Doenças parasitárias

Remédios naturais para moscas de cavalos

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 7 novembro 2022
Remédios naturais para moscas de cavalos
Cavalos

Ver fichas de  Cavalos

As moscas são mais que insetos incômodos. Não apenas incomodam os cavalos, mas podem picá-los, provocando neles problemas a nível cutâneo, além de transmitirem doenças ou pôr ovos neles. Sem dúvida, é preciso agir para proteger o cavalo. Muitos tutores preferem recorrer a remédios naturais para moscas de cavalos.

Tais remédios existem e são capazes de proporcionar alívio ao animal, mas também é recomendado utilizar inseticidas que, além do efeito repelente, consiguem reduzir a população de moscas. Explicaremos tudo neste artigo do PeritoAnimal.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para verme de gato

Índice

  1. A importância de controlar as moscas no cavalo
  2. Como evitar moscas de cavalos
  3. Repelentes para moscas em cavalos
  4. Controle biológico das moscas
  5. Evitar moscas na cocheira

A importância de controlar as moscas no cavalo

As moscas podem se tornar um enorme incômodo para os cavalos, principalmente durante as épocas mais quentes do ano, que é quando elas proliferam. Algumas moscas não picam, mas por se alimentarem de secreções corporais, são igualmente incômodas. Além disso, podem prejudicar a cicatrização de feridas e irritar áreas delicadas, como os genitais, as mamas ou as narinas. Nos olhos, chegam a causar conjuntivite.

Por sua vez, as que picam podem ser um problema a mais, já que causam prurido, arranhões e até feridas que os próprios cavalos causam ao procurar alívio se esfregando e se coçando. Além disso, podem transmitir doenças e miíase, caso seus ovos sejam depositados dentro do corpo, como em alguma ferida ou cavidade. Também é preciso lembrar que os cavalos sofrem reações alérgicas às picadas.

Devido a todos esses incômodos, o cavalo se mostrará muito inquieto e desconfortável. Em outras palavras, as moscas podem ser uma grande fonte de estresse. Por tudo isso, e para evitar problemas mais graves, o melhor é impedir que as moscas ataquem o cavalo, e mesmo que ele apresente alguma lesão derivada das picadas, também teremos que entrar em contato com o veterinário para tratar as lesões que ele já tenha.

Normalmente, concentramos a nossa atenção em acabar com as moscas-de-cavalos adultas, que são as que incomodam diretamente o cavalo, mas também seria interessante, principalmente quando a população é muito grande, eliminar as que estão em estágios imaturos, ou seja, ovos, larvas e pupas. Algumas pessoas, em vez de usar inseticidas, preferem as opções mais naturais por considerá-las melhores para o animal e, é claro, mais seguras para o ambiente. Falaremos sobre elas adiante.

Remédios naturais para moscas de cavalos - A importância de controlar as moscas no cavalo

Como evitar moscas de cavalos

A primeira ideia para combater as moscas que incomodam o cavalo é estabelecer uma barreira física, ou seja, colocar alguma vestimenta no cavalo que impeça as moscas de alcançarem a sua pele. Caso você tenha as habilidades necessárias, você pode fabricar algumas peças sob medida em casa para tapar as partes do corpo dele que precisem de mais proteção. Caso contrário, a qualquer momento você pode ir a algum estabelecimento especializado para adquirir o que estiver buscando. Há várias opções:

  • Máscaras: tapam a cabeça do cavalo, incluindo as orelhas, com uma tela mosquiteira, de forma que ele continua podendo ver, mas as moscas não conseguem alcançar a sua cara.
  • Mantas leves: são colocadas sobre o corpo do animal, e cobrem dorso, ancas, pescoço e peito. O rabo fica livre, o que ajuda o cavalo a espantar as moscas por conta própria.
  • Protetores de orelha: como seu nome indica, tapam só essa parte tão sensível da anatomia, que são as orelhas.
  • Testeira: é projetada para proteger os olhos. Ajusta-se à cabeça, e consiste de tiras finas que caem sobre eles.
Remédios naturais para moscas de cavalos - Como evitar moscas de cavalos

Repelentes para moscas em cavalos

É preciso levar em consideração que os repelentes só impedem que as moscas adultas pousem no cavalo, mas não farão nada contra as fases de ovo, larva ou pupa. Isso significa que, caso a presença das moscas seja muito intensa, é provável que não se consiga o êxito esperado.

