Qual ave parece com avestruz?
Existem alguns animais semelhantes ao avestruz, como