Partilhar

Quanto tempo vive um gato com FIV?

Por Bruna Olivver, Jornalista. 28 maio 2018
Quanto tempo vive um gato com FIV?

Ver fichas de  Gatos

Eles estão por toda parte, e são invisíveis a olhos nus, estamos falando dos microrganismos, como vírus, bactérias, parasitas e fungos. Os felinos estão susceptíveis e podem ser acometidos por diversas doenças infectocontagiosas, entre elas a tão temida Imunodeficiência Felina (FIV). Infelizmente a FIV ainda é uma doença bastante comum nos dias de hoje, existe um grande número de gatos infectados por esse vírus, a maioria vive nas ruas, mas alguns moram em residências e podem não ter sido diagnosticados com a doença, e podem ainda estar convivendo com outros gatos deixando-os vulneráveis ao vírus. Por isso temos muito a saber sobre o assunto para cercar os nossos gatinhos dessa infecção, que se não tratada pode ser fatal. Para combater e cuidar dos nossos animais de estimação precisamos estar atentos e bem informados por isso o PeritoAnimal escreveu este artigo referente a "Quanto tempo vive um gato com FIV?"

Também lhe pode interessar: Aloe vera para gatos com leucemia

O que é FIV?

Esse vírus feroz, encontrado pela primeira vez nos EUA na década de 80, acomete gatos no mundo todo, e chama-se vírus da Imunodeficiência Felina FIV, e recebe a classificação de “Lentivírus”, esse vilão infecta as células de defesa do organismo, os Linfócitos T, comprometendo assim o sistema imunológico do animal, desta forma o felino fica cada vez mais susceptível a desenvolver infecções e uma série de problemas.

FIV ou Aids Felina, como se transmite?

Especialistas explicam que a ocorrência do vírus varia de acordo com a região do País. A forma mais comum de transmissão da FIV ou Aids Felina é através da saliva, principalmente por mordeduras de gatos infectados, que ocorrem durante as brigas entre os felinos.

Outras formas menos comum, mas possíveis de contagio são: a intrauterina, ou seja quando os filhotes ainda estão sendo gerados pelas fêmea, pelo leite por meio da mamada, e através do uso compartilhado da recipientes de água e comida.

Quanto tempo vive um gato com FIV? - FIV ou Aids Felina, como se transmite?

Sintomas de gatos com Fiv

A FIV se manifesta de diversas formas, entre os sintomas estão: febre, falta de apetite, secreção nasal, secreção ocular, infecção urinária, diarreia, ferimentos na pele, na boca, em casos mais avançados o animal pode desenvolver complicações no sistema respiratório, insuficiência renal, tumores e criptococose. Entre seis a oito semanas após a infecção ocorre a fase aguda da doença e esses sintomas podem se entender por vários dias, até semanas, porém pode acontecer do gato não manifestar nenhum sintoma. Diagnosticar essa patologia não é tão fácil, depende muito do estágio em eu a doença se encontra, em alguns felinos é assintomática e pode levar anos para se manifestar, o diagnóstico é feitos através de exames laboratoriais.

Quanto tempo vive um gato com FIV? - Sintomas de gatos com Fiv

Tratamento de FIV

No que diz respeito a tratamento existem poucas opções terapêuticas específicas para felinos infectados pelo vírus, funciona como um suporte para a regressão da doença, feito com fármacos antivirais, fluidoterapia, transfusão de sangue, dietas específicas entre outros.

Quantos anos vive um gato com FIV ou Aids Felina?

Não existe ao certo uma estimativa de vida de um gato com FIV, porque a Imunodeficiência Felina não tem cura, o tratamento serve para que a doença regrida, porque é possível o animal levar uma vida saudável mesmo com FIV. Quanto tempo dura um gato com FIV varia de caso para caso. Medicamentos ajudam a combater as doenças que venha a surgir por conta da falha do sistema imunológico, tratando essas doenças e controlando para que o felino não seja mais acometido por outras o animal pode viver bem e saudável. É importante lembrar que os cuidados com a alimentação do gato devem ser levados em conta, um animal com FIV necessita de uma dieta diferenciada.

Como prevenir FIV em gato?

A melhor forma de lutar contra esse vírus é no combate e prevenção dele, algumas medidas básicas devem ser tomadas. Em gatos infectados pelo vírus, no primeiro estágio recomenda-se o uso de medicamentos antivirais, com o objetivo de redução e replicação do vírus, isso pode ajudar a diminuir a gravidade dos sintomas e na reabilitação dos felinos.

Evitar que os animais se reproduzam sem um controle de natalidade é uma medida importante, não só na prevenção da Imunodeficiência Felina, mas também no controle de outras doenças que os gatos de rua estão susceptíveis, pois isso é cuidado, é guarda responsável, afinal a superpopulação de gatos aumenta a cada dia. Ter um ambiente adequado para os felinos bem arejado com os recursos, água, comida e cama, necessários para a sobrevivência deles é essencial, também é importante evitar o que ele tenham acesso à rua, além de manter vacinação em dia, tanto dos filhotes quanto dos adultos.

Quanto tempo vive um gato com FIV? - Como prevenir FIV em gato?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive um gato com FIV?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças virais.

Escrever comentário sobre Quanto tempo vive um gato com FIV?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Martina Rosa Cordova
Existe remédios caseiros para gatos com FIV?

Quanto tempo vive um gato com FIV?
1 de 4
Quanto tempo vive um gato com FIV?

Voltar ao topo da página