Partilhar

Pastor Belga Groenendael

4 julho 2016
Pastor Belga Groenendael

O Pastor Belga Groenendael é o segundo mais popular dos quatro Pastores Belgas que existem, muito provavelmente graças ao seu pelo preto bonito. É sem dúvida um cachorro espetacular, dono de uma elegância soberba.

No entanto, a beleza não é o único atributo que este bonito cachorro pastor tem. Trata-se também de um cão muito inteligente de caráter equilibrado. Capaz de praticar adestramento avançado e responder muito bem a todo o tipo de ordens. Trata-se de um cachorro fora do comum.

Se está pensando em adotar um Pastor Belga Groendael, nesta ficha de raça do PeritoAnimal vamos lhe dar alguns conselhos sobre o comportamento e educação deste cachorro. Continue lendo e descubra tudo sobre ele.

Origem
  • Europa
  • Bélgica
Classificação FCI
  • Grupo I
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

História do Pastor Belga Groenendael

O primeiro criador de Pastores Belgas Groenendael foi Nicholas Rose. O nome desta variedade provem do nome da propriedade que o senhor Rose tinha na floresta de Soigner. Groenendael, em flamenco significa pequeno vale verde. Em 1896, o Groenendael foi a primeira variedade reconhecida de Pastor Belga. Com o passar do tempo, este cachorro ganhou popularidade e hoje em dia é o Pastor Belga mais numeroso. Tem sem dúvida uma bonita pelagem.

Esta variedade é reconhecida pelo American Kennel Club (AKC) desde 1959, com o nome de Pastor Belga. Embora cada variedade de Pastor Belga tenha uma história particular, a história do Groenendael faz parte da história de toda a raça.

Caraterísticas do Pastor Belga Groenendael

Embora o Groenendael seja um cachorro forte, resistente e corpulento, não é pesado. Pelo contrário, é um cachorro muito ágil e dinâmico. O corpo deste cachorro é de estrutura quadrada (comprimento igual à altura) e o lombo é reto.

A cabeça deste Pastor Belga é longa, reta e fina. A testa é mais plana que redonda e a protuberância occipital é pouco pronunciada. As orelhas do Groenendael são triangulares e pequenas, com um extremo pontiagudo. Os olhos de forma ligeiramente amendoada e de cor marrom devem ser o mais escuros possível e estar dispostos obliquamente. O stop é moderado.

O focinho do Pastor Belga Groenendael é mais estreito na sua extremidade do que na sua base, mas não chega a ser pontiagudo. As suas mandíbulas fortes proporcionam-lhe uma mordida em tesoura.

O pelo é comprido, embora não tanto como em outras raças de pelo comprido (por exemplo, o Border Collie). É mais comprido no pescoço e antes do peito, formando um colar muito bonito. Também é mais comprido na parte posterior das coxas e na cauda. Deve ser de cor preta e aceitam-se apenas pequenas manchas brancas no peito e nos dedos.

A cauda do Groenendael deve chegar até ao jarrete ou ultrapassá-lo. Em repouso, a cauda fica pendurada e a sua extremidade curva-se para trás, mas sem chegar a ter a forma de gancho.

As extremidades anteriores são retas e, vistas de frente, são paralelas. As extremidades posteriores do Groenendael são poderosas mas sem darem a aparência de serem pesadas. Têm uma angulação normal.

A altura na cernelha para os machos oscila entre os 60 e os 66 centímetros. Para as fêmeas, a média da altura na cernelha está entre os 56 e os 62 centímetros. O peso dos machos deve estar entre os 25 e os 30 quilos. O das fêmeas deve estar entre os 20 e 25 quilos.

Caráter do Pastor Belga Groenendael

O Groenendael é um cão alerta, inteligente, corajoso e leal. Este cachorro tem muito marcados os instintos de proteção, territorialidade e pastoreio. Por isso, é preciso socializá-lo corretamente desde filhote.

Além disso, como costuma ser um cachorro muito ativo, o Pastor Belga Groenendael precisa de alguma ocupação que o mantenha entretido. Se não lhe proporcionar exercício físico e mental suficiente, pode desenvolver problemas de comportamento. O seu instinto de cachorro pastor pode levá-lo a

Pode dar-se bem com outros pets, mas para isso deve ser socializado desde muito jovem. Se a socialização for inadequada, este cachorro pode ser dominante com outros cachorros, e desconfiado com pets de outras espécies.

Cuidados do Pastor Belga Groenendael

O Pastor Belga Groenendael pode viver tranquilamente em um apartamento ou em uma casa grande com jardim. No entanto, em qualquer um dos dois casos, deve ser-lhe proporcionado exercício físico e mental suficiente, assim como companhia suficiente. O Groenendael não gosta de solidão, por isso é fundamental pensar nestes fatores antes de adotar um exemplar desta raça. Deve certificar-se que conta com tempo suficiente para dedicar a este extraordinário cachorro.

Por outro lado, é bom referir que perde pelo durante todo o ano, mas perde ainda mais em duas épocas anuais de muda. É necessário escová-lo diariamente e levá-lo ao cabeleireiro canino com alguma regularidade.

Educação do Pastor Belga Groenendael

Desde filhote que deve começar a trabalhar a educação e adestramento do Pastor Belga Groenendael. Precisamente pelas suas grandes capacidades mentais, é muito recomendável propor atividades a este cachorro de forma regular.

O primeiro passo na educação será trabalhar com ele a socialização, a inibição da mordida ou a estimulação mental. Tudo aquilo que possa oferecer um enriquecimento na vida do cachorro será de agrado para ele. Na sua fase adulta deve trabalhar de forma ativa as ordens de obediência básicas e pode continuar avançado em ordens mais complexas e atividades físicas que incluam estimulação. O agility é um claro exemplo disso.

Saúde do Pastor Belga Groenendael

Não existem doenças concretas nesta variedade de Pastor Belga, no entanto é suscetível a sofrer qualquer doença comum nos cachorros. Para assegurar o seu bom estado de saúde deverá consultar o veterinário a cada 6 meses, seguir rigorosamente o calendário de vacinação e desparasitar o cachorro com a frequência apropriada. Todos estes cuidados ajudarão a que o cachorro goze de um melhor estado de saúde.

Fotos de Pastor Belga Groenendael

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Pastor Belga Groenendael

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Pastor Belga Groenendael

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
3 comentários
oldair santos da silva
tenho um pastor belga com dois meses 20/10/2018
Milene
Com que idade o pastor belga deixa de ser filhote
Inês
O meu cão é raçado de pastor belga groenendael e tem cerca de 7 meses mas as orelhas dele na ponta não estão subidas, só de vez em quando é que sobem. Será que ainda podem ficar para cima?

Pastor Belga Groenendael
Foto postada por oldair santos da silva:PANTERINHA
1 de 8
Pastor Belga Groenendael

Voltar ao topo da página