menu
Partilhar

Quanto tempo vive um gato com FIV?

Por Bruna Olivver, Jornalista. Atualizado: 4 novembro 2020
Quanto tempo vive um gato com FIV?

Ver fichas de  Gatos

Eles estão por toda parte, e são invisíveis a olhos nus. Estamos falando dos microrganismos, como vírus, bactérias, parasitas e fungos. Os felinos também são suscetíveis a eles e podem ser acometidos por diversas doenças infectocontagiosas, entre elas a tão temida Imunodeficiência Felina (FIV), popularmente conhecida como aids felina.

Infelizmente o FIV ainda é uma doença bastante comum nos dias de hoje, juntamente com a leucemia felina (FeLV). Há um grande número de gatos infectados por este vírus, sendo que maioria deles vive nas ruas. No entanto, há casos de animais infectados que vivem em residências com humanos e outros animais e podem não ter sido diagnosticados com o vírus.

É importante conhecer um pouco melhor sobre este assunto porque, se a infecção não for tratada, pode ser fatal. É por isso que neste artigo do PeritoAnimal, Quanto tempo vive um gato com FIV?, vamos explicar o que é o FIV, falar sobre sintomas e tratamento. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Aloe vera para gatos com leucemia

O que é FIV

O vírus da Imunodeficiência Felina (FIV), causadora da Aids felina, é um vírus bastante feroz e que atinge apenas gatos que foi identificado pela primeira vez nos Estados Unidos na década de 1980. É classificado como um lentivírus, o que significa que é um vírus com longo período de incubação associado comumente a doenças neurológicas e imunossupressoras.

Embora seja a mesma doença que afeta os seres humanos, ela é produzida por um vírus diferente, portanto, a Aids em gatos não pode ser transmitida a seres humanos.

O FIV infecta as células de defesa do organismo, os linfócitos T, comprometendo assim o sistema imunológico do animal. Desta maneira, o felino fica cada vez mais suscetível a desenvolver infecções e uma série de problemas de saúde.

Infelizmente este vírus atinge principalmente felinos domésticos, mas também pode ser encontrado em outras espécies de felinos. Detectada precocemente, a Aids felina é uma doença que pode ser controlada. Um gato infectado, se devidamente tratado, pode levar uma vida longa e saudável.

Quanto tempo vive um gato com FIV? - O que é FIV

Transmissão do Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV)

Para que um gato seja contaminado pelo vírus da imunodeficiência felina (FIV), ele precisa entrar em contato com a saliva ou o sangue de outro gato infectado. O que se sabe é que a Aids felina é transmitida através de mordidas, portanto os gatos que vivem nas ruas e se envolvem constantemente em brigas com outros animais são os mais propensos a transportar o vírus.

Ao contrário da doença em humanos, nada foi provado de que a Aids em gatos seja transmitida por meio de relações sexuais. Além do mais, não há nenhum indício de que um gato possa ser contagiado ao compartilhar brinquedos ou vasilhas onde come a ração ou bebe água.

No entanto, gatas prenhas que estão infectadas com FIV podem sim transmitir o vírus a seus filhotes durante a gravidez ou lactação. Não se sabe se os parasitas do sangue (pulgas, carrapatos...) podem agir como meio de transmissão desta doença.

Se seu companheiro felino vive com você e nunca sai de casa ou do apartamento, você não precisa se preocupar. Mas se ele tiver o costume de sair sozinho, preste atenção para identificar possíveis sintomas desta enfermidade. Lembre-se de que os gatos são territorialistas, o que pode levar a lutas ocasionais entre eles e, possivelmente, mordidas.

Quanto tempo vive um gato com FIV? - Transmissão do Vírus da Imunodeficiência Felina (FIV)

Sintomas de FIV em gatos

Assim como acontece com os seres humanos, um gato infectado com o vírus da Aids felina pode viver por anos sem apresentar sintomas característicos ou até que a doença possa ser detectada.

