Soluções para que o gato não arranhe o sofá

Soluções para que o gato não arranhe o sofá

Você ama o seu gato mas por vezes não sabe o que lhe fazer quando encontra o seu sofá novinho em folha arranhado de novo? Lamento dizer-lhe mas a culpa não é do gato, ele só está seguindo a sua natureza felina. Esta atitude certamente que tem os seus motivos e também as suas soluções.

Os gatos são animais muito asseados e alguns podem ser ansiosos, gostam de manter e afiar as suas unhas, por isso estão o tempo todo numa busca constante para arranhar coisas. Também é uma forma de marcar território com outros felinos, de se espreguiçarem e libertarem estresse.

Para ter um gato feliz, é importante conhecê-lo, saber o que gosta de arranhar e o porquê dessa atitude, certifique-se que lhe está dando a atenção necessária ou se o ambiente onde está é um potencioador do estresse. Se o seu gato é um arranhados profissional, no PeritoAnimal damos-lhe algumas soluções para que o seu gato não arranhe o sofá.

Cobrir o sofá

Embora os gatos gostem de brincar com tudo o que encontram, cobrir o sofá com alguns tecidos que sejam menos estimulantes, como algum lençol velho, pode ajudar a que não achem tão interessante arranhar o sofá.

Esta técnica deve ser mantida algumas semanas para que causem efeito enquanto que se acostuma a usar algum arranhador ou outra área que tenha para isso. Nunca poderá evitar que o seu gato arranhe alguma coisa, assim o melhor será desviar a sua atenção.

Limpar e ambientar o sofá arranhado

Outra forma de desviar a sua atenção é aplicar ao sofá substâncias que o gato não goste e que não chamem a sua atenção. Por exemplo, pode utilizar álcool, algum óleo essencial de limão ou até ambientadores de móveis. Antes de fazer isso, limpe o sofá com água e sabão para tentar neutralizar o odor do gato. Eles são muito territoriais e vão tentar arranhas as coisas que consideram parte do seu território.

Se não o apanhar em pleno ato não lhe dê bronca

Os gatos, tal como as pessoas, quebram os seus padrões de conduta pouco a pouco e com algum treino. Tenha paciência com o seu gato à medida que o vai educando para que não arranhe o sofá. Um dado importante, não lhe dê bronca se não o apanhar no ato, o seu gato não entenderá porque está tendo essa atitude e não o receberá da forma adequada, vai ficar assustado, aumentando assim a sua ansiedade.

Segundo estudos científicos, o melhor é repreender no exato momento em que se encontra arranhando o sofá, fale de forma calma mas com autoridade, assinalando o sofá em questão e depois afaste-o da zona de desastre. Se não o fizer nesse momento perderá a oportunidade de ouro.

Os arranhadores, uma grande solução

Os gatos são animais de costumes, vão procurar arranhar sempre no mesmo lugar. Invista na felicidade do seu gato e na sua tranquilidade fazendo o seu próprio arranhador para gatos e transforme um pequeno espaço da sua casa em uma área de jogos.

Pode colocar aí coisas como brinquedos, a sua erva de gato com a qual se pode esfregar, arranhadores, alguma coisa para escalar e troncos onde possa afiar as suas unhas. Faça com que este seja um ambiente estimulante para o seu pet.

No entanto, se o seu gato parece não prestar demasiada atenção ao arranhador, não duvide em visitar o nosso artigo sobre como ensinar um gato a usar o arranhador.

Ajude-o a manter-se limpo

Trate o seu gato com muito carinho e pondere cortar-lhe as unhas de vez em quando. Desta forma não terá a mesma urgência para arranhar tudo o que lhe aparece pela frente, especialmente, o tecido do seu querido sofá. Leia o nosso artigo sobre quando cortar as unhas do gato.

Nunca, sob nenhuma circunstância, afie as unhas ao seu gato. Isso aportará um grande dano à sua personalidade felina e além disso pode ser muito perigoso.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Soluções para que o gato não arranhe o sofá, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Educação básica.