Doenças parasitárias

Verme tênia em cachorros - sintomas e tratamento

Aline Nunes
Por Aline Nunes. Atualizado: 18 abril 2019
Verme tênia em cachorros - sintomas e tratamento
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Existe uma numerosa variedade de tênias que podem afetar a saúde dos nossos cães. A tênia é um parasita do grupo cestoda (vermes achatados ou verdadeiros), que causa um grande impacto na saúde dos canídeos e dos humanos, já que algumas espécies podem causar zoonoses, tais como o famoso cisto hidático. Neste artigo do Perito Animal nos centraremos em conhecer a Dipylidium caninum, a tênia mais comum encontrada nos exames de rotina dos animais de estimação. Continue lendo e descubra os sintomas da tênia em cachorros e o seu tratamento.

Também lhe pode interessar: Vermes em gatos - Sintomas e tratamento

Índice

  1. Ciclo biológico da tênia
  2. Sintomas de tênia em cachorro
  3. Diagnóstico de tênia em cachorro
  4. Como tratar tênia em cachorro
  5. Tênia em cachorro passa para humanos?

Ciclo biológico da tênia

Esta tênia em forma de fita, habita no intestino delgado de cães e gatos. Porém, como todos os parasitas deste grupo, necessitam de um hospedeiro intermediário para completar o seu ciclo.

Um hospedeiro intermediário é outro indivíduo diferente do hospedeiro definitivo, que neste caso será o organismo do cão, onde o parasita realiza algumas transformações e continua a se desenvolver. Para que o hospedeiro definitivo sofra a infestação pela tênia, deve ingerir o hospedeiro intermediário, que carrega em seu interior a forma infecciosa da tênia.

Quem é o hospedeiro intermediário da tênia Dipylidium caninum?

Bem, geralmente é a pulga. É curioso que um parasita externo, por sua vez, carregue em si, um parasita interno, que termina o seu ciclo quando a pulga é ingerida pelo cachorro enquanto se lambe, ou por mordiscar a base da cauda fazendo o que normalmente conhecemos como "a rosca".

Nem todas as pulgas abrigam um cisticerco interno, que é a forma infecciosa da tênia. No entanto, muitas pulgas se tornam hospedeiras intermediárias ao ingerir os embriões desse parasita no ambiente. Dentro das pulgas é onde ocorrem todas as transformações, até atingir o estágio de "cisticerco". Depois que o cão ingere a pulga, o cisticerco será lançado no trato digestivo e começará a sua evolução para uma tênia adulta.

O tempo que passa da ingestão da pulga infectada até a fase adulta da tênia, no intestino delgado do cão, é de cerca de 15 a 21 dias.

Verme tênia em cachorros - sintomas e tratamento - Ciclo biológico da tênia

Sintomas de tênia em cachorro

O parasitismo por tênias costuma ser assintomático. Isto é, geralmente, não percebemos que o nosso cão sofre desse mal por apresentar alterações comuns em outros casos, como a perda de apetite ou a diarreia. Nos casos de parasitismo grave, o cão pode apresentar o pelo áspero, má condição corporal (magreza), diarreia, abdômen inchado, entre outros sintomas. No entanto, esse quadro clínico é comum em cães que sofrem com a ação de numerosos parasitas ao mesmo tempo.

Num animal doméstico e cuidado, a única pista que pode nos ajudar a saber se o nosso cão tem uma ou mais tênias no intestino delgado é através da presença de proglótides gravídicas nas fezes.

O que é uma proglótide gravídica?

É o saco de ovos móvel que a tênia elimina ao exterior com as fezes do hospedeiro. Eles se movem, mas não são vermes, nem mesmo um ser vivo, é apenas um "pacote" que contém os ovos da tênia adulta. Se parece com um grão de arroz que estica e se encolhe. Observando diretamente a proglótide de vermes nas fezes frescas ou secas, ao redor do ânus ou pelo e encontrando-as na cama, geralmente, é suficiente para diagnosticar o parasitismo por tênia Dipylidium caninum no nosso cão. Se isso acontecer, não duvide em procurar o veterinário o mais rápido possível para que ele estipule o tratamento adequado.

Ao passar um tempo fora do corpo, ou preso aos pelos em volta do ânus do cão, eles se desidratam e assumem a aparência de sementes de gergelim, aquelas encontradas em pães de hambúrguer.

Se não as detectamos diretamente nas fezes, porque não vemos onde o animal defeca, podemos encontrar as proglótides na cama do cachorro, nos pelos da cauda ou ao redor do ânus. Se estão secas, podemos comprovar aplicando uma gota de água com a ajuda de uma pipeta, e veremos como volta a adquirir a aparência de um grão de arroz branco. Embora, o mais prudente seja livrar-se de tudo o mais rapidamente possível, realizando uma limpeza e aspiração meticulosa.

Tradicionalmente, dizia-se que a infestação por esse tipo de tênia podia ser observada após os 6 meses de idade. Teoricamente, acredita-se que o cão não adquire, até então, o hábito de roer (morder). No entanto, é cada vez mais comum encontrar tênias em cães de apenas três meses de idade. Isso se deve a ingestão de uma pulga infectada durante a amamentação na mãe, ou por lamber, como parte do comportamento social com outros cães.

Verme tênia em cachorros - sintomas e tratamento - Sintomas de tênia em cachorro

Diagnóstico de tênia em cachorro

Observando diretamente a proglótide de vermes nas fezes, encontrar frescas ou secas ao redor do ânus ou pelo e na cama, geralmente, é suficiente para diagnosticar o parasitismo por tênia Dipylidium caninum no nosso cão. Se isso acontecer, não duvide em procurar o veterinário o mais rápido possível para que ele estipule o tratamento adequado.

Como tratar tênia em cachorro

É simples e eficaz! Embora, não seja descartado que todos os parasitas desenvolvam, com o tempo, uma certa resistência aos antiparasitários convencionais. O praziquantel é o medicamento preferido devido a sua segurança, o preço reduzido e a alta eficácia contra cestoides. Uma única dose pode ser insuficiente. Algumas vezes, é aconselhável repetir o tratamento contra a tênia em cães, após 3 semanas.

Entretanto, encontramos muitos produtos associados a milbemicina oxima, e outros antiparasitários (pyrantel, cambendazol), que cobrem quase todos os parasitos do nosso cão (Toxocara, Trichuris, etc.), e pode ser interessante administrar o praziquantel junto com alguns deles regularmente em uma única pastilha. Se o cão tem uma atividade com acesso às áreas verdes como parques, se reúne com outros cães na areia da praia ou centros de recreação, a administração do medicamento a cada três meses pode ser necessária.

Contudo, existe algo fundamental para controlar esse tipo de tênia...

Se não tratamos regularmente o nosso animal de estimação contra as pulgas, utilizando produtos de qualidade, não conseguiremos mais do que uma trégua temporária. Se o cão come uma pulga infectada, após três semanas voltará a ter vermes em seu interior, pois, o praziquantel não possui uma atividade residual elevada, ou seja, não permanece indefinidamente no corpo do animal, matando qualquer tênia que volte a se desenvolver.

Desse modo, o principal fator no tratamento da tênia em cães consiste em eliminar as pulgas, usando um dos seguintes produtos:

  • Comprimidos antipulgas (afoxolaner, fluranaler, spinosad).
  • Pipetas à base de selamectina ou imidacloprid+permetrina.
  • Coleiras à base de imidacloprid e flumetrina, ou deltametrina e, ainda, controlar o ambiente onde vive o cão.

Se existe um ninho de pulgas no ambiente, por exemplo, um galpão onde se acumula lenha, teremos uma nova geração de vez em quando, à espera do momento em que deixe de ser eficaz o colar, pipeta ou comprimidos que demos ao cão, e não percebemos. Portanto, pode ser necessário fumigar o ambiente através de bombas anti-pulgas, ou pulverizar com permetrina, periodicamente.

Se você não sabe com que frequência deve desparasitar o seu amigo peludo e evitar o aparecimento de vermes, não perca o nosso artigo e seja regular nas visitas ao veterinário!

Verme tênia em cachorros - sintomas e tratamento - Como tratar tênia em cachorro

Tênia em cachorro passa para humanos?

Os humanos podem ser o seu hospedeiro acidental, se ingerirem por engano a pulga infectada com o cisticerco. No entanto, é difícil que isso aconteça com um adulto, porem, se temos um bebê em casa e moramos com um cachorro, é vital controlar as pulgas!

Ainda que, engolir uma pulga seja uma situação bastante particular para uma criança, sempre será melhor prevenir. Especialmente naquela idade onde tudo chega à boca, e lamber o seu cão parece ser uma ideia divertida.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Verme tênia em cachorros - sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
8 comentários
A sua avaliação:
Mateus
Meu cachorro idoso pegou há pouco tempo, como ele tem demência canina, ele acaba defecando dentro de casa.
Qual seria o melhor método para eliminar as proglotes do ambiente?
A sua avaliação:
Ana
Havia tratado todos meus cães com prazquantel e repeti a dosagem com 3 semanas por precaucao já que uma delas estava eliminando proglotes. Menos de 2 meses depois essa.mesma voltou a eliminar proglotes. Devo trocar o medicamento? Elas não tem carrapatos e nem pulgas. Mas defecam no gramado do nosso jardim e a infecta defecou dentro de casa algumas.vezes, por isso vi os segmentos. Estou preocupada se temos a possibilidade de nós contaminar, até porque temos um bebê em casa que brinca no chão.
A sua avaliação:
Edna
Meu cachorro está com esse problema já levei ao veterinário, ele está em tratamento faz 3 semanas, Mas continuo vendo este saco de ovos móvel na região do ânus dele. Em quanto tempo geralmente acaba este problema depois que terminar a aplicação das injeções?
A sua avaliação:
Anna Barsoom
Tenho uma cadela que come fezes de gato, e ela está pra baixo, não come, só bebe água,, tem algum remedeio de verme que acabe com o sofrimento da minha cadela. Obrigado
Nídia Figueira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Anna. Recomendamos que você consulte um veterinário para que ele possa fazer os exames pertinentes e determinar um diagnóstico. Assim, ele pode recomendar o tratamento adequado não recomendamos que você medique a sua cadela em casa.

A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras.
Sueli
Minha cachorrinha está prenha e detectei o vermes chamado tênia nas fezes dela posso dar remédio
Luísa Savala
Oi Sueli! Não recomendamos que medique sua cachorrinha sem indicação profissional, por isso, o mais indicado é buscar ajuda de um médico veterinário de confiança.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Fernanda
Hj pela manha percebi verme no coco do meu cachorrinho. Me apavorei e dei drontalc puppy pra ele. Mas pelo que eu pesquisei parece esse verme tenia. Isso vai fazer mal pra ele? Só vou conseguir ir no vet amanhã.
Jaines
Dra já administramos dois tipos de remedio de verme para meu caozinho, só que ela continua com a barriga grandinha, e o pior tem alguma coisa que fica mexendo na barriguinha deka, já até gravei isso em alguns momentos, e tem uma coisa dura na barriga dela, parece um caroço. ela esta com os pelos opaco e magra. o remedio ja administrado um deles é o VermKill e o ouro eu não lembro. será que pode ser esse verme?
Luísa Savala
Oi Jaines! Sem ver o seu cachorrinho não conseguimos dar nenhum diagnóstico. O mais indicado é você buscar ajuda de um médico veterinário.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Nicole
Eu enet do só um Pou o sobre isso eu tenho uma cachorrinha e ela já teve verme nós compramos um remédio para cachorro e ela melhorou,eu tenho uma pergunta :isso pode matar os cachorros?

Mariana Castanheira (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Nicole! Caso um cachorro esteja extremamente parasitado isso pode ser muito perigoso e em alguns casos fatal sim. Mas com a devida desparasitação e acompanhamento veterinário você não tem de se preocupar!
1 de 4
Verme tênia em cachorros - sintomas e tratamento