Curiosidades do mundo animal

Tipos de elefantes e suas características

 
Giselly Lillmans
Por Giselly Lillmans. 25 fevereiro 2020
Tipos de elefantes e suas características

Você provavelmente está acostumado a ver e ouvir falar sobre elefantes em séries, documentários, livros e filmes. Mas você sabe quantas espécies diferentes de elefantes existem? Quantas já existiram nos tempos antigos?

Nesse artigo do PeritoAnimal você vai encontrar as características dos diferentes tipos de elefantes e de onde eles são. Esses animais são incríveis e fascinantes, não perca nem mais um minuto e continue lendo para conhecer cada um deles!

Índice

  1. Características dos elefantes
  2. Quantos tipos de elefantes existem?
  3. Tipos de elefantes africanos
  4. Tipos de elefantes asiáticos
  5. Tipos de elefantes extintos

Características dos elefantes

Os elefantes são mamíferos terrestres pertencentes à família Elephantidae. Dentro dessa família, existem atualmente dois tipos de elefantes: os asiáticos e os africanos, que detalharemos mais adiante.

Os elefantes habitam, em estado selvagem, zonas da África e Ásia. Eles são os maiores animais terrestres que existem atualmente, inclusive ao nascer e depois de quase dois anos de gestação pesam em média de 100 a 120 kg.

Suas presas, caso sejam de espécies que as possuem, são de marfim e muito apreciadas, de modo que a caça de elefantes muitas vezes tem como objetivo obter esse marfim. Devido à essa caça intensiva, muitas espécies foram extintas e algumas das que permanecem estão, infelizmente, em sério risco de desaparecer.

Além disso, caso você tenha interesse em conhecer mais curiosidades sobre o elefante confira nosso artigo.

Tipos de elefantes e suas características - Características dos elefantes

Quantos tipos de elefantes existem?

Atualmente, existem dois tipos de elefantes:

  • Elefantes asiáticos: do gêneros Elephas. Conta com 3 subespécies.
  • Elefantes africanos: do gênero Loxodonta. Conta com 2 subespécies.

No total, poderíamos dizer que existem 5 tipos de elefantes. Por outro lado, há um total de 8 tipos de elefantes que estão extintos na atualidade. Descreveremos cada um deles nas próximas seções.

Tipos de elefantes africanos

Dentro da espécie dos elefantes africanos, encontramos duas subespécies: o elefante-da-savana e o elefante-da-floresta. Embora sejam consideradas subespécies da mesma espécie até agora, alguns especialistas acreditam que são duas espécies geneticamente diferentes, porém isso ainda não foi demonstrado conclusivamente. Eles têm orelhas grandes e presas importantes, que podem medir até 2 metros.

Elefante-da-savana

Também conhecido como elefante-bush, matorral ou Loxodonta africana, é o maior mamífero terrestre da atualidade, chegando até aos 4 metros de altura, 7,5 metros de comprimento e pesando até 10 toneladas.

Possuem uma cabeça grande e enormes presas na mandíbula superior e têm uma vida muito longa, com uma expectativa de até 50 anos na natureza e 60 em cativeiro. Sua caça é completamente proibida porque a espécie está em sério perigo de extinção.

Elefante-da-floresta

Também conhecido como elefante-da-selva-africano ou Loxodonta cyclotis, esta espécie habita regiões da África Central, como o Gabão. Ao contrário do elefante-da-savana, destaca-se pelo seu pequeno tamanho, atingindo apenas um máximo de 2,5 metros de altura.

Tipos de elefantes e suas características - Tipos de elefantes africanos

Tipos de elefantes asiáticos

Os elefantes asiáticos habitam diferentes regiões da Ásia, como Índia, Tailândia ou Sri Lanka. Eles diferem dos africanos porque são menores e suas orelhas são proporcionalmente menores. Dentro do elefante asiático, existem três subespécies:

Elefante-de-sumatra ou Elephas maximus sumatranus

Este elefante é o menor, com apenas 2 metros de altura, e está em alto risco de extinção. Como mais de três quartos de seu habitat natural foram destruídos, as populações de elefantes-de-sumatra diminuíram tanto que se teme que em poucos anos já esteja extinto. A espécie é endêmica da ilha de Sumatra.

Elefante-indiano ou Elephas maximus indicus

O segundo em termos de tamanho entre os elefantes asiáticos e o mais abundante. O elefante-indiano habita diferentes regiões da Índia e possui presas de tamanho pequeno. Os elefantes-de-bornéu são considerados um tipo de elefante indiano, não uma subespécie distinta.

Elefante-do-ceilão ou Elephas maximus maximus

Oriundo da ilha do Sri Lanka, é o maior dos elefantes asiáticos, com mais de 3 metros de altura e 6 toneladas de peso.

Para saber quanto tempo vive um elefante, confira nosso artigo.

Tipos de elefantes e suas características - Tipos de elefantes asiáticos

Tipos de elefantes extintos

Embora atualmente existam apenas elefantes africanos e asiáticos, incluindo suas subespécies correspondentes, há muito mais espécies de elefantes que não existem mais em nossos tempos. Algumas dessas espécies extintas de elefantes são:

Tipos de elefantes do gênero Loxodonta

  • Elefante-cartaginês: também conhecido como Loxodonta africana pharaoensis, elefante-norteafricano ou elefante-do-atlas. Este elefante habitava o norte da África, embora tenha sido extinto na época dos romanos. Eles são famosos por serem a espécie sobre a qual Aníbal cruzou os Alpes e os Pirineus na segunda guerra púnica.
  • Loxodonta exoptata: habitou o leste da África desde 4,5 milhões de anos atrás a 2 milhões de anos atrás. Segundo os taxonomistas, é o ancestral do elefante-da-savana e do elefante-da-floresta.
  • Loxodonta atlantica: maior que o elefante africano, habitou a África durante o Pleistoceno.

Tipos de elefantes do gênero Elephas

  • Elefante-chinês: ou Elephas maximus rubridens é uma das subespécies extintas do elefante asiático e existiu até o século XV no sul e no centro da China.
  • Elefante-sírio: ou Elephas maximus asurus, é outra subespécie extinta do elefante asiático, sendo a subespécie que viveu na região mais ocidental de todas. Viveu até o ano 100 a.C.
  • Elefante-anão-da-sicília: também conhecido como Palaeoloxodon falconeri, mamute-anão ou mamute-da-sicília. Habitou a ilha da Sicília, no Pleistoceno Superior.
  • Mamute-de-Creta: também chamado Mammuthus creticus, viveu durante o Pleistoceno na ilha grega de Creta, sendo o menor mamute já conhecido.

Na imagem que aparece a seguir, te mostraremos a representação ilustrada de um Palaeoloxodon falconeri.

Tipos de elefantes e suas características - Tipos de elefantes extintos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de elefantes e suas características, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • (2008). La Lista Roja de la UICN revela la crisis de los mamíferos del mundo. UICN. Consultado el 22 de noviembre de 2019.
  • Busk, G. (1867). Description of the remains of three extinct species of elephant, collected by Capt. Spratt, C.B.R.N., in the ossiferous cavern of Zebug, in the island of Malta. Trans. Zool. Soc. London, 6: 227-306.
  • Nowak, Ronald M. (1999), Walker's Mammals of the World, 6th edition, Baltimore y Londres: The Johns Hopkins University Press, pp 1002.

Vídeos relacionados com Tipos de elefantes e suas características

1 de 3
Vídeos relacionados com Tipos de elefantes e suas características
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Tipos de elefantes e suas características