Partilhar

Cão d'água Português

Atualizado: 10 fevereiro 2020
Cão d'água Português

Neste artigo do PeritoAnimal vamos falar sobre o Cão d'água Português ou, em outras palavras, o Cão d'água Algarvio. Este belo cachorro pode se parecer em alguns aspectos com o Cão d'água Espanhol, ao qual você pode estar mais habituado, no entanto, apresenta uma série de diferenças em relação a ele. Por isso, a seguir, falaremos sobre como é o Cão d'água Português para desvendar todos os segredos desta raça maravilhosa. Continue lendo PeritoAnimal e descubra mais sobre o cachorro que acompanhava os marinheiros portugueses desde antes do século XV, suas características, cuidados, saúde, etc.

Origem
  • Europa
  • Portugal
Classificação FCI
  • Grupo VIII
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado

Cão d'água Português: origem

Se você quer conhecer a história do Cão d'água Português, deve saber que esta é uma raça bastante antiga, estima-se que no século XV já existiam exemplares. Foram encontrados documentos da época que relatam como esses cachorros acompanhavam os marinheiros portugueses em suas viagens comerciais e de pesca. Mas não foi por acaso que esses cachorros viveram aventuras marítimas, uma vez que a raça é famosa por suas habilidades de natação e por sua grande inteligência. Sabia que sua principal função na pesca era pular na água e afugentar os peixes em direção às redes dos pescadores? Eles eram até responsáveis por administrar as redes ou caçar os peixes que haviam escapado.

Esse cachorro era tão apreciado que alguns começaram a chamá-lo pelo apelido “Portie”. Isso não é de se estranhar, uma vez que devido à sua boa visão, permitia aos marinheiros saber quando outras embarcações se aproximavam, mesmo com muita neblina, agindo como uma sirene anticolisão. Embora durante o século XX a raça tenha sofrido um sério declínio que quase a levou à extinção durante a década de 60, um grupo de criadores conseguiu recuperá-la e a raça se tornou muito popular durante os anos 80 nos Estados Unidos, sendo aceita pela AKC em 1984. Depois disso, se espalhou por toda a Europa e quase todo o mundo, ressurgindo das cinzas.

Cão d'água Português: características

O Cão d'água Português é um cachorro de tamanho médio, cujo peso costuma ficar entre os 16 e 27 quilos e altura na cernelha é proporcional ao peso, variando entre 43 e 47 centímetros. As fêmeas são menores tanto em peso quanto estatura.

Os cachorros dessa raça se destacam pelo corpo muito forte, com músculos poderosos, desenvolvidos, membros fortes e poderosos. O peito é largo e profundo, a cauda é mais larga na base e mais estreita à medida que se aproxima da ponta. Sua cabeça é grande, mas muito proporcional, com um focinho que se estreita em direção ao nariz e um stop bastante acentuado. Os olhos do Cão d'água Português são redondos, escuros e de tamanho médio. As orelhas ficam muito próximas da cabeça e sua pele é extremamente fina.

A pelagem dos Cães d'água Portugueses pode ser longa ou curta. Exemplares de pelo curto têm um pelo mais crespo e denso, enquanto que os de pelo longo, os pelos são mais ondulados e brilhantes. Qualquer que seja o comprimento, as cores aceitas no Cão d'água Português são preto, branco ou marrom em diversos tons, bem como combinações diferentes dessas cores. Por outro lado, esses cachorros não possuem na pelagem uma sub camada lanosa, também não fazem troca de pelo, sendo considerados cachorros hipoalergênicos por não afetarem pessoas com alergia ao pelo de cachorro.

Cão d'água Português: personalidade

Embora a raça do Cão d'água Português seja bastante afável, não são cachorros pegajosos pois são bastante independentes. No entanto, precisam de contato constante com seus donos, por isso não é uma raça recomendada para quem não pode dedicar ao cachorro muito tempo e atenção.

São animais muito inteligentes e ativos, por isso precisam de muito estimulação, tanto física quanto mental. Assim, os jogos de busca, inteligência e os circuitos de agility são ideais para que pratiquem atividade física ao mesmo tempo em que desenvolvem suas capacidades intelectuais.

São cachorros capazes de conviver com outros cachorros e gatos, desde que tenham se acostumado a eles da maneira mais oportuna e respeitosa para ambos. Pelo contrário, não é recomendável tê-los junto com roedores ou pássaros, pois nem sempre é possível garantir que eles não os ataquem ou machuquem ao tentar brincar com eles. No entanto, ao adotar um Cão d'água Português ainda filhote, é possível controlar esse comportamento através da socialização precoce.

Cão d'água Português: cuidados

O pelo do Cão d'água Português não é adequado para pessoas inexperientes, nem para os impacientes, porque devido às suas características, leva muito tempo para que esse pelo fique brilhante e desembaraçado, especialmente nos exemplares de pelo comprido, cuja pelagem pode ficar muito embaraçada. Portanto, recomenda-se ir a um tosador especializado neste tipo de raça, que pode deixar seu animal de estimação em sua melhor versão, fazendo também os cortes de cabelo necessários e dando banho no cachorro, algo que deve ser feito com bastante frequência.

Quanto à manutenção da pelagem em casa, recomenda-se escovar pelo menos uma vez ao dia, com uma escova especial para pelos densos e longos. Além dos cuidados com o pelo, o Cão d'água Português também precisa de muitos cuidados extras em relação às outras raças caninas, pois é necessário proporcionar a ele uma dieta equilibrada, aceso a água limpa e fresca, atividade física diária e muito, muito carinho.

Cão d'água Português: educação

O Cão d'água Português é uma das raças caninas mais inteligentes. Para potencializar o desenvolvimento mental desses cachorros, é necessário proporcionar a eles um ambiente enriquecido, para que assim possam exercitar seu intelecto. São recomendadas atividades nas quais o cachorro precise pensar em soluções ou realizar atividades complexas, que o façam encontrar maneiras de alcançar diversos objetivos.

Em geral, trata-se de uma raça bastante fácil de educar, desde que você seja constante e firme com eles, pois são cachorros muito dóceis, que aprendem sem precisar de muitas repetições. Por isso, ensinar a eles truques que sejam úteis e divertidos, como abrir ou fechar portas, fazer piruetas e afins. Naturalmente, é essencial realizar uma educação positiva, deixando de lado os castigos, já que isso vai desmotivar o animal e causar o aparecimento de transtornos ou problemas de comportamento relacionados, como o medo, o estresse ou a ansiedade.

Por outro lado, tanto para o Cão d'água Português filhote quanto para o adulto, como já dissemos, é fundamental realizar uma socialização correta, especialmente se houver na casa outros animais que não sejam cachorros ou gatos.

Cão d'água Português: saúde

Embora o Cão d'água Português não se destaque por ter muitas doenças que o afetam especialmente, parece ter uma certa propensão a sofrer com displasia de quadril, por isso é necessário extremar as precauções com respeito aos movimentos que realiza, tentando evitar que force o quadril em suas atividades. Também será necessário realizar consultas veterinárias frequentes para poder detectar anomalias articulares, bem como para realizar vacinações e análises gerais para conhecer o estado de saúde do seu animal de estimação.

Vale ressaltar que a raça apresenta uma estranha doença chamada doença do armazenamento, que consiste em uma alteração na produção de algumas enzimas. Também pode sofrer com outras doenças, como a alopecia, a atrofia progressiva da retina ou a cardiomiopatia juvenil, mas não se assuste, pois a prevalência dessas doenças não é muito alta.

Fotos de Cão d'água Português

Vídeos relacionados com Cão d'água Português

1 de 3
Vídeos relacionados com Cão d'água Português
Artigos relacionados

Suba a sua foto de Cão d'água Português

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Cão d'água Português

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Cão d'água Português
1 de 4
Cão d'água Português

Voltar ao topo da página