Doenças parasitárias

Vermes nas fezes do cachorro - Causas e o que fazer

Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. Atualizado: 6 setembro 2023
Vermes nas fezes do cachorro - Causas e o que fazer
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Existem vários vermes capazes de parasitar o trato digestivo dos cães. A maioria desses vermes parasitas se aloja no intestino e deposita ovos, que são expelidos juntamente com as fezes. No entanto, em alguns casos de parasitose, é comum que além de serem eliminados ovos também saiam vermes adultos junto com as fezes. Mas, o que devemos fazer nesses casos?

Se há vermes nas fezes do cachorro e você quer saber quais são as possíveis causas e o que fazer, não perca o seguinte artigo do PeritoAnimal no qual explicaremos como agir quando encontrar fezes de cachorro com parasitas.

Índice

  1. Por que há vermes vivos nas fezes do cachorro?
  2. Verme branco nas fezes do cachorro, o que fazer?
  3. O que fazer se encontro vermes vivos nas fezes do cachorro?

Por que há vermes vivos nas fezes do cachorro?

Existem diferentes tipos de vermes intestinais, tanto redondos (nematódeos) quanto chatos (cestódeos), que podem parasitar o intestino dos cães. Geralmente, os cães parasitados por esses vermes eliminam ovos com as fezes, sendo pouco comum que expulsem os parasitas adultos ao defecar. No entanto, existem espécies que eliminam os parasitas vivos através das fezes do cão.

Vermes redondos

Existem duas espécies de nematódeos que, quando parasitam o intestino dos cachorros, costumam causar a eliminação periódica de vermes vivos junto com as fezes. Essas espécies pertencem ao grupo dos ascarídeos e são:

  • Toxocara canis.
  • Toxascaris leonina.

Os cães podem se infectar com Toxocara canis por quatro vias diferentes:

  • Ingestão de ovos embrionados presentes no ambiente.
  • Ingestão de hospedeiros paratênicos (como roedores, aves ou invertebrados) que possuem larvas alojadas em seus tecidos.
  • Por via transplacentária: no caso de mães infectadas, que transmitem a infecção para a sua ninhada através da circulação materno-fetal. Nesses casos, os filhotes já nascem parasitados.
  • Por via lactogênica: em filhotes lactantes que ingerem leite de mães infectadas.

Por sua vez, Toxascaris leonina pode ser transmitido exclusivamente por duas vias:

  • Ingestão de ovos embrionados presentes no ambiente.
  • Ingestão de hospedeiros paratênicos.

Independentemente da via de transmissão, os adultos desses parasitas, que costumam medir entre 3 e 15 cm, acabam instalando-se no intestino delgado e liberam ovos que são eliminados nas fezes. Além disso, é comum que os próprios parasitas adultos sejam expelidos periodicamente e, de forma mais rara, pelo vômito.

Neste outro artigo falamos com profundidade sobre a ascaridíase em cães.

Vermes chatos

É importante mencionar outro grupo de parasitas que também podem fazer com que um cão defeque vermes vivos. Estamos nos referindo aos cestoides dos gêneros Taenia e Dipylidium. Esses parasitas são vermes chatos que se encontram habitualmente no intestino e que, ao invés de provocarem a eliminação direta dos ovos pelas fezes, eliminam segmentos do próprio corpo carregados de ovos. Esses segmentos são chamados de proglotes, e nas fezes, têm um aspecto de pequenos vermes achatados, móveis e de cor esbranquiçada. Na verdade, não são vermes em si mesmos, mas sim fragmentos dos mesmos carregados de ovos. As proglotes desses cestoides são facilmente distinguíveis dos adultos de Toxocara e Toxascaris, visto que esses não possuem um corpo arredondado, mas sim achatado, e também têm um tamanho consideravelmente menor.

Por tanto, se você observar vermes brancos achatados nas fezes do cachorro, do tamanho de um grão de arroz, não são parasitas adultos vivos, mas apenas parte deles.

Vermes nas fezes do cachorro - Causas e o que fazer - Por que há vermes vivos nas fezes do cachorro?

Verme branco nas fezes do cachorro, o que fazer?

Agora já sabemos o por que vermes vivos podem aparecer nas fezes dos cachorros, mas o que fazer se houver vermos brancos nas fezes do cachorro? Te contamos a seguir.

