu durante o Pleistoceno na ilha grega de Creta, sendo o menor mamute já conhecido.

Na imagem que aparece a seguir, te mostraremos a representação ilustrada de um Palaeoloxodon falconeri.

Tipos de elefantes e suas características - Tipos de elefantes extintos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de elefantes e suas características, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • (2008). La Lista Roja de la UICN revela la crisis de los mamíferos del mundo. UICN. Consultado el 22 de noviembre de 2019.
  • Busk, G. (1867). Description of the remains of three extinct species of elephant, collected by Capt. Spratt, C.B.R.N., in the ossiferous cavern of Zebug, in the island of Malta. Trans. Zool. Soc. London, 6: 227-306.
  • Nowak, Ronald M. (1999), Walker's Mammals of the World, 6th edition, Baltimore y Londres: The Johns Hopkins University Press, pp 1002.

Vídeos relacionados com Tipos de elefantes e suas características

1 de 3
Vídeos relacionados com Tipos de elefantes e suas características

Escrever comentário sobre Tipos de elefantes e suas características

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Tipos de elefantes e suas características
1 de 5
Tipos de elefantes e suas características

Voltar ao topo da página