menu
Partilhar

Raposa-vermelha ou raposa-comum

Atualizado: 8 março 2022
Raposa-vermelha ou raposa-comum

A raposa-vermelha ou raposa-comum (Vulpes vulpes) é um mamífero pertencente à família dos canídeos e é o mais estudado de seu gênero (Vulpes). Este belo animal é facilmente reconhecível por seu pelo avermelhado e sua aparência esbelta. Devido à destruição de seu habitat e à falta de recursos alimentares, a raposa está se deslocando cada vez mais para áreas urbanas, onde o lixo abunda, o que, infelizmente, é o principal alimento de muitas populações.

Nesta ficha do PeritoAnimal, falaremos sobre a raposa-vermelha ou raposa-comum. Aprenderemos sobre sua origem, como elas são, onde vivem, do que se alimentam e muitas outras curiosidades.

Origem
  • Ásia
  • Europa

Origem da raposa-vermelha

A raposa-vermelha é o carnívoro mais amplamente distribuído no mundo. Eles habitam toda a Europa, Ásia, África do Norte, América do Norte e Oceania. Eles foram introduzidos na Austrália por humanos em 1868 e se espalharam por grande parte do continente. Na América do Norte, eles podem ser encontrados em todo o Canadá e nos Estados Unidos. A raposa-vermelha habita várias regiões na Espanha, incluindo áreas florestais e de alta montanha, até 3.000 metros acima do nível do mar.

É originária da Europa. Sua forma ancestral era provavelmente pequena, de acordo com o registro fóssil datado de 300.000 anos atrás. Fora da Europa, os fósseis encontrados datam de 400.000 anos atrás. Acredita-se que tenham chegado à América há 122.000 anos.

Características da raposa-vermelha

A raposa-comum é um mamífero relativamente pequeno, pesando entre 3 e 14 quilos. Seu focinho é alongado, suas orelhas são grandes e pontiagudas, sua cauda é longa, quase tão longa quanto seu corpo. Suas patas são altas e esbeltas, e são bons corredores e saltadores.

Na raposa-vermelha, tons de amarelo a marrom-avermelhado predominam na parte superior do corpo. As bochechas, o queixo, a garganta e a barriga são brancos. O rosto e a região da corcunda têm uma cor um pouco enferrujada. As pernas e as pontas das orelhas são pretas. No final da cauda tem um tufo de cabelos brancos muito característico.

Mostra uma grande variação de tamanho de acordo com o indivíduo e a área geográfica. O comprimento da cabeça e do corpo em adultos pode variar de 0,45 a 0,90 metro, o comprimento da cauda de 0,30 a 0,55 metro e a massa corporal de 3 a 14 kg. Os machos são, em média, maiores do que as fêmeas, mas não há outras diferenças associadas ao sexo.

Habitat da raposa-vermelha

A raposa-comum é uma das espécies com maior capacidade de adaptação ao meio ambiente. Pode ser encontrada em todos os tipos de habitats naturais como florestas, pastos, montanhas, planícies, praias, áreas desérticas ou semidesérticas, áreas cultivadas, tundra, etc. Elas também podem viver em áreas urbanas e suburbanas. As raposas gostam de habitats heterogêneos e fragmentados. A disponibilidade de presas é o fator mais importante que afeta seu habitat.

Alimentação da raposa-vermelha

A raposa-vermelha tem uma dieta muito variada, com coelhos, lebres, esquilos, camundongos, ratos e outros pequenos mamíferos que compõem a maior parte de sua dieta. Ocasionalmente elas também comem mustelídeos, guaxinins, gambás e ratos-almiscarados. Em certas áreas e em momentos específicos também podem comer aves.

Complementam sua dieta com frutas selvagens, insetos, crustáceos, minhocas e peixes.São sazonalmente monogâmicas, ou seja, durante a época de reprodução ficam com apenas um parceiro. A época de reprodução de raposas em climas temperados ocorre entre dezembro e abril, com a maioria das copulações ocorrendo durante janeiro e fevereiro.

As fêmeas são monoestricas, tendo um único cio com duração entre 1 e 6 dias. A copulação dura 26 minutos em média e a gestação dura 52 dias. O número médio de filhotes está relacionado com a saúde da fêmea. Abundância de alimentos, a imaturidade sexual e a densidade populacional afetam a capacidade reprodutiva.

Reprodução da raposa-vermelha

São sazonalmente monogâmicas, ou seja, durante a época de reprodução ficam com apenas um parceiro. A época de reprodução de raposas em climas temperados ocorre entre dezembro e abril, com a maioria das copulações ocorrendo durante janeiro e fevereiro.

As raposas-vermelhas fêmeas são monoestricas, tendo um único cio com duração entre 1 e 6 dias. A copulação dura 26 minutos em média e a gestação dura 52 dias. O número médio de filhotes está relacionado com a saúde da fêmea. Abundância de alimentos, a imaturidade sexual e a densidade populacional afetam a capacidade reprodutiva.

A raposa-vermelha pode ser um animal de estimação?

Devido à popularidade destes animais na internet, cada vez mais pessoas se perguntam se é possível ter uma raposa-vermelha como animal de estimação, entretanto, devemos lembrar que são animais selvagens que não são domesticados, então o PeritoAnimal não aconselha a posse de raposas como animais de estimação. O mesmo se aplica às diferentes espécies de raposas que existem, como a raposa-do-deserto, a raposa-cinza ou a raposa-do-ártico, nenhuma das quais deve ser considerada como animal de estimação.

Bibliografia
  • Hersteinsson, P., & Macdonald, D. W. (1992). Interspecific competition and the geographical distribution of red and arctic foxes Vulpes vulpes and Alopex lagopus. Oikos, 505-515.
  • Larivière, S., & Pasitschniak-Arts, M. (1996). Vulpes vulpes. Mammalian species, (537), 1-11.
  • López-Martín, J. M. (2017). Zorro – Vulpes vulpes. En: Enciclopedia Virtual de los Vertebrados Españoles. Salvador, A., Barja, I. (Eds.). Museo Nacional de Ciencias Naturales, Madrid. Disponível em: <http://www.vertebradosibericos.org/>. Acesso em 8 de março de 2022.
  • Trewhella, W. J., Harris, S., & McAllister, F. E. (1988). Dispersal distance, home-range size and population density in the red fox (Vulpes vulpes): a quantitative analysis. Journal of Applied Ecology, 423-434

Fotos de Raposa-vermelha ou raposa-comum

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Raposa-vermelha ou raposa-comum

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
Raposa-vermelha ou raposa-comum
1 de 10
Raposa-vermelha ou raposa-comum

Voltar ao topo da página