Partilhar

Sintomas de aborto em uma cadela

Por Nelson Ferreira, Redator do Perito Animal. Atualizado: 6 abril 2017
Sintomas de aborto em uma cadela

Ver fichas de  Cachorros

Durante a gravidez da cadela, o corpo da nossa melhor amiga sofrerá várias mudanças e reações químicas para criar as condições ideais para os embriões se desenvolvam no seu interior. Funcionará como uma máquina perfeita para que ao fim dessas nove semanas de gestação nasçam os cachorrinhos. No entanto, algumas vezes acontece algum problema que provoca um aborto espontâneo, que faz com que a cadela perca os bebês.

É importante conhecer os sintomas do aborto em uma cadela para evitar que ela também corra riscos, assim sendo aconselhamos você a ler este artigo do PeritoAnimal. Além disso, isto irá ajudar a descobrir se o animal tem problemas de fertilidade e a evitar uma nova gravidez.

Também lhe pode interessar: Sintomas de aborto em uma gata

Causas de aborto espontâneo

Dependendo do momento da gestação, o aborto pode ser causado por uma ou outra razão. Na última etapa da gravidez o mais comum é que seja provocado por um desequilíbrio hormonal no ventre do animal.

As bactérias, os parasitas ou os fungos também são responsáveis pelos abortos espontâneos. Em lugares onde convivam muitos cachorros, como os canis ou os parques caninos, pode existir uma bactérias contagiosa chamada Brucilla que provoca abortos inesperados.

Também a água e os alimentos podem conter parasitas como o Neospora caninum, ou fungos que afetam a gravidez da cadela. Por isso devemos vigiar muito de perto o que come e limpar bem o seu comedouro e bebedouro. As análises de sangue no veterinário podem detectar se a nossa cadela tem alguma infecção e poderão tratá-la a tempo. As cadelas que sofreram um aborto devido a uma infecção, a parasitas ou a fungos, devem receber tratamento veterinário.

Sintomas de aborto em uma cadela - Causas de aborto espontâneo

Antes da quinta semana de gestação

Normalmente, quando uma cadela sofre um aborto antes da quinta semana de gravidez costuma reabsorver os embriões, de forma que apenas restariam uns inchaços no seu ventre. Geralmente a perda dos filhotes nesta etapa costuma passar desapercebida e não provoca danos na mãe, inclusivamente por vezes nem nos apercebemos que estava grávida porque ainda não tinha mostrado nenhum sinal de gravidez. Quando uma cadela perde os seus embriões nas primeiras etapas da gravidez pode ser um sinal de infertilidade.

No entanto, a morte de algum embrião não quer dizer que a gravidez se tenha interrompido. Muitas vezes morrem alguns fetos e outros continuam vivos e acabam nascendo alguns dos cachorrinhos da ninhada.

Sintomas de aborto em uma cadela - Antes da quinta semana de gestação

Depois da quinta semana de gestação

A partir da quinta semana dos embriões já estão quase formados e os sintomas de aborto em uma cadela serão bastante visíveis e dolorosos. Começará a sangrar abundantemente de forma repentina e, por vezes, o sangramento será de cor marrom esverdeado, o que indicará que está expulsando a placenta. Muitas vezes pode expelir também os fetos falecidos.

A cadela irá contrair o estômago, o que a fará sentir dores. O aborto espontâneo a partir da quinta semana adoecerá a cadela, que se mostrará cansada, deprimida, sem apetite e com febre. Às vezes também pode ter diarreias e vômitos.

Se começar a notar qualquer destes sintomas deve levá-la rapidamente ao veterinário para que comprove o seu estado de saúde. Uma cadela que sofreu um aborto precisa de muitos cuidados e carinhos para se recuperar, por isso deve permanecer ao seu lado até que volte a ser a mesma de sempre.

Sintomas de aborto em uma cadela - Depois da quinta semana de gestação

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sintomas de aborto em uma cadela, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de gestação.

Escrever comentário sobre Sintomas de aborto em uma cadela

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
95 comentários
A sua avaliação:
Yohan
Minha cachorrinha esta deitada sem se mexer e parece q esta para criar mas esta sem forças e com a respiraçao ofegante e parece q esta sentindo mt dor oq faço?
Cintia
A minha cachorrinha estava grávida de 3 meses mais ñ conseguiu da cria dos cachorrinhos vivo nasceu 2morto ñ tenho condição de pagar um veterinário e eu acho q ainda tem algum dentro dela o q eu faço pra ajudar ela
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Cíntia! A sua cachorrinha deve ser vista por um médico veterinário de confiança o quanto antes. Uma boa dica é buscar por ONGs ou Associações o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Matheus silva
Minha cachorra esta gravida e esta sangrando eu queria saber oque pode esta calsando isso?
Nídia do Carmo (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Matheus, qual a semana de gestação da sua cadelinha? Como indicado no artigo, a partir da quinta semana dos embriões já estão quase formados e os sintomas de aborto em uma cadela serão bastante visíveis e dolorosos. Começará a sangrar abundantemente de forma repentina e, por vezes, o sangramento será de cor marrom esverdeado, o que indicará que está expulsando a placenta. Muitas vezes pode expelir também os fetos falecidos.

