Partilhar

Airedale Terrier

6 setembro 2016
Airedale Terrier

O Airedale Terrier é o maior dos Terrier, um cão de tamanho grande ou gigante, e foi durante muito tempo um cachorro de trabalho por natureza. À primeira vista pode parecer um Fox Terrier gigante em preto e marrom, mas se vir mais detalhadamente apresenta diferenças que vão além do tamanho e da cor.

Se está pensando em adotar um cachorro destas caraterísticas, é fundamental que se informe adequadamente do seu caráter e dos cuidados que precisa pois se trata de um cachorro muito ativo e com uma personalidade especial.

Nesta ficha do PeritoAnimal vamos explicar-lhe tudo o que precisa saber sobre o Airedale Terrier e o seu comportamento. Continue lendo!

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo III
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

História do Airedale Terrier

O Airedale Terrier tem a sua origem na Inglaterra há cerca de uns 100 anos aproximadamente. Esta raça apareceu pela primeira vez no vale de Aire, e originalmente foi usada para caça menor (principalmente para se livrar de bicharada). O Airedale denominou-se originalmente de Waterside Terrier, e dadas as suas grandes qualidades como cão caçador, foram procuradas formas de melhorar a raça para esta atividade. Nesta busca, foram feitos cruzamentos entre Waterside Terriers e Otterhounds, para dar à raça uma maior capacidade para nadar.

Com o tempo, e quando o nome da raça já se tinha estabelecido como Airedale Terrier, começou-se a usar estes cães em diferentes atividades: caça menor, caça maior, guias para cegos, cães de polícias, cães de busca e resgate, etc. Hoje em dia, o Airedale Terrier cumpre poucas dessas funções, mas a vocação de trabalho ainda persiste nesta raça tão nobre, versátil e elegante.

Caraterísticas do Airedale Terrier

O Airedale Terrier tem um corpo compacto e musculoso que costuma ser quadrado, mas pode ser ligeiramente mais largo que alto. O peito é profundo mas não largo. A cabeça deste cão é alongada e tem a calvária plana. O stop não é pronunciado e não se nota à primeira vista. As mandíbulas do Airedale Terrier são poderosas, fortes e musculadas, mas não devem ser muito musculadas de maneira a que as bochechas tenham uma aparência arredondada. Os dentes são fortes e fecham em uma poderosa mordida em tesoura. O pescoço é musculado, sem papada e tanto o seu comprimento como largura são moderadas.

A cauda é forte e de inserção alta. Durante a ação o Airedale tem-na levantada, mas nunca curvada sobre o lombo. Aceita-se a cauda cortada, mas esta tendência está perdendo adeptos rapidamente devido à crueldade que representa. Em alguns países o corte da cauda por razões estéticas é ilegal, por isso os cachorros devem ter a cauda completa.

As orelhas do Airedale Terrier são pequenas, mas não desproporcionadas em relação à cabeça. Têm forma de V e a seção em que se dobram fica ligeiramente acima da calvária.

Este Terrier apresenta um pelo duplo: um pelo externo duro e que forma o chamado pelo "de arame", e um sub pelo curto e suave. A pelagem do Airedale deve ser densa. Embora o pelo duro desta raça costume formar ondulações, nunca deve encaracolar. A cor aceite para esta raça canina é o preto e fogo (marrom). A parte dorsal do cachorro, desde o pescoço até à cauda, deve ser preta ou cinza escura. O resto deve ser de cor fogo, aceitando-se diferentes tonalidades. Alguns pelos brancos no peito são aceites.

A altura na cernelha oscila entre os 58 e os 61 centímetros para os machos. Para as fêmeas, a altura na cernelha deve estar entre os 56 e os 59 centímetros. O peso médio do Airedale Terrier está entre os 23 e os 29 quilos para os machos. Para as fêmeas, o peso está entre os 18 e os 20 quilos.

Caráter do Airedale Terrier

O Airedale Terrier é um cão alegre, confiante, corajoso e inteligente. Costuma ser amigável com as pessoas e também com outros cães, mas precisa de uma boa socialização desde filhote. Este cachorro é impulsivo e costuma apresentar comportamentos intensos de presa. Por isso, é preciso treiná-lo desde filhote, embora seja sempre preferível um adestramento sem maus tratos nem tentativas de dominação.

