menu
Partilhar

Azawakh

Atualizado: 30 setembro 2021
Azawakh

O azawakh é um tipo de cachorro galgo ou lebrel endêmico do continente africano. Embora seja uma raça canina muito antiga e simbólica em seus países de origem, ainda é pouco conhecida no Ocidente. Da mesma forma, esses cachorros se destacam por suas notáveis qualidades, como um corpo esguio e atlético e um temperamento dócil e equilibrado.

Nesta ficha do PeritoAnimal, nós te convidamos a conhecer melhor essa magnífica raça de galgo. Aqui, contaremos tudo sobre as origens, as características físicas, o comportamento e a saúde do azawakh. E se você está avaliando a possibilidade de adotar um peludo dessa raça, você poderá conhecer os cuidados essenciais dele.

Origem
  • África
  • Mali
  • Níger
Classificação FCI
  • Grupo X
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Recomendações
  • Arnês
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do azawakh

O azawakh é uma raça canina nativa da África, cujo nascimento é atribuído à região entre Mali e Níger, situada ao sul do deserto do Saara. Esses cachorros esguios passaram a ser criados e adotados como símbolo pelos membros da tribo nômade africana chamada Tuareg.

Originalmente, os Tuareg usavam seus galgos para ajudá-los em suas viagens de caça, beneficiando-se da excelente visão e da assombrosa velocidade que os cães azawakh alcançam ao correr. Além disso, sua cor de pelagem e seu corpo esguio permitiam que se camuflassem facilmente com a densa areia das áreas desérticas africanas. Isso lhes deu uma grande "vantagem" no momento de alcançar presas como lebres, gazelas, avestruzes e fenecos. Eventualmente, também deveriam enfrentar outros predadores locais, como chacais, raposas e até leões.

Igualmente, é importante ressaltar que o azawakh tem um grande valor simbólico para os Tuareg, e não foi apenas utilizado para a caça. Esses cachorros eram considerados grandes companheiros de vida pelos membros da tribo nômade, que encontravam neles um grande aliado para sua sobrevivência. Além disso, de acordo com a cultura e as tradições dos Tuareg, era proibido vender seus "cães-talismãs". Por esse motivo, os galgos azawakh levaram vários séculos para serem conhecidos fora de sua terra natal e sua introdução no continente europeu só aconteceu em meados dos anos 1970.

No entanto, nunca conquistaram tanta popularidade na Europa como os galgos afegãos, o galgo espanhol ou o galgo inglês. Mas, infelizmente, e assim como a maioria dos cães galgos, suas qualidades físicas também foram exploradas em corridas.

Características físicas do azawakh

Como todos os galgos, o azawakh é caracterizado por seu privilegiado porte e notável elegância, exibindo um corpo mais alto do que comprido, com patas longas e fortes. O formato do seu corpo atlético e aerodinâmico, combinado, destaca uma musculatura "seca" e bem desenvolvida, permitem que estes cães realizem extraordinários saltos devido à sua flexibilidade, bem como alcançar velocidades elevadas de 60 km/h ao correr.

O azawakh é um cachorro de médio a grande porte, alto e leve, mas que revela uma privilegiada força e resistência física. Sua pele fina e seca permite observar claramente o relevo da sua musculatura bem definida e marcada, especialmente nas coxas. Os machos geralmente apresentam uma altura de 64 a 74 cm da cernelha na idade adulta, com um peso corporal médio entre 20 e 25 kg. Nas fêmeas, a altura na cernelha varia entre 60 e 70 cm, e seu peso corporal pode variar de 15 até 20 kg.

Sua cabeça é longa, fina e cinzelada, conservando a mesma finura e magreza que caracteriza essa raça. O pescoço é longo, fino e musculoso, claramente saliente na altura dos ombros e ligeiramente arqueado a olho nu. Da mesma forma, nem a cabeça nem o pescoço do azawakh devem parecer pesados ou grosseiros, mas são harmoniosos em relação às linhas finas de todo seu corpo.

A região facial do azawakh é caracterizada pelo focinho longo e retilíneo, que se estreita ligeiramente em direção ao nariz. Os olhos amendoados de cor escura ou âmbar, as bochechas achatadas; os lábios finos e apertados (não pendentes) de cor marrom escuro ou preto. Suas orelhas planas e esguias sempre estão caídas próximo as bochechas e têm uma implantação bastante alta.

A pelagem do azawakh é formada por pelos finos, lisos e curtos, que se prendem bem à sua pele fina. Em relação às cores, todas as tonalidades são admitidas, desde areia clara até fulvo escuro, com ou sem manchas tigradas (desde que sejam pretas). As manchas brancas só são admitidas quando estão limitadas aos membros, e algumas manchas brancas podem estar espalhadas apenas pela região do peito e pescoço.

Personalidade do cachorro azawakh

De modo geral, todos os cachorros galgos são caracterizados por um comportamento extremamente enérgico, e o azawakh não é uma exceção. Esses peludos têm uma energia quase inesgotável e demonstram grande predisposição à atividade física. Portanto, precisam contar com uma rotina adequada de exercícios físicos para gastar toda essa energia e conservar um comportamento estável em seu lar.

Quando recebem os cuidados apropriados e uma atividade física suficiente para gastar sua energia, os azawakh tendem a demonstrar um comportamento calmo e amigável em seu núcleo familiar, gostando de receber carícias e compartilhar bons momentos com seus familiares. No entanto, também são cães independentes que precisam ter seus momentos de paz e tranquilidade respeitados, especialmente enquanto dormem e se alimentam.

