Partilhar

Galgo Espanhol

Atualizado: 2 outubro 2018
Galgo Espanhol

O galgo espanhol é um cão alto, magro e forte. Muito popular na Península Ibérica. Este cão é semelhante ao galgo Inglês, mas existem várias características físicas que diferenciam ambas as raças. O galgo espanhol não é um cão conhecido fora da Espanha, mas cada vez mais fãs estão adotando esses cães em outros países por causa do maltrato de animais que sofrem em seu país de origem.

Caça, velocidade e sua predisposição fazem dele um cão usado como ferramenta de trabalho. No final dos "serviços" da temporada, muitos acabam abandonados ou mortos. Por essa razão, é tão importante considerar a adoção de um deles, se pensarmos que esta raça se encaixa conosco.

Se você gosta de exercícios e esta é raça ideal para você. Não hesite em continuar navegando nesta aba do PeritoAnimal para conhecer suas características, o caráter, o cuidado e educação que requer. Tudo que você precisa saber sobre o cachorro galgo espanhol abaixo:

Origem
  • Europa
  • Espanha
Classificação FCI
  • Grupo X
Características físicas
Altura
  • 15-35
  • 35-45
  • 45-55
  • 55-70
  • 70-80
  • Mais de 80
Peso adulto
  • 1-3
  • 3-10
  • 10-25
  • 25-45
  • 45-100
Esperança de vida
  • 8-10
  • 10-12
  • 12-14
  • 15-20
Atividade física recomendada
  • Baixa
  • Média
  • Alta
Clima recomendado
Tipo de pelo

Origem do galgo espanhol

A origem do galgo espanhol não é certa. Algumas teorias sugerem que o cão de Ibiza, ou algum ancestral deste, teria participado no desenvolvimento da raça. Outros, talvez a maioria, acham que o galgo árabe (saluki) é um dos ancestrais do galgo espanhol. O galgo da Arábia teria sido introduzido na península ibérica durante a conquista árabe, e seu cruzamento com raças locais teria produzido a linhagem que originaria o galgo espanhol.

Qualquer que seja a verdadeira origem desta raça, a verdade é que foi amplamente utilizada para a caça durante a Idade Média. Tal era a importância destes cães para caçar na Espanha, e o fascínio que eles causaram na aristocracia, que eles foram até mesmo imortalizados na peça "Partida de caza", também conhecida como "Caza de la quail", pelo grande pintor espanhol Francisco de Goya.

Com o advento das corridas de galgos, fizeram o cruzamento entre o galgo espanhol e o galgo inglês para obter cães mais rápidos. O resultado desses cruzamentos é conhecido como galgo anglo-espanhol e não é reconhecido pela FCI.

Na Espanha, existem polêmicas acerca das práticas de caça com galgos, porque esta atividade é vista de forma muito controversa e muitas sociedades de proteção animal pedem que esta atividade seja censurada por causa das crueldades a que os galgos são submetidos.

Características físicas do galgo espanhol

Os machos atingem uma altura na cruz de 62 a 70 centímetros, enquanto as fêmeas atingem uma altura na cruz de 60 a 68 centímetros. O padrão da raça não indica uma faixa de peso para esses cães, mas eles são cães leves e ágeis. O galgo espanhol é um cão muito semelhante ao galgo inglês, mas de tamanho menor. Tem um corpo estilizado, cabeça alongada e cauda muito longa, bem como pernas finas mas poderosas que permitem que seja muito rápido. Este cão é musculoso, mas esbelto.

A cabeça é alongada e fina , como o focinho, e mantém boa proporção com o resto do corpo. Tanto o nariz como os lábios são negros. A mordida é em tesoura e os caninos são muito desenvolvidos. Os olhos do galgo espanhol são pequenos, oblíquos e amendoados. Olhos escuros são preferidos. As orelhas, de alta implantação, são triangulares, de base larga e sua extremidade é arredondada. O longo pescoço une a cabeça com um corpo retangular, forte e flexível. O peito do galgo espanhol é profundo e a barriga é muito colecionada. A coluna é um pouco arqueada, dando flexibilidade à coluna.

A cauda do galgo é forte na base e gradualmente afunila em um ponto muito fino. É flexível e muito longo, ultrapassando largamente o jarrete. A pele fica muito próxima do corpo em toda a sua superfície, sem apresentar áreas com pele solta. O pelo do galgo espanhol é grosso, fino, curto e liso. No entanto, há também uma variedade de cabelos duros e semi-longos, nos quais barbas, bigodes e saliências são formados na face. Qualquer cor de pele é aceitável para estes cães, mas são mais comuns: escuro, bronzeado, canela, amarelo, vermelho e branco.