A cadela irá contrair o estômago, o que a fará sentir dores. O aborto espontâneo a partir da quinta semana adoecerá a cadela, que se mostrará cansada, deprimida, sem apetite e com febre. Às vezes também pode ter diarreias e vômitos.

Se começar a notar qualquer destes sintomas deve levá-la rapidamente ao veterinário para que comprove o seu estado de saúde. Uma cadela que sofreu um aborto precisa de muitos cuidados e carinhos para se recuperar, por isso deve permanecer ao seu lado até que volte a ser a mesma de sempre.
Katia
Porém só explicam a partir da quinta semana, e antes disso? Como c 30 dias ? Tem sangramento?
A sua avaliação:
Luciana
Olá.
Minha dúvida não é quanto a esse tema, mas a seguinte: aqui em casa duas cadelas tiveram filhotes praticamente ao mesmo tempo, mas a mais velha nasceu sete e sobreviveu somente um e da outra nasceram seis e sobreviveram quatro, enfim elas ficam separadas, mas a mais velha acho que não sei te explicar que são os filhotes dela mortos. O que faço? Deixo ficarem juntos ou continuo separando? A mais velha está brava, relutante...
Roberta
Oii minha cachorra perdeu a cria a barriga muchou mais depois de uma semana após a perda a barriga tá crescendo de novo como se estivesse grávida novamente oque é?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Roberta! Sem ver a sua cachorra não conseguimos passar nenhum diagnóstico. No entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança o quanto antes pois parece uma situação grave.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Kellen Beatriz
Boa noite. Minha cachorrinha deu cria e o nenê saiu morto.
Ela fica mordendo muito os peitos, o que devo fazer para não ter perigo de empedrar o leite?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Kellen! Sem ver a sua cachorrinha não conseguimos passar nenhum diagnóstico, no entanto, recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que examine a sua cachorrinha e, te oriente da forma mais adequada de acordo com as necessidades dela.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Taciana
Olá!
Estou com dúvidas?
Oque posso fazer?
Tenho uma cachorrinha adotada sem raçã defenida., porém ela teve seu segundo ciu. E está apresentando os sintomas de gravides psicólogica novamente. No primeiro ciu tratamos com remédios para secar o leite, e outros remédios também para a ocasião.
Agora eu adotei mais uma filhote que já tomou a 2° doze da vasina.
Eu deixo a filhote já desmamada, voutar a mamar na outra?
Ou posso levá-la para castrar estándo com gravides psicólogica, e não deixar que amamente a nova companheirinha ( ou é melhor tratar novamente com a medicação para secar o leite, e depois fazer a castração?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Taciane! Recomendamos que você busque ajuda de um médico veterinário de confiança para que ele possa analisar a situação da sua cachorrinha, fazer um correto diagnóstico e dar as indicações ideais de acordo com as necessidades do seu pet.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Shaiane
Oi eu tô desesperada hoje é meu aniversário é domingo, eu ñ tenho dinheiro e minha cadela que está á anos na família está sofrendo achamos que os filhotes morreram na barriga dela, o hospital gratuito só atende na segunda e só quem tem bolça família o que eu faço? Será que se ela esperar até amanhã ela vai morrer😭😭😭
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Shaine! Você pode buscar ONGs ou Associações próximo da sua região que prestam atendimento profissional sem custos.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Fabiana
Ola Boa Noite !!
Eu gostaria de saber se levo a cachorra da minha mãe ao veterinario ou ñ ?

Então a cachorra deu cria. Na terça de manhã e estava bem Ai depois no outro dia na quarta ela ja estava triste e ñ queria comer mais nada quando na quinta ela tomou leite ai ja na sexta ela comeu bem pouquinho depois disso a noite ela teve um filho morto depois de um banho quente que minha mãe deu. Na terça nasceu um vivo e ficou boa normal depois ela teve um morto ontem quando foi hoje sabado ela ñ quiz se alimentar mais e o pouco q ela comeu ela vomitou tudo e tem um sangramento. Q era preto mais agora ja esta vermelho claro e esta sem apetite so toma agua e quando levantou começo a se tremer e vomitou logo em seguida e esta com a barriga enchadinha sera que tem mais filhote morto na barriga ??

E outra obs minha Mãe Falo q ela tinha feito coco preto mole e fedendo muito mais depois ela n fez mais ??
Estamos preucupados

Nos ajude pelo menos se devemos leva no veterinario. Por favor
Desde ja agradecemos 🙏😘😘

Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Fabiana! Você deve levar a sua cachorra ao veterinário o mais rápido possível.
A equipe do PeritoAnimal deseja rápidas melhoras!
Ana
Olá, cadelas em período de gestação pode tomar remédios?
Luísa Savala (Editor/a de PeritoAnimal)
Oi Ana! Sem saber a condição da sua cadela não conseguimos dar uma resposta concreta. No entanto, indicamos que você visite um veterinário de confiança e siga as orientações dele.

Sintomas de aborto em uma cadela
1 de 4
Sintomas de aborto em uma cadela

Voltar ao topo da página