Partilhar

Welsh Corgi Cardigan

Atualizado: 19 outubro 2018
Welsh Corgi Cardigan

O Welsh Corgi Cardigan é um cão pequeno que costumava ser usado como pastor de vacas e ovelhas no País de Gales. Parente a proximidade do popular Welsh Corgi Pembroke, este cão é menos popular que seu primo canino.

Raça Welsh Corgi Cardigan tem um caráter especial que os torna não muito sociáveis com outros animais de estimação e é tímido com pessoas que ele não conhece, mas, em contra partida, ele é muito fiel à sua família humana. Além disso, o Welsh Corgi Cardigan são cães muito inteligentes e fáceis de treinar.

Se você está interessado em adotar um cão como este, com uma aparência adorável e um corpo pequeno, forte e resistente, não perca esta ficha do PeritoAnimal.

Origem
  • Europa
  • Reino Unido
Classificação FCI
  • Grupo I
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Tipo de pelo

Welsh Corgi Cadigan: origem

Esta é uma das mais antigas raças de cães da Grã - Bretanha e por isso, sua origem é desconhecida. No entanto, acredita-se que ela tenha se desenvolvido em grande parte no condado de Cardiganshire, de onde vem o seu nome.

Inicialmente, esses cães foram usados ​​como guardiões, tanto de propriedade quanto de rebanhos e gado. No entanto, quando os pastoreios galeses ficaram sabendo da capacidade dos cães de dirigir o rebanho, começaram a usá-los como cães pastores e boiardos.

Com o passar do tempo as necessidades dos pastores mudaram e o welsh corgi cardigan deixou de ser útil naquelas terras. Pouco a pouco sua popularidade diminuiu até que a raça ficou quase extinta. Felizmente, alguns exemplares sobreviveram e deixaram descendentes suficientes para evitar a extinção.

Até 1934, o welsh corgi cardigan e o welsh corgi pembroke eram considerados como uma única raça de cães, mas nesse ano decidiu-se separar as duas variedades em duas raças diferentes. Infelizmente, o Cardigan nunca se tornou um cão muito popular, embora não seja mais uma raça em perigo de desaparecer.

Welsh Corgi Cardigan: características

A altura ideal da cernelha desses cães é de 30 centímetros e o peso deve ser proporcional a esse tamanho. Este é um dos menores cães pastores, embora não sejam menos eficazes para esse tipo de trabalho. Seu corpo robusto e rústico é notoriamente mais longo que alto. As pernas são curtas, mas muito fortes e grossas.

A cabeça do welsh corgi cardigan tem uma forma e aparência semelhante à cabeça de uma raposa. O nariz é preto e ligeiramente saliente. Os olhos são médios e de expressão gentil e vigilante. Eles geralmente são escuros, mas em alguns casos podem ter olhos azuis. As orelhas são grandes em relação ao tamanho do cão, eretas e com pontas arredondadas.

A cauda deste cão é moderadamente longa e semelhante à da raposa. Esta é uma das características que facilitam a diferenciação entre o welsh corgi cardigan e do welsh corgi pembroke, já que este não tem cauda ou tem cauda pequena.

O pelo é de textura dura e pode ser de comprimento curto ou médio. O sub pelo é abundante. Pode ser de qualquer cor, mas branco não deve predominar.

Welsh Corgi Cardigan: personalidade

Estes cães são muito ativos, inteligentes e alertas. Como a maioria dos cães de pastor, o welsh corgi cardigan precisa de muita estimulo física e mental, bem como companhia frequente. De acordo com o padrão da raça, estes cães devem ter um temperamento estável, sem serem tímidos ou agressivos. No entanto, a medida que o tempo foi passando e evoluíram como cães pastores transformaram em animais reservados com estranhos e agressivos com outros cães. A socialização precoce é muito importante nesta raça, para este tipo de comportamento com as pessoas. No entanto, tenha em conta que um welsh corgi cardigan dificilmente será um cão muito sociável.

Além de sua tendência a ser agressivo com outros cães e reservado com as pessoas, o welsh corgi cardigan pode apresentar outros problemas comportamentais. Seus fortes instintos de pastoreio os levam a latirem muito e, em alguns casos, mordiscar pernas das pessoas. Esses comportamentos podem ser canalizados para atividades de exercícios físicos e mentais.

Welsh Corgi Cardigan: cuidados

O cuidado com o pelo é simples nesta raça, e normalmente é suficiente escovar o pelo duas vezes por semana. Dê banho apenas quando for realmente necessário pois, se for feito com muita frequência sua pele pode ficar danificada.

Exercícios e estimulação mental são fundamentais para uma boa convivência com esses cães. O welsh corgi cardigan são animais ativos e precisam de, pelo menos, duas caminhadas moderadas diariamente, além de algum tempo de jogo. Também são super úteis alguns brinquedos interativos para cães, que evitam o tédio desafiando mentalmente esses animais.

O seu treinamento e se possível a prática de esportes canino podem ajudar a canalizar a energia desses cães. No entanto, esportes que envolvem saltos, como agility, não são aconselháveis, pois podem danificar a coluna desses animais.

Welsh corgi cardigan também precisa de muita companhia e é aconselhável que eles vivam dentro da casa, mesmo que resistem a climas frios e temperados. Quando recebem bastante exercício e educação canina adequada, podem viver bem em um apartamento.

Welsh Corgi Cardigan: educação

Apesar da sua possível timidez e pouca socialização, estes cães são muito inteligentes e aprendem com facilidade. O treinamento canino não é apenas algo de que eles gostam, mas é uma necessidade para cobrir suas necessidades intelectuais. Eles podem responder moderadamente bem ao treinamento tradicional , mas suas melhores qualidades vêm à tona com treinamento positivo.

Quando a natureza desta raça é entendida, welsh corgi cardigan pode ser excelentes animais de estimação. Não se esqueça que, para isso, é necessário investir tempo nesses pequenos cães pastores.

Welsh Corgi Cardigan: saúde

O welsh corgi cardigan, está propenso a desenvolver algumas doenças caninas hereditárias, entre as quais estão: displasia da anca, atrofia progressiva da retina, urolitíase e mielopatia degenerativa. Eles também tendem a obesidade, por isso é importante controlar a quantidade de comida.

Fotos de Welsh Corgi Cardigan

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Welsh Corgi Cardigan

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Welsh Corgi Cardigan

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Welsh Corgi Cardigan
1 de 7
Welsh Corgi Cardigan

Voltar ao topo da página