Problemas da pele

Sarna otodécica em cães - Causas, sintomas e tratamentos

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 19 dezembro 2023
Sarna otodécica em cães - Causas, sintomas e tratamentos
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Dor de ouvido é uma condição que causa um enorme desconforto no cachorro, ainda mais quando acompanhada de coceira. E esse é o principal sintoma da sarna otodécica, causada por um ácaro e que causa enormes transtornos ao cachorro. Trata-se de uma doença altamente contagiosa, sendo transmitida pelo contato direto ou por objetos contaminados.

A doença é mais problemática quando ocorre em ambientes com muitos animais, como abrigos, pois um animal vai contaminando o outro ou o ambiente inteiro. A limpeza das camas, cobertas e utensílios é de extrema importância para a eliminação do ácaro causador da doença. Se você se interessou e quer saber mais sobre sarna otodécica em cães, suas causas, sintomas e tratamentos e quer saber mais sobre o assunto, não deixe de ler esse artigo que o PeritoAnimal escreveu para você! Boa leitura!

Índice

  1. O que é a sarna otodécica em cães?
  2. O que causa a sarna otodécica em cães?
  3. Sintomas e como identificar a sarna otodécica em cães
  4. Tratamentos para a a sarna otodécica em cães

O que é a sarna otodécica em cães?

A sarna otodécica é uma doença contagiosa que afeta cães e gatos, causando muita coceira e dor nos ouvidos. É causada por um ácaro e é mais comum em gatos do que em cachorros, mas pode atingir as duas espécies.

A presença desse parasita geralmente está associada à presença secundária de bactérias e fungos oportunistas, complicando o quadro e causando enorme desconforto ao animal. Essa sarna também é conhecida como “sarna de ouvido”, sendo considerada uma sarna superficial que infesta o canal auditivo externo e a pele de cães, gatos, raposas e furões, causando grande irritação.

O sintoma mais característico é a secreção no ouvido semelhante a uma borra de café, com coceira intensa. Alguns animais ficam tão incomodados com a coceira que ferem o pavilhão auricular em sua região externa, param de se alimentar e ficam mais tristes. O tratamento atualmente é simples e muito eficaz, curando a doença em poucos dias. O contato com outros animais deve ser evitado para não haver contaminação.

O que causa a sarna otodécica em cães?

A sarna otodécica é causada por um ácaro chamado Otodectes cynotis, definido como “ácaro não escavador” pertecente à classe Arachnida, subclasse Acari, à ordem Sarcoptiformes, família Psoroptidae e gênero Otodectes. Esses ácaros são importantes agentes causadores de otite externa em cães e gatos e na maioria dos animais domésticos e silvestres. Todo o seu ciclo de vida se completa dentro do conduto auditivo do hospedeiro. O ácaro é bastante ativo e causa desconforto e prurido intenso. Dor e irritação intensos são demonstrados pela inclinação da cabeça e o ato de sacudir as orelhas intensamente.

O Otodectes cynotis habita a superfície da pele do hospedeiro e não escava galerias. O ácaro se alimenta de restos epidérmicos e fluidos teciduais, linfa e sangue, causando intensa irritação, ocasionando alterações nos condutos auditivos do hospedeiro. Nessa incessante busca por alimento, lesiona o epitélio do conduto auditivo, causando inflamação das glândulas ceruminosas, o que resulta num aumento da formação de secreção otológica, que fica com o aspecto de borra de café.

Sarna otodécica em cães é transmissível?

A transmissão da sarna otodécica ocorre por contato direto entre animais e por meio de objetos, como camas, panos, escovas e outros objetos que entram em contato com o animal infectado e com animais saudáveis. Em situações em que há um grande número de animais convivendo em um mesmo ambiente, como abrigos, o grau de prevalência da infestação é alto. Animais debilitados, seja por desnutrição ou que são acometidos por outras doenças, o que promove depressão no sistema imune, apresentam um maior desenvolvimento da população de ácaros no conduto auditivo, com sintomas mais intensos.

Sarna otodécica em cães - Causas, sintomas e tratamentos - O que causa a sarna otodécica em cães?

Sintomas e como identificar a sarna otodécica em cães

Os sintomas mais comuns da sarna otodécica em cães são:

  • Balançar a cabeça;
  • Coçar as orelhas;
  • Ficar com as orelhas abaixadas;
  • Secreção semelhante à borra de café, escura e com cheiro de tabaco;
  • Caso haja contaminação bacteriana, o odor pode ficar mais intenso.

Em situações que perduram por muito tempo, podem aparecer outros sintomas, como o otohematoma, que é o acúmulo de sangue no pavilhão auricular devido à ruptura de vasos sanguíneos causada pelo ato de coçar as orelhas com muita intensidade.

Alguns ferimentos atrás da orelha são comuns também, pois o cachorro se coça e as unhas ferem a pele, causando até mesmo sangramentos. Se a dor for intensa, o cachorro pode ficar mais quieto, desanimado, sem comer direito e resistente a brincar.

Tratamentos para a a sarna otodécica em cães

Medicamentos caseiros infelizmente não serão capazes de eliminar o ácaro causador da sarna de ouvido. O tratamento deverá ser iniciado o mais breve possível e com uma boa limpeza dos ouvidos, pois o acúmulo de secreções favorece a proliferação dos ácaros, de bactérias e fungos, impedindo, ainda, que a medicação entre em contato com a pele do ouvido interno.

A limpeza deverá ser realizada com soluções de lavagem auricular, encontrados em lojas de produtos veterinários. Esses produtos amolecem e degradam a camada de cerúmen e secreções, favorecendo a remoção de substâncias produzidas por bactérias, permitindo a ventilação e a eficácia da terapia tópica.

Os remédios utilizados nos ouvidos geralmente são compostos por antibióticos, antifúngicos e corticoides, sendo eficazes contra a maioria dos agentes causadores de otite externa. Agentes acaricidas presentes nos produtos otológicos de uso veterinário são piretrinas, carbaril, tibendazol, monossulfiram, organofosforados e ivermectina. A ivermectina pode ser utilizada de forma tópica ou injetável. A selamectina também é muito eficaz no combate à sarna otodécica. Nunca tente medicar seu cachorro sem a orientação do médico veterinário, pois isso pode ser perigoso para ele, que pode sofrer intoxicações ou danos maiores.

 

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Sarna otodécica em cães - Causas, sintomas e tratamentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Bibliografia
  • Dienstmann, S. Revisão sobre otite parasitária por Otodectes cynotis em cães e gatos, com enfoque no potencial terapêutico da selamectina. Universidade do Rio Grande do Sul, Faculdade de Veterinária, 2010. Disponível em chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/38789/000791990.pdf. Acesso em 12/12/2023.
  • Botton, J. A. et al. Sarna Otodécica em cão: Relato de caso. XXII Seminário Interistitucional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Unicruz. Disponível em https://home.unicruz.edu.br/seminario/anais/anais-2017/XXII%20SEMIN%C3%81RIO%20INTERINSTITUCIONAL%202017%20-%20ANAIS/GRADUA%C3%87%C3%83O%20-%20RESUMO%20EXPANDIDO%20-%20EXATAS,%20AGR%C3%81RIAS%20E%20ENGENHARIAS/SARNA%20OTOD%C3%89CICA%20EM%20C%C3%83O%20%E2%80%93%20RELATO%20DE%20CASO.pdf. Acesso em 15/12/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Sarna otodécica em cães - Causas, sintomas e tratamentos