A presença de vermes brancos vivos nas fezes de um cão indica que o animal está sofrendo uma parasitose (ou seja, uma infecção por parasitas), o que é importante por dois motivos fundamentais:

  • Por um lado, porque a presença desses parasitas no organismo do animal pode causar a aparição de sinais clínicos. Em animais adultos e imunocompetentes, é possível que não se observem sintomas associados à infecção, no entanto, em filhotes, em cães imunocomprometidos ou indivíduos com carga parasitária muito alta, é comum encontrar sintomas associados. Em geral, os animais infectados por Toxocara ou Toxascaris apresentam um atraso no crescimento, aparência ruim e abdômen inchado. Além disso, é comum observar vômitos e diarreias, como consequência da presença do parasita no estômago e no intestino. Como mencionamos anteriormente, normalmente os cães eliminam parasitas adultos pelas fezes, e raramente pelo vômito. No caso específico de Toxocara canis, as larvas do parasita podem migrar para os pulmões, o que pode ser associado ao desenvolvimento de pneumonias, acompanhadas de tosse, corrimento nasal e aumento da frequência respiratória. Em casos graves, pode causar a morte dos animais parasitados, tanto na fase de migração pulmonar, como na fase intestinal (por ruptura intestinal e peritonite).
  • Por outro lado, esse tipo de parasitose tem uma grande relevância para a saúde pública, pois pode ser transmitido às pessoas (ou seja, são zoonoses). Especificamente, as larvas do nematódeo Toxocara canis podem ser transmitidas para as pessoas e causar uma doença conhecida como larva migrans visceral. Embora possa ocorrer em pessoas de qualquer idade, é mais comum em crianças menores de cinco anos, que geralmente se infectam ao ingerir terra de caixas de areia contaminados com ovos do parasita.

O que fazer se encontro vermes vivos nas fezes do cachorro?

Como vimos na seção anterior, verificar a presença de vermes brancos no cocô do cachorro tem uma importância dupla. Por um lado, porque a parasitose pode dar lugar a um quadro clínico no animal (com sinais mais ou menos graves em função de seu estado imunológico) e, por outro lado, pelo risco de transmissão para as pessoas.

Levando isso em consideração, o que devemos fazer quando encontramos vermes vivos nas fezes de nosso cão?

  • Em primeiro lugar, devemos procurar nossa clínica veterinária de confiança. Lá, será realizado um exame coproparisotológico que permitirá diagnosticar a parasitose e identificar a espécie de parasita que está causando a infecção. Com base nisso, deverá ser administrado um tratamento antiparasitário específico.
  • Em segundo lugar, é importante manter um elevado grau de higiene em casa para evitar a transmissão da infecção para outros animais, pessoas, e também para prevenir a reinfecção dos animais afetados. Como desinfetante é possível usar calor (> 60ºC), hipoclorito sódio (água sanitária), cloreto de benzalcônio ou hidróxido de potássio.
  • Por último, devem ser tomadas uma série de medidas para evitar a contaminação do meio, e com isso prevenir a transmissão da infecção às pessoas, especialmente às crianças. Nesse sentido, as fezes devem ser eliminadas do ambiente (tanto nas cidades como em parques, jardins e caixas de areia), deve-se limitar o acesso dos cães às áreas de recreação infantil e deve ser rigorosamente cumprido o calendário de desparasitações.

Agora que você sabe as causas e o que fazer se encontrar vermes nas fezes do cachorro, não perca o artigo a seguir sobre remédios caseiros para verme em cachorro.

Vermes nas fezes do cachorro - Causas e o que fazer - O que fazer se encontro vermes vivos nas fezes do cachorro?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Vermes nas fezes do cachorro - Causas e o que fazer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Bibliografia
  • European Scientific Counsel Companion Animal Parasites. (2021). Guía nº1. Control de vermes en perros y gatos.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Orlando Barbosa Tolentino
Minha cachorra está com feridas por toda corpo, e encontrei vermes nas fases dela, tem alguma relação?
Equipe editorial do PeritoAnimal (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi, Orlando. Apenas um veterinário ou veterinária pode fazer um exame físico do seu pet para chegar a um diagnóstico e recomendar o tratamento adequado para o caso. Recomendamos que você consulte um profissional o quanto antes. Aqui você encontrará alguns veterinários gratuitos e de custos baixos: https://www.peritoanimal.com.br/veterinario-gratuito-locais-de-atendimento-gratis-e-com-precos-baixos-23144.html
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
1 de 3
Vermes nas fezes do cachorro - Causas e o que fazer