Partilhar

Quando cortar as unhas do gato? Guia prático

 
Por Nídia do Carmo, Editora e redatora do PeritoAnimal. 28 setembro 2017
Quando cortar as unhas do gato? Guia prático

Ver fichas de  Gatos

Arranhar é, provavelmente, a segunda atividade favorita dos gatos, depois de dormir. As garras que os felinos possuem não são um mero instrumento de brincadeira e destruição, mas também um mecanismo de defesa e uma ferramenta prática que será útil para o pet em muitas situações.

Embora nem sempre seja necessário cortar as unhas do gato, existem casos em que você deve ter esse cuidado regular, como felinos sem acesso a arranhadores ou outros objetos para afiar as unhas, gatos idosos, etc. Neste artigo do PeritoAnimal, esclarecemos a sua dúvida: "Quando cortar as unhas do gato?". Continue lendo e descubra!

Também lhe pode interessar: Cortar as unhas a um gato

Deve se cortar as unhas do gato?

Na natureza, o gato é capaz de manter o estado das unhas sozinho, desgastando e afiando em diversas superfícies, como troncos de árvores. Contudo, um gato doméstico tem mais dificuldade em conservar o estado das unhas quando não dispõe de arranhador. Para evitar que ele se sinta incomodado quando caminha e que danifique os seus móveis, é necessário cortar as unhas do felino.

Os arranhadores são imprescindíveis, já que o ato de arranhar é instintivo no gato. Ele afia as unhas para conservar o estado das mesmas, mas também acaba liberando estresse através do ato. Além destes dois benefícios, o gato ainda comunica com outros da mesma espécie quando afia as unhas, deixando marcas que indicam a presença dele e delimitam território.

É por isso que o ideal é colocar vários arranhadores em diferentes sítios da casa, evitando assim que o seu gato afie as unhas e arranhe tudo o que encontrar. Se você repreende o felino por isso, evitando que ele libere o instinto dele, afetará a saúde física e mental do seu pet. Ensine o seu gato a usar o arranhador, embora nem todos os felinos queiram ou possam usar este objeto.

Geralmente, os gatos que passeiam e brincam fora de casa não necessitam que o tutor corte as unhas deles, ao contrário daqueles que passam o tempo no interior.

Quando cortar as unhas do gato? Guia prático - Deve se cortar as unhas do gato?

De quanto em quanto tempo devo cortar as unhas do meu gato?

A frequência do corte das unhas depende muito da atividade do seu gato, das brincadeiras diárias dele e da necessidade de afiar as unhas sem danificar o mobiliário da casa.

No geral, as unhas das patas da frente necessitam de ser cortadas duas vezes por mês, ou seja, a cada quinze dias. Já as patas de trás apenas necessitam de um corte mensal na maioria dos casos.

O uso de arranhadores pode adiar o momento de cortar as unhas pois, como mencionado antes, desgastar as unhas é um dos benefícios que oferece. Para saber se é necessário cortar as unhas do gato, tente notar se você pode escutar as garras quando o gato corre e você ouve o som que elas fazem contra o chão. Nesse caso, já cresceram demasiado e devem ser cortadas.

Como cortar unhas de gato - recomendações

Agora que você já sabe quando cortar as unhas do gato, é provável que esteja perguntando como isto deve ser feito. Esta é uma atividade que requer muito cuidado e atenção para não machucar o felino nem provocar traumas.

  1. Adquira uma tesoura para cortar unhas de gato. Nunca use tesouras regulares.
  2. Tenha nitrato de prata por perto, uma substância que interrompe a hemorragia em caso de corte.
  3. Acostume o gato a cortar as unhas desde pequeno para que ele associe a prática a algo positivo.
  4. Se você nunca cortou as unhas de um gato adulto, seja paciente e delicado. Você pode enrolar o felino em uma toalha e colocá-lo no seu colo, sacando uma para de cada vez para cortar as unhas. Você também pode pedir ajuda a outra pessoa para que um agarre o gatinho enquanto o outro corta as garras. Não esqueça que usar luvas largas e grossas pode ser muito útil para isto.
  5. Quando você tiver a pata na sua mão, pressione cada dedinho levemente e as garras sairão sozinhas. Encontre a unha branca e a secção localizada no centro, geralmente de cor escura ou avermelhada. Corte apenas a parte branca para evitar a mutilação do nervo, algo que fará o seu pet sangrar e sentir muita dor. Em gatos de pelo escuro, a unha costuma ter cor de café e, no centro do nervo, um tom um pouco mais escuro.
  6. Se, sem querer, você cortar o nervo, coloque rapidamente um pouco de nitrato de prata na zona. É possível que saia muito sangue.
  7. Se o seu gato ficar nervoso e se contorcer excessivamente, fazendo com que seja impossível manipulá-lo, não force o corte das unhas. Você pode acabar machucando o pet sem querer.
  8. Mantenha a calma enquanto corta as unhas do felino, usando um tom de voz tranquilo para que o felino sinta essa tranquilidade.
  9. Mantenha pedaços da comida favorita do seu gato por perto para oferecer uma recompensa quando terminar o corte. Se você sempre usar este reforço positivo, o gato ficará mais tranquilo com o tempo.
  10. Nunca grite nem ameace o gato se ele não permitir que você corte as unhas dele.
  11. Em gatos de pelo longo, pode ser muito útil umedecer o pelo das patas antes de cortar as unhas para, assim, afastar a pelagem e trabalhar com mais conforto e precisão.
  12. Nunca arranque as unhas do seu gato, já que este procedimento é considerado uma mutilação que prejudica o felino a nível físico e mental.
  13. Se você não se sente seguro para cortar as unhas do gato você mesmo, consulte o veterinário para que ele o faça sem correr riscos.
Quando cortar as unhas do gato? Guia prático - Como cortar unhas de gato - recomendações

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quando cortar as unhas do gato? Guia prático, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Cuidado das unhas.

Escrever comentário sobre Quando cortar as unhas do gato? Guia prático

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Quando cortar as unhas do gato? Guia prático
1 de 3
Quando cortar as unhas do gato? Guia prático

Voltar ao topo da página