Devido à sua inteligente e força física, o Airedale Terrier é um excelente candidato para participar em esportes caninos. Pode-se desempenhar muito bem em qualquer esporte de cachorros, incluindo Agility, Freestyle canino, Schutzhund e outros.

O seu caráter faz deste cão um grande colaborador na caça, uma vez que não tem medo das presas, para além disso já foi utilizada para caça maior (embora existam raças mais adequadas para esta tarefa). A coragem do Airedale Terrier faz deste cão um excelente guarda e protetor.

Embora esta raça seja muito versátil, precisa de muito exercício físico e mental. Por isso, um Airedale pode ser um pouco brusco a brincar com crianças pequenas e com cachorros que não estejam habituados ao jogo duro.

Cuidados do Airedale Terrier

O Airedale precisa de muito exercício, pelo que não é recomendável para viver em um apartamento pequeno. É necessário contar com pelo menos um jardim ou pátio médio para poder brincar. Além disso, os passeios diários longos são precisos para a sua correta socialização e para o ajudar a queimar calorias. A brincadeira como meio de adestramento costuma ser muito útil.

Mesmo que tenha um jardim, é preciso passeá-lo diariamente e ter um horário de brincadeiras diárias, é possível que o Airedale precise de mais exercício, especialmente durante os seus três primeiros anos de vida. Por isso, é bom que o leve ao campo ou a praticar a algum esporte canino dinâmico como o Agility.

O pelo é um tema de conflito para quem tem um Airedale mas não tempo suficiente para cuidar dele. O pelo do Airedale Terrier precisa de escovação frequente, mas também precisa de cuidados específicos de forma periódica. O melhor é levá-lo a um cabeleireiro canino umas duas vezes por ano e escová-lo regularmente. É importante limpar-lhe a barba com frequência para evitar ficarem restos de comida. Se tem um Airedale para exposição, o cuidado do pelo deve ser feito por um especialista e com mais frequência.

Educação do Airedale Terrier

Como referimos, a educação do Airedale Terrier deve começar o quanto antes, quando ainda é um filhote, para iniciar uma correta socialização do cachorro que lhe permite relacionar-se bem com pessoas, pets e o ambiente no qual vive. Proporcionar-lhe diferentes experiências positivas irá ajudar a prevenir problemas de comportamento futuros. O exercício físico também é de extrema importância por esta mesma ração, pois caso contrário, pode desenvolver hábitos destrutivos e excitáveis. Os jogos de inteligência são uma boa opção.

A obediência pode ser um pouco complicada mas com constância e o uso do reforço positivo, o Airedale Terrier aprenderá as ordens básicas de obediência e a educação que deve manter em casa. Antes mencionamos o Agility como um esporte que também estimula a sua inteligência, recomendável nesta raça.

Saúde do Airedale Terrier

Esta raça costuma ser muito resistente e apresenta poucos problemas de saúde. No entanto, deve-se prestar atenção a doenças dos olhos, infecções da pele e displasia de quadril. O ideal é prevenir estes problemas antes de se começarem a desenvolver, para isso recomendamos o seguinte:

  • Embora seja um cachorro que precisa de uma grande quantidade de exercício físico, é recomendável não o forçar uma vez que isso pode provocar o aparecimento prematuro de displasia de quadril e de cotovelo.
  • Uma alimentação de alta qualidade e baseada em rações de peixe e arroz, vão ajudar a prevenir problemas de pele além de oferecer complementos como o ômega 3 e 6 que lhe proporcionarão um grande brilho no seu pelo.
  • Devemos prestar atenção à sua limpeza facial tirando remelas, os restos de comida e de sujidade acumulada. No cabeleireiro canino é fundamental pedir ao profissional para dar um jeito nestas zonas.

Para terminar, não se esqueça de o levar duas vezes por ano ao veterinário, pois ele irá ajudar-nos a detetar rapidamente qualquer doença e proporcionará ao Airedale as vacinas necessárias.

Fotos de Airedale Terrier

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Airedale Terrier

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Airedale Terrier

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Airedale Terrier
1 de 7
Airedale Terrier

Voltar ao topo da página