Partilhar

Por que meu cachorro arrepia pelo?

Por Vanessa Lopes, Redatora do PeritoAnimal. Atualizado: 6 junho 2017
Por que meu cachorro arrepia pelo?

Ver fichas de  Cachorros

Já alguma vez viu que o seu cachorro ficou com os pelos do lombo arrepiados? É uma reação normal, parecida à pele de galinha que as pessoas têm e que, ocorre pela segregação de adrenalina. Trata-se de um hormônio que aparece em situações de estresse, excitação, medo, raiva ou nervosismo.

Para entender por que o pelo do seu pet fica arrepiado em diferentes situações, é importante conhecer a linguagem corporal dos cachorros, pois dependendo do estado da sua causa, das suas orelhas ou de outros tipos de comunicação não verbal, podemos verificar se é algo positivo ou negativo. Se alguma vez se perguntou por que seu cachorro arrepia pelo, continue lendo este artigo do PeritoAnimal e descubra a resposta.

Também lhe pode interessar: Por que o meu cachorro treme

1. Raiva

Quando um cachorro fica com raiva e se prepara para atacar costuma mostrar o pelo arrepiado, no entanto deve estar atento aos outros sinais de agressividade para saber se esta é realmente a causa. Se o seu cachorro está com raiva mostrará os dentes, irá rosnar ou latir, terá a cauda tensa e as orelhas ficarão para a frente.

Se notar que o seu cachorro está com raiva o melhor é tentar desviar a sua atenção daquilo que lhe provoca mal-estar. Leve-o rapidamente para outro lugar e vá a um especialista em educação e adestramento canino. Este tipo de comportamento, a longo prazo, pode originar problemas de comportamento.

Por que meu cachorro arrepia pelo? - 1. Raiva

2. Medo

Um cão com medo pode sofrer ansiedade nos momentos estressantes e isto fará com que fique com o pelo arrepiado. Mais uma vez, deverá verificar a linguagem corporal do seu amigo peludo para comprovar se ele fica com o pelo arrepiado devido ao medo.

O medo pode fazer com que se tornem reativos, pelo que alguns cachorros poderão rosnar e mostrar os dentes, no entanto vendo o estado das orelhas e a cauda poderá saber se se trata de medo ou raiva. Um cachorro medroso esconderá a cauda entre as patas e ficará com as orelhas para trás. Também se mostrará submisso e tentará esconder-se daquilo que lhe causa medo.

Por que meu cachorro arrepia pelo? - 2. Medo

3. Dominância

A dominância aparece quando dois ou mais cachorros tentam se relacionar entre si forjando uma estrutura hierárquica temporal. Os cães dominantes tentam demonstrar o seu estado e impor-se através da linguagem corporal e outras formas de relação próprias dos cachorros.

Por esse motivo, quando o seu cachorro arrepia o pelo na frente de outro pode significar que está tentando se impor e ser o cachorro dominante nessa relação. No entanto, lembre-se que nem todos os cachorros são sempre dominantes, alguns serão mais em algumas relações mas submissos em outras.

Por que meu cachorro arrepia pelo? - 3. Dominância

4. Nervos e excitação

Nem todas as razões pelas quais o seu cachorro arrepia o pelo são negativas, o cérebro também segrega adrenalina em momentos de nervosismo ou excitação. Quando o seu cachorro conhece outro cachorro, por exemplo, pode arrepiar os pelos pelo entusiasmo. Os gestos corporais são os típicos de um cachorro feliz e nervoso, a cauda alta e em movimento, convite para brincar, saltos ou lambidas.

Por que meu cachorro arrepia pelo? - 4. Nervos e excitação

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro arrepia pelo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Por que meu cachorro arrepia pelo?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Luana
Porque o meu cachorro fica agitado

Por que meu cachorro arrepia pelo?
1 de 5
Por que meu cachorro arrepia pelo?

Voltar ao topo da página