Com quantos anos o cachorro perde os dentes na velhice?



Ver fichas de Cachorros
Devido ao grande avanço na medicina veterinária e na nutrição de pets, atualmente os cães vivem mais tempo. Mas como tudo na vida tem seu preço, a velhice vem acompanhada de alguns problemas de saúde resultantes do desgaste do corpo.
Assim como os olhos e várias outras partes do corpo, os dentes também envelhecem, podendo causar dor e desconforto quando acometidos de problemas relacionados à idade. Dentes bem cuidados desde a infância tendem a durar mais tempo, da mesma forma que acontece com as pessoas.
A causa mais comum de perda dentária em cães idosos é o acúmulo de placas bacterianas, o que leva a um adoecimento da gengiva e do periodonto e consequente amolecimento e perda do dente. A gengiva torna-se avermelhada e dolorida e os dentes ficam escuros, causando mau hálito no cachorro.
Claro que isso não precisa acontecer com todos os cães, mas é bem comum em animais que não tiveram seus dentes escovados a vida inteira. E com quantos anos o cachorro idoso começa a perder os dentes? Ele vai conseguir comer quando estiver com poucos ou sem nenhum dente? Tem como prevenir isso? Se você também ficou com essas dúvidas e quer saber mais sobre o assunto, não deixe de ler este artigo do PeritoAnimal!
Com quantos anos o cachorro perde os dentes na velhice?
Não existe uma idade certa para perder os dentes na velhice. E nem mesmo existe uma garantia de que isso vai mesmo acontecer. Alguns animais podem ficar bem idosos e continuar com seus dentes, enquanto alguns cães jovens podem ter perdas dentárias por vários motivos. O importante é tentar prevenir problemas dentários durante toda a vida do cachorro por meio de hábitos de higiene, como a escovação diária.
Por que o cachorro perde os dentes?
Existem várias causas de perda dentária em cães, mas a principal delas é o acúmulo de sujeira, formando placas bacterianas, que posteriormente resultarão em cálculos dentários, o famoso “tártaro”, aquela placa escura, meio amarelada, que fica grudada no dente e causa mau hálito. Essas placas, cheias de bactérias, causam uma inflamação na gengiva e a doença periodontal.
Mas como isso funciona? O periodonto é a parte da boca que inclui o cemento, o ligamento periodontal, a gengiva e o osso alveolar. A doença periodontal atinge toda essa estrutura que garante que o dente fique firme na boca, causando seu amolecimento e posterior queda. E durante todo esse processo da perda dentária, o cachorro sente dor e desconforto, correndo o risco também de ter uma infecção no corpo todo ou em órgãos específicos, devido à grande quantidade de bactérias que atingem a corrente sanguínea, tendo o dente como porta de entrada.

O que fazer quando o cachorro perde os dentes na velhice?
O primeiro cuidado que deve ser tomado com o cachorro idoso que está perdendo os dentes é levá-lo para o acompanhamento pelo médico veterinário, que avaliará o grau de comprometimento das estruturas da boca e o melhor tratamento para deixar seu amigo confortável e saudável.
Os cães que já perderam dentes, e aqueles que vierem a ter perdas dentárias durante o tratamento de limpeza dentária, deverão receber alimentos mais moles, pastosos e até mesmo líquidos. O uso de ração seca pode dificultar a alimentação do cachorro, que tentará engolir o grão de ração inteiro, podendo ter problemas de digestão com o passar do tempo. Papinhas e ração umedecida são uma boa pedida para esses animais, pois têm uma apreensão facilitada e não necessitam ser mastigados. Dietas úmidas, como os patês de latinha e os sachês também podem ajudar bastante, além de rações secas com grãos bem pequenos, como as indicadas para cães de raça pequena e mini.
Como prevenir a perda de dentes?
A melhor forma de prevenir que o cachorro perca os dentes durante sua velhice é cuidando da sua dentição desde a infância. Acostumar o cãozinho a escovar os dentes diariamente desde filhote é uma maneira muito eficiente de conservar os dentes saudáveis. A limpeza periódica também é necessária, mesmo em cães que escovam os dentes todos os dias.
E se meu cachorro escovar os dentes todos os dias, ele ainda vai precisar fazer limpeza periódica? Provavelmente sim! Da mesma forma que as pessoas escovam seus dentes várias vezes ao dia e ainda assim precisam ir ao dentista periodicamente para fazer limpezas mais detalhadas, os cães também precisarão passar por avaliações com o médico veterinário. A limpeza pode ser necessária sim, mas a periodicidade deverá ser definida pelo profissional responsável.

Meu cachorro vai conseguir comer depois de perder os dentes?
O cachorro que perde alguns ou mesmo todos os dentes terá dificuldades para comer alimentos duros, que necessitam de uma mastigação mais vigorosa. Mas ele não ficará sem comer! Você pode ajudá-lo oferecendo alimentos mais macios e úmidos, para facilitar a apreensão e a mastigação. Sempre fique atento aos sinais de problemas dentários no cachorro, como diminuição do apetite, dificuldades para mastigar e mau hálito.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Com quantos anos o cachorro perde os dentes na velhice?, recomendamos que entre na nossa categoria de Geriatria.
- Duarte, L.F. Diagnóstico e tratamento da doença periodontal grave em cão idoso: relato de caso. Brazilian Journal of Development, 2020. Disponível em file:///C:/Users/carla/Downloads/admin,+267.pdf. Acesso em 23/01/2025.