Por outro lado, é fundamental que, se escolhemos esta opção, utilizemos apenas aqueles produtos que são aptos para cavalos. Se você tiver alguma dúvida, consulte sempre o veterinário antes de aplicar qualquer coisa. Caso queira fazer o seu próprio repelente, a solução que mistura água e vinagre de maçã em proporções iguais é muito usada. É preciso borrifá-la bem por todo o corpo e, na cara, você pode aplicá-la molhando um pano ou toalha e passando-o com delicadeza para evitar que caia nos olhos. Seja como for, é bom usá-la uma vez numa região pequena e observar por algumas horas se acontece alguma reação adversa. Óleos essenciais de citronela ou de eucalipto diluídos em água são outra opção de repelente natural, assim como o alho por via oral.

O principal problema dos repelentes naturais é que é preciso aplicá-los com frequência, praticamente todos os dias, para conseguir proteção, já que eles não têm um efeito residual, ou seja, não permanecem no cavalo para protegê-lo de novas infestações. Em qualquer caso, o fato de usarmos remédios naturais para moscas em cavalos não quer dizer que estes não possam ser tóxicos, por isso é sempre bom consultar o veterinário antes para nos assegurarmos de que estamos fazendo bom uso. Como exemplo, você pode ler este artigo sobre Plantas tóxicas para cavalos.

Remédios naturais para moscas de cavalos - Repelentes para moscas em cavalos

Controle biológico das moscas

Esta alternativa é talvez pouco conhecida, mas é a mais natural e ecológica. Trata-se de recorrer a parasitoides, que são organismos que se alimentam de um hospedeiro ao ponto de provocar a sua morte. Neste caso, teríamos de buscar um parasitoide capaz de se alimentar das larvas das moscas.

Dito de outra forma, estamos recorrendo aos seus predadores naturais. Para isso se utilizam principalmente larvas de vespas, que são as que se alimentariam de moscas domésticas, as chamadas moscas-de-cavalo (Neivamyia lutzi) e outras moscas comuns. É possível adquirir pupas de moscas já parasitadas com essas vespas e simplesmente esperar que elas sigam seu ciclo vital.

Evitar moscas na cocheira

Além de agir diretamente sobre o cavalo, a cocheira é outro ponto de atenção importante caso queiramos manter nosso cavalo a salvo das moscas, ainda mais quando elas estão em número muito elevado. Realmente, diante de um problema grave com moscas, manter o animal no estábulo durante o dia é uma das opções para protegê-lo. Na estrebaria, podem ser postas mosquiteiras, mas também é possível recorrer a medidas que reduzam a presença de moscas tanto nas estrebarias quanto no ambiente em volta. Para isso, é preciso seguir estas recomendações:

  • Mantenha a higiene limpando e recolhendo utensílios e restos.
  • Elimine zonas úmidas e água parada, o que inclui vigiar o bebedouro.
  • Não acumule esterco. Retire-o com frequência para não atrair as moscas.
  • Utilize bebedouros automáticos, mais higiênicos.
  • Comece a implantar medidas preventivas no início da temporada. Não espere a população de moscas sair do controle.

Se, além das moscas, o seu problema for com carrapatos, recomendamos que você leia o artigo Remédios caseiros para carrapatos em cavalos.

Remédios naturais para moscas de cavalos - Evitar moscas na cocheira

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Remédios naturais para moscas de cavalos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças parasitárias.

Bibliografia
  • Junquera, P. (2021): Compuestos químicos parasiticidas naturales, vegetales o minerales. Parasitipedia.net
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Remédios naturais para moscas de cavalos