Também devemos mencionar que os cachorros azawakh são muito atentos e possuem sentidos muito bem desenvolvidos. Consequentemente, tendem a responder rapidamente diante de qualquer estímulo estranho no seu ambiente, além de serem facilmente afetados pelos sintomas de estresse. Portanto, precisam viver em um ambiente positivo e serem socializados corretamente desde seus primeiros meses de vida.

Cuidados essenciais do cachorro azawakh

O azawakh requer alguns cuidados relativamente simples para manter sua saúde em perfeitas condições. Sua pelagem curta e bem aderida à sua pele é fácil de manter, bastando apenas uma ou duas escovações por semana para eliminar as sujeiras e o pelo morto. Os banhos podem ser realizados apenas quando o cachorro estiver realmente sujo, ou 1 vez por mês, tentando não dar banho mais de uma vez na semana. Os banhos excessivos eliminam a camada de gordura que reveste e protege naturalmente o corpo dos cachorros, deixando-os mais expostos a inúmera doenças e problemas de pele.

Por outro lado, os cachorros azawakh precisam dedicação especial de seus tutores com sua rotina de exercícios físicos. Para gastar sua grande energia, manter um peso saudável e um comportamento equilibrado, você precisará fazer exercícios diariamente e o ideal é que tenham um lugar amplo e seguro onde possam correr livremente. Se isso não for possível, você precisará fazer pelo menos três longos passeios com seu galgo, de pelo menos 40 minutos cada um. Você também pode considerar a possibilidade de iniciá-lo em algum esporte canino, como o agility, ou praticar canicross com seu cachorro.

Como todos os cães, os azawakh precisam de uma nutrição completa e equilibrada para se desenvolver plenamente à nível físico, emocional, cognitivo e social. Existem vários tipos de alimentação para cachorros que você pode considerar oferecer ao seu melhor amigo, desde basear sua dieta unicamente no consumo de rações balanceadas até inclinar-se pelos benefícios de uma dieta BARF. Para garantir que você forneça a nutrição mais apropriada às necessidades nutricionais ao seu galgo, sempre recomendamos consultar um veterinário.

Por último, mas não menos importante, lembre-se que o azawakh é um cachorro inteligente e também precisa ter sua mente bem estimulada para levar uma vida saudável e feliz. Lembre-se de enriquecer o ambiente do seu cachorro, além de apresentar brinquedos de inteligência e considerar iniciá-lo no searching.

Educação do azawakh

A educação do azawakh deve começar nas primeiras etapas de sua vida, enquanto ele ainda é um filhote. No entanto, se você decidir adotar um galgo adulto, precisa saber que sempre é possível educar e adestrar um cachorro adulto. A educação do filhote começa com a socialização do filhote, uma fase que começa por volta de sua terceira semana de vida e se estende até seus três meses. Nesse período, devemos garantir que o pequeno azawakh se relacione com todo tipo de pessoas, animais, objetos e ambientes, garantindo que cada uma dessas interações seja segura e positiva. A socialização do filhote repercutirá diretamente no comportamento do cachorro adulto. Portanto, se você quer compartilhar seu lar com um cão obediente e equilibrado, você precisará socializá-lo corretamente.

Durante esses primeiros três meses de vida do seu filhote, também o aconselhamos a ensiná-lo a fazer suas necessidades no jornal e gerir corretamente a mordida para não causar danos. Também neste período, você deverá apresentá-lo às regras da casa, sempre aplicando o reforço positivo e jamais utilizando castigos.

Quando seu filhote tiver completado seu primeiro ciclo de vacinas essenciais, você poderá começar a levá-lo para passear na rua e continuar socializando-o com outros cachorros, pessoas, estímulos e ambientes. Este será o momento ideal para ensinar ele a fazer suas necessidades na rua e começar a apresentá-lo aos comandos básicos de adestramento canino, que serão fundamentais para promover um comportamento obediente e uma comunicação positiva com outras pessoas.

Ao alcançar sua idade adulta, por volta dos seus 12 meses de vida, você precisará acompanhar a educação do azawakh, trabalhando regularmente os comandos de obediência já assimilados, e apresentando-o a novos truques e tarefas mais completas para continuar estimulando a mente dele. Quando concluir o adestramento básico com seu melhor amigo, você poderá considerar iniciá-lo no adestramento avançado, utilizando circuitos ou profissionais especializados.

Saúde do cachorro azawakh

Em geral, o azawakh mostra uma grande resistência física e ótima saúde, por isso dificilmente adoecerá se receber os cuidados adequados. Mas, assim como todas as raças caninas, os cachorros azawakh podem ter certa predisposição genética para desenvolver algumas doenças hereditárias e degenerativas. As seguintes condições são geralmente as mais comuns no cachorro azawakh:

Além disso, o azawakh também pode ser afetado por outras doenças comuns nos cachorros e é bastante sensível à medicamentos e produtos químicos, podendo desenvolver reações alérgicas com facilidade. Portanto, é essencial proporcionar uma adequada medicina preventiva ao seu melhor amigo ao longo de toda sua vida. Lembre-se de realizar visitas ao veterinário a cada 6-12 meses para constatar seu estado de saúde, respeitar seu calendário de vacinas e desparasitar periodicamente com produtos de boa qualidade, adequados de acordo com o tamanho, peso e idade.

Com os cuidados adequados, um ambiente positivo e muito afeto de seus familiares, a expectativa de vida do azawakh é entre entre 10 e 13 anos.

Fotos de Azawakh

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Azawakh

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Azawakh
1 de 4
Azawakh

Voltar ao topo da página