Partilhar
Partilhar em:

Saluki

Saluki

O Saluki é um galgo bonito e elegante, originário do Médio Oriente onde é considerado um animal especial que apenas pode ser oferecido e é símbolo de honra. Como todos os galgos, o Saluki é um cachorro de caça que persegue as suas presas através da vista, e as captura graças à sua grande velocidade e fortes mandíbulas.

Esta raça está categorizada na primeira secção do grupo 10 da classificação FCI das raças caninas. Isto quer dizer que, de acordo com a FCI, corresponde aos galgos de pelo comprido ou com franjas, mesmo quando existe uma variedade de Saluki que é de pelo curto.

Quer adotar um Saluki e não sabe nada sobre esta raça? Então não perca esta ficha do PeritoAnimal e descubra a história, as caraterísticas físicas, o temperamento, os cuidados, a educação e a saúde que correspondem a esta raça de cães galgos.

Origem
  • Ásia
  • Irã
Classificação FCI
  • Grupo X
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do Saluki

O Saluki, conhecido também como cão real do Egito, é uma das raças de galgos mais antigas e domesticadas que se conhecem. É originário do Médio Oriente onde foi utilizado durante milhares de anos como galgo de caça e diz-se que descendem dos lobos do deserto do Saara. Graças às suas grandes qualidades de cachorro caçador, conseguiu um espaço importante no mundo árabe. De acordo com a tradição árabe, o Saluki não se vende e apenas se entrega como presente em sinal de honra.

O primeiro padrão europeu oficial foi o britânico de 1923. Desde então, o Saluki passou a fazer parte das exposições caninas. Como era de esperar, em países ocidentais utiliza-se o Saluki como cão pet e como cachorro de exposição. As suas qualidades para a caça são aproveitadas em países orientais, mas não em outros lugares do mundo.

Caraterísticas físicas do Saluki

O padrão do Saluki não indica um peso determinado, mas o peso destes cachorros costuma ser entre os 13 e os 30 quilos. A altura na cernelha encontra-se entre os 58 e os 71 centímetros, sendo as fêmeas mais pequenas que os machos.

O Saluki é um cachorro bonito e simétrico, forte, ativo, resistente e muito veloz, chegando a ser um dos cachorros mais rápidos do mundo. Esta aparência deve apresentar-se nas duas variedades desta raça: os saluki de pelo comprido e os de pelo curto. A variedade de pelo curto deve apresentar as mesmas caraterísticas que a variedade de pelo comprido, com a clara exceção do pelo. Embora os Salukis costumem dar a sensação de serem mais compridos que altos, o comprimento do corpo medido desde a ponta do ombro até à ponta da nádega deve ser aproximadamente igual à altura na cernelha (altura do cachorro a nível dos ombros). Isto quer dizer que são cães quase de estrutura quadrada.

A cabeça alongada destes cachorros ajuda-os a cortar o ar quando estão em corrida. Apesar do crânio ser moderadamente largo entre as orelhas, de forma geral a cabeça do Saluki é alongada. O stop, ou depressão naso-frontal, não é pronunciado. O nariz é preto ou marrom e as mandíbulas são fortes. Os dentes fecham em tesoura, com a face interna dos incisivos superiores contatando a face externa dos incisivos inferiores. Os olhos longos e ovais podem ser desde escuros até cor avelã, e não são proeminentes. O olhar deve expressar dignidade e gentiliza. As orelhas do Saluki, por sua vez, são longas e de inserção alta. Estão cobertas de pelo longo e sedoso e, ficam penduradas nos lados da cabeça.

O pescoço longo, curvo e musculoso continua com umas costas fortes e moderadas largas. O lombo, ligeiramente arqueado como em todos os galgos, é musculoso. Os ossos do quadril estão bem separados entre si. O Saluki apresenta um peito profundo e longo, mas moderadamente fino. As suas costelas não são planas nem têm a forma de barril. A linha inferior está bem retraída a nível do ventre, apresentando cachorros delgados.

A cauda comprida atinge pelo menos o jarrete e, apresenta pelo em abundância na sua região ventral. É de inserção baixa e os cachorros levam-na curvada. No entanto, os adultos não devem levar a cauda por cima da linha da coluna, a menos que estejam realizando atividades intensas, como brincadeiras. As extremidades do Saluki são fortes e musculadas, mas finas. Não devem parecer pesadas. Por sua vez, as patas são de comprimento moderado mas com dedos compridos e arqueados. Entre os dedos encontra-se um pelo abundante e denso que protege as extremidades durante a corrida intensa.

O pelo suave e sedoso forma franjas nas patas e na parte posterior das coxas. Os adultos também podem ter franjas na garganta, enquanto que os filhotes podem ter pelo lã sobre os ombros e nas coxas. Os cachorros da variedade de pelo curto não apresentam franjas. Apesar do padrão da raça aceitar qualquer cor, também indica que o tigrado não é desejável.

O trote do Saluki é suave, fluído e sem esforço. Durante a corrida, na velocidade máxima que atingem podemos apreciar momentos em que o Saluki tem as suas quatro patas no ar ao mesmo tempo.

Caráter do Saluki

O Saluki é um cachorro de caráter reservado, pacífico e muito leal. Devido ao seu caráter reservado e um pouco independente, este cachorro não é ideal para famílias com crianças pequenas, uma vez que não tolera bem as travessuras destes e prefere que não o incomodem muito. No entanto, é um bom pet para famílias com crianças grandes que podem assumir responsabilidades no cuidado do cachorro.

Não é adequado para casas em que hajam outros pets pequenos, uma vez que o instinto de caça do Saluki o leva a perseguir e matar animais pequenos. Pode ser inclusive problemático com cães de raças pequenas. No entanto, com uma socialização adequada e o correto adestramento, pode dar-se bem com cães pequenos e gatos.

Costuma ser um cachorro submisso com outros cães e até pessoas, mas ainda assim é importante socializá-lo desde filhote.

Cuidados do Saluki

Estes cachorros precisam de muito exercício e não são aptos para viver em apartamentos ou casas pequenas. Devido à sua grande necessidade de correr, é bom contar com um espaço muito grande para se poderem exercitar. A vida no campo é melhor para eles que na cidade, mas devem dormir dentro de casa e não na rua.

Quando se leva a passear cachorros desta raça, deve-se ter o cuidado de não os soltar em lugares perto de ruas ou avenidas movimentadas. Pois por serem cães tão velozes, podem sair do parque sem os seus donos darem conta e acabar atropelados ou algo pior. Por isso, é mais recomendável soltá-los em áreas fechadas onde possam brincar com outros cachorros e serem vigiados pelos donos.

O pelo do Saluki não precisa de grandes cuidados. Basta uma escovação regular para eliminar o pelo morto (perde pelo regularmente) e evitar que as franjas se emaranhem. Deve dar banho ao cachorro apenas quando for necessário, para preservar melhor o seu pelo.

Educação do Saluki

Segundo os especialistas na raça, o Saluki não é fácil de adestrar e nunca chegará a se converter em campeão de obediência devido à sua natureza caçadora. No entanto, isto está muito relacionado com os estilos de adestramento canino que se utilizar.

Apesar desta raça não ter demonstrado as suas qualidades no adestramento canino, podem-se conseguir muito bons resultados quando se pratica o adestramento com clicker e as ordens básicas de obediência. Em contrapartida, com métodos tradicionais de adestramento baseados em castigar o cachorro para corrigir um mau comportamento nunca conseguirão adestrar corretamento este nem outro cachorro.

É recomendável recorrer a adestradores ou pessoas experientes que lhe ajudem a educar o Saluki, isto se vir que não é capaz de o fazer sozinho.

Saúde do Saluki

Como cães de caça do deserto, os Salukis passaram por uma seleção muito intensa. Por isso, esta raça costuma ser muito resistente. No entanto, estes cães podem ser propensos a doenças oculares e a desenvolver câncer, tal como muitas outras raças, sobretudo ao ficarem idosos.

A esperança média de vida para estes cachorros encontra-se entre os 10 e os 12 anos. Por conseguinte, os cachorros que são utilizados para caçar têm um maior desgaste físico que os que são pets e, por isso, têm uma esperança de vida um pouco menor.

Fotos de Saluki

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Saluki

Suba a foto do seu Pet
Fotos e comentários (0)

Escrever comentário sobre Saluki

Adicione uma imagen
Clique para selecionar uma imagem

Saluki
1 de 8
Saluki