Personalidade do galgo espanhol

O galgo espanhol geralmente tem uma personalidade um pouco tímida e reservada, especialmente com estranhos. Por essa razão, recomenda-se socializá-los em seu estágio de filhote e continuar fazendo isso em seu estágio adulto. São cães gentis, simpáticos e carinhosos, muito sensíveis com quem têm confiança, é um cão sensível e muito doce.

Embora tenha um forte instinto de caça ao longo de gerações, eles geralmente são amigáveis com pequenos animais, como gatos e cães de raças pequenas. É por isso que eles são uma boa opção para aqueles que querem desfrutar de cães galgos, mas também têm outros animais de estimação. Isso também deve ser trabalhado em sua educação.

Por outro lado, eles têm um excelente comportamento com crianças , adultos e todos os tipos de pessoas. Eles desfrutam de um ambiente descontraído dentro da casa, mas fora eles se tornam animais rápidos e ativos que vão curtir muito ao fazer excursões, longas caminhadas e visitas à praia. É importante que o galgo espanhol seja adotado por uma família proativa e amorosa, que leve em conta o caráter tão submisso e nobre desta raça. Exercício, passeios diários e carinho nunca devem faltar no seu dia a dia.

Cuidado do galgo espanhol

O galgo espanhol exige uma família ativa e positiva ao seu lado que lhe permite fazer entre 2 e 3 passeios diários. Durante cada uma dessas viagens, é aconselhável deixar o cão galgo espanhol correndo pelo menos cinco minutos de liberdade sem coleira. Para isso, você pode ir para o campo ou usar uma área cercada. Se não for possível fazê-lo diariamente, recomendamos que passemos pelo menos 2 dias por semana a praticar exercício com o nosso galgo espanhol. Os jogos de coleção, como é o caso de jogar bola (nunca use a bola de tênis), são muito divertidos e apropriados para esta corrida.

Por outro lado, também será útil fornecer jogos de inteligência, se observarmos nervosos ou excitados dentro da casa, incentivaremos o relaxamento, a estimulação mental e o bem-estar do cão.

O cachorro galgo espanhol precisa de uma escovagem semanal, porque o cabelo curto e áspero não fica embaraçado, no entanto, a escovação ajuda a eliminar os pelos mortos e a mostrar um pelo brilhante. O banho deve ser feito quando o cão está realmente sujo.

Educação do galgo espanhol

A educação do cachorro galgo espanhol deve sempre ser baseada no uso de reforço positivo. Eles são cães muito sensíveis, então o uso de punição ou força física pode causar grande tristeza e estresse no cão. O galgo espanhol é moderadamente inteligente, mas tem uma grande predisposição para aprender sempre que usamos biscoitinhos e palavras afetuosas como recompensa. Ele gosta de receber atenção, por isso não será muito difícil iniciá-lo na obediência canina básica e na socialização dos cães.

Especialmente se for adotado, podemos observar as conseqüências da má educação que recebeu o galgo espanhol. Descubra no PeritoAnimal porque o seu cachorro tem medo de outros cachorros e siga nosso conselho para ajudá-lo a superar seus medos e inseguranças.

Finalmente, recomendamos que você faça atividades físicas relacionadas à obediência, como agilidade, canicross ou outros esportes caninos. O cachorro galgo gosta muito do exercício, por isso será muito apropriado ensinar este tipo de atividades nas quais desfrutará muito.

Saúde do galgo espanhol

Para manter um bom estado de saúde do galgo espanhol, será aconselhável visitar o veterinário regularmente, cerca de 6 meses em 6 meses, para manter um bom acompanhamento e detectar qualquer anomalia prontamente. Também será essencial seguir rigorosamente o calendário de vacinação do cão . Esta raça é relativamente saudável, mas deve-se tomar cuidado com as doenças típicas de galgos e cães de grande porte. Algumas das doenças que podem afetar o galgo espanhol são as seguintes:

Um truque importante a ter em mente é alimentar os galgos espanhóis em recipientes elevados, para evitar que eles abaixem o longo pescoço até o nível do solo. Não se esqueça de que você deve regularmente desparasitá-lo.

Abaixo confira fotos do galgo espanhol.

Fotos de Galgo Espanhol

Artigos relacionados

Suba a sua foto de Galgo Espanhol

Suba a foto do seu Pet

Escrever comentário sobre Galgo Espanhol

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?

Galgo Espanhol
1 de 8
Galgo Espanhol

Voltar ao topo da página