Sintomas de uma gata no cio

Sintomas de uma gata no cio

Quando uma gata está no cio é difícil não reparar, mesmo que algumas raças sejam mais discretas que outras. E como saber se a gata está no cio? Se você está pensando em adotar uma gata, precisa saber tudo sobre o cio do gato. Por isso, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e conheça os sintomas de uma gata no cio, quanto tempo dura o cio de uma gata e como acalmar gata no cio.

Além dos sintomas habituais, também vamos mostrar algumas curiosidades e informações sobre a castração. Boa leitura!

Sintomas de gata no cio

1. Miados caraterísticos

A gata no cio emite miados característicos que são mais prolongados que os miados habituais, além disso, os sons são mais fortes e com volume muito maior.

Além dos miados constantes, as gatas se esfregam no chão e levantam os seus genitais apontando para as nossos rostos. Também é comum elas se esfregarem nas nossas pernas com mais frequência que o normal. Assim como os miados do cio, existem miados característicos enquanto cruzam, o típico grito de gato cruzando.

2. Urina com cheiro forte ou sangramentos

Durante o cio de gata, os seus órgãos sexuais ficam inflamados e elas costumam lamber a zona genital com mais frequência. É possível que ela não tenha sangramento, depende de gata para gata. Algumas gatas podem eventualmente marcar o território com uma urina com cheiro muito forte quando estão no cio, embora não seja muito comum.

3. Seduzindo os machos

Outro sintoma característico do cio das gatas é que elas ficam sedutoras com todos os gatos machos de casa e até com os seres humanos. Os outros pets machos também são seduzidos pelas felinas fêmeas.

Se você não fechar bem a porta do seu quarto, é provável que a gata entre no quarto (geralmente de madrugada) para miar e manifestar as suas necessidades.

No seguinte vídeo você confere os sintomas e o que fazer nos casos de gata no cio:

Quanto tempo dura o cio da gata?

O primeiro cio pode ocorrer entre seus quatro e dez meses de idade. Mas afinal, quantos dias dura o cio de uma gata? Ele pode durar de 7 a 20 dias. É importante destacar que o cio da gata conta com 5 fases:

  • Proestro: Esta fase dura cerca de dois dias, embora a gata não esteja propriamente no cio. Um sintoma comum nessa fase é a gata se mostrar mais carinhosa que o normal.
  • Estro: Esta fase é quando a gata mostra claramente o seu cio com miados fortes e piruetas corporais. Neste período é quando a gata se mostra mais receptiva com os machos. É um período que dura entre 3 a 15 dias. A duração habitual é de uma semana.
  • Interestro: Esta fase é quando não ocorre ovulação entre um estro e outro e dura em média 7 dias, podendo variar entre 2 e 19 dias. Durante esta fase, nenhum sinal de reprodução costuma ser visto.
  • Diestro: É quando a gata ovulou, sem ficar grávida. Nestes casos, a gata costuma manifestar sintomas idênticos ao estado de gravidez, acusando uma falsa gestação que poderá levar a outro proestro.
  • Anestro: É um período longo sem cio, normalmente ocorre durante o inverno.

Período do cio

Geralmente, as épocas de cio nas gatas são mais frequentes a partir do início da primavera, continuam em períodos de cio até terminar o verão. Este fenômeno está relacionado com a quantidade maior de horas de luz solar. Também está comprovado que as gatas de pelo curto têm períodos de cio mais frequentes que as gatas de pelo comprido.

Aparentemente, o instinto da gata acredita que num maior período de luz solar, é mais fácil criar as suas ninhadas, porque vai conseguir mais alimento.

Como acalmar gata no cio

Com a castração das gatas, elas podem ter os sintomas do cio amenizados de forma significativa, com exceção de algumas vezes em que a gata castrada entra no cio porque uma porção de ovário ainda ficou no corpo dela, a chamada síndrome do ovário remanescente.

Castrando a gata, ela não poderá engravidar, o que é uma boa opção para evitar a chegada de animais indesejados que terminam sendo abandonados em muitos casos. Existe a falsa teoria que afirma que para que as gatas sejam mais saudáveis, elas devem ter filhotes no mínimo uma vez. Isto não é verdade.

É importante saber que a esterilização das gatas consegue diminuir as chances de tumores ao crescerem. Também faz com que fiquem mais tranquilas e sem as alterações do cio. Saiba mais sobre os benefícios de castrar um gato nesse outro artigo do Perito Animal.

No vídeo abaixo você confere detalhes como a idade, prós e contras para castrar gatos:

Gestação

Caso a gata consiga acasalar durante o período do cio, ela tem mais chances de engravidar. Se isso acontecer, você precisa da ajuda de um veterinário, pois é ele que pode indicar qual será a alimentação mais adequada para a nova fase de sua gata, além de orientar sobre todo o processo de gestação dos gatos, como cuidar da mãe e dos seus filhotes que vão nascer. Saiba mais sobre a gestação de gatas nesse outro artigo do PeritoAnimal.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sintomas de uma gata no cio, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.

Bibliografia
  • MERCK MANUAL Veterinary Manual. Autumn P. Davidson. “Management of Reproduction of Cats”. Acessado em 16 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.merckvetmanual.com/cat-owners/reproductive-disorders-of-cats/management-of-reproduction-of-cats?query=reproductive%20cycle%20cats
  • MERCK MANUAL Veterinary Manual. John A. Bukowski. “Breeding and Reproduction of Cats”. Acessado em 16 de dezembro de 2019. Disponível em: https://www.merckvetmanual.com/cat-owners/routine-care-and-breeding-of-cats/breeding-and-reproduction-of-cats?query=reproductive%20cycle%20cats