Entretanto, quando a destruição dos linfócitos T começa a prejudicar o sistema imunológico do felino, pequenas bactérias e vírus que nossos animais de estimação enfrentam diariamente e sem qualquer problema, começarão a causar danos à saúde do animal e é aí que os primeiros sintomas podem aparecer.

Os sintomas mais comuns da Aids felina ou FIV, são:

  • Febre
  • Falta de apetite
  • Secreção nasal
  • Secreção ocular
  • Infecção urinária
  • Diarreia
  • Ferimentos na pele
  • Feridas na boca
  • Inflamação do tecido conjuntivo
  • Perda de peso progressiva
  • Abortos e problemas de fertilidade
  • Deficiência mental

Em casos mais avançados o animal pode desenvolver complicações no sistema respiratório, insuficiência renal, tumores e criptococose (infecção pulmonar).

A fase aguda da doença ocorre entre seis a oito semanas após sua infecção e os sintomas que mencionamos acima podem se estender por vários dias ou semanas. Cabe destacar que muitos gatos, porém, não manifestam nenhum tipo de sintoma. Diagnosticar essa patologia não é tão fácil, depende muito do estágio em que a doença se encontra e o diagnóstico é feito por meio de exames laboratoriais.

Quanto tempo vive um gato com FIV? - Sintomas de FIV em gatos

Tratamento de FIV

No que diz respeito a tratamento, não há nenhum remédio que age diretamente sobre o VIF. O que há são algumas opções terapêuticas para felinos infectados pelo vírus. Eles funcionam como um apoio para a regressão da doença, feito com fármacos antivirais, fluidoterapia, transfusão de sangue, dietas específicas entre outros.

Tais tratamentos devem ser realizados com regularidade, e se isso não acontecer, o gato pode ser acometido por diversas doenças oportunistas. Há ainda alguns medicamentos anti-inflamatórios que ajudam a controlar doenças como a gengivite e a estomatite.

Gatos contaminados com o vírus da imunodeficiência felina (FIV) também devem ter uma dieta mais controlada, rica em calorias para fortalecer o animal.

O melhor remédio, afinal, é a prevenção, já que não existe vacina para a Aids felina.

Quanto tempo vive um gato com FIV? - Tratamento de FIV

Quantos anos vive um gato com FIV ou Aids felina

Não existe ao certo uma estimativa de vida de um gato com FIV. Como já falamos, a imunodeficiência felina não tem cura, o tratamento serve para que a doença regrida tornando, assim, a vida do animal mais saudável.

Assim, dizer quanto tempo vive um gato com FIV é impossível porque o vírus e a consequente doença atingem cada felino de uma forma diferente, a partir das diferentes reações de seus organismos. Os medicamentos utilizados ajudam a combater as doenças que venha a surgir por conta da falha do sistema imunológico, tratando essas doenças e controlando para que o felino não seja mais acometido por outras.

Como prevenir FIV em gato?

A melhor forma de lutar contra esse vírus é com a prevenção. Neste sentido, algumas medidas básicas devem ser tomadas. Em gatos infectados pelo vírus, no primeiro estágio recomenda-se o uso de medicamentos antivirais, com o objetivo de redução e replicação do vírus, isso pode ajudar a diminuir a gravidade dos sintomas e na reabilitação dos felinos.

Evitar que os animais se reproduzam é uma medida importante, não só na prevenção da imunodeficiência felina, mas também no controle de outras doenças a que os gatos de rua estão suscetíveis.

Ter um ambiente adequado para os felinos, bem arejado e com os recursos como água, comida e cama, necessários para a sobrevivência deles, é essencial. Também é importante evitar o que ele tenham acesso à rua, além de manter a vacinação em dia, tanto dos filhotes quanto dos adultos.

No seguinte vídeo você descobre cinco sinais preocupantes que podem indicar que seu gato está morrendo:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Quanto tempo vive um gato com FIV?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças virais.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Martina Rosa Cordova
Existe remédios caseiros para gatos com FIV?

Quanto tempo vive um gato com FIV?
1 de 5
Quanto tempo vive um gato com FIV?

Voltar ao topo da página