Vitaminas para gatos idosos

Vitaminas para gatos idosos

Não há nada mais satisfatório para nós que ter pets saudáveis e com uma vida longa que nos deem o seu afeto e companhia durante todo o tempo possível, por este motivo, a velhice dos nossos animais, longe de ser um problema é uma etapa cheia de momentos positivos, onde o nosso pet precisa de nós mais que nunca e isso dá-nos a oportunidade de lhes dar muita atenção e carinho.

No entanto, tal como acontece com os seres humanos, o envelhecimento é um processo que altera de formal normal a fisiologia do organismo, um processo durante o qual tanto animais como pessoas começamos a ter diferentes necessidades.

Para cobrir as necessidades nutricionais dos felinos idosos, por vezes estes precisam de complementos nutricionais e neste artigo do Perito Animal mostramos-lhe quais são as vitaminas para gatos idosos.

O processo de envelhecimento nos gatos

A longevidade do nosso gato, assim como a sua qualidade de vida, determina-se através do cuidado que o nosso pet recebe diariamente, e se este é o adequado e se somos capazes de cobrir todas as suas necessidades físicas, psíquicas e sociais. Se assim for, o nosso gato poderá chegar a viver mais de 12 anos, de fato alguns chegam a atingir uma idade de 21 anos ou mais.

Apesar de ser verdade que os gatos podem envelhecer de forma saudável, nem por isso é menos verdade que o processo de envelhecimento envolve mudanças importantes no seu organismo, vejamos quais são:

  • Diminui o metabolismo e a atividade, o gato fica mais preguiçoso e tende a ter sobrepeso.

  • O sistema imunológico começa a debilitar-se e corre um maior risco de sofrer doenças infecciosas.

  • Diminui a ingestão de líquidos e corre um maior risco de desidratação.

  • O seu comportamento pode sofrer alterações, o gato precisa de mais carinho e companhia por parte do seu dono.

  • Aumenta o risco de sofrer doenças ósseas e degenerativas

Durante a velhice do nosso gato devemos prestar uma maior atenção à sua saúde e acudir imediatamente ao veterinário quando percebermos que o nosso animal de estimação não se encontra bem.

Através de diversos cuidados podemos minimizar os riscos associados à longevidade e uma das melhores ferramentas que podemos usar para esse fim é a alimentação.

Complementos vitamínicos para gatos idosos

Durante a velhice do nosso gato é importante controlar os hábitos alimentares para prevenir um aumento do peso corporal, para isso devemos dar-lhe comida várias vezes ao dia mas em quantidade reduzida.

Também se recomenda a ração seca visto que é muito mais útil para prevenir a formação de tártaro nos dentes, no entanto, diante de problemas de falta de apetite devemos optar pela comida úmida.

Se o gato comer de forma adequada e de acordo com a sua etapa de vida, podemos planejar o uso de complementos nutricionais à base de vitaminas, uma vez que as vitaminas para gatos idosos dão ao nosso pets as seguintes vantagens:

  • Maior vitalidade e energia
  • Reforço da capacidade do sistema imunológico
  • Prevenção de doenças ósseas e degenerativas (as vitaminas participam em várias reações químicas imprescindíveis para um metabolismo ósseo adequado)
  • Regulação do apetite

É importante realçar que antes de planejar o uso de complementos vitamínicos devemos certificar-nos de que as pautas alimentares são as adequadas, uma vez que os complementos nutricionais não podem destinar-se a substituir uma boa dieta, e sim a complementá-la.

Como administrar vitaminas a gatos idosos?

Em nenhuma circunstância pode administrar ao seu gato complementos nutricionais que tenha sido aprovados para o uso humano, uma vez que as necessidades do nosso animal de estimação são muito diferentes dos nossos.

As vitaminas devem ser específicas para gatos e atualmente podemos encontrá-las facilmente em lojas especializadas e em várias apresentações, assim sendo, podemos escolher o formato que for mais confortável para o nosso gato.

No entanto, antes de administrar complementos nutricionais ao seu gato é imprescindível o aconselhamento do veterinário. Ele irá realizar uma exploração básica e irá recomendar o complemento vitamínico que melhor se adapte às necessidades especificas que o seu gato apresenta durante a etapa da velhice.

Outros conselhos para gatos idosos

Se quer ver o seu gato envelhecer de forma saudável e conservando a sua qualidade de vida, recomendamos que preste especial atenção aos seguintes conselhos:

  • A partir dos 8 anos de idade o gato necessita no mínimo de duas revisões veterinárias anuais, independentemente de apresentar sintomas patológicos ou não.

  • Através da alimentação e água devemos procurar que o nosso gato mantenha uma higiene bucal adequada para prevenir o aparecimento de gengivite.

  • Não devemos acordar o gato quando está dormindo, nem incomodá-lo de forma nenhuma. Ele precisa de descansar e permanecer tranquilo, não se esqueça que se trata de um animal idoso.

  • Se não se limpa como anteriormente, devemos escová-lo nós mesmo de forma periódica.

  • O seu gato idoso precisa de doses extras de mimos, não se esqueça de lhe dar todo o amor que conseguir e de passar tempo com ele.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vitaminas para gatos idosos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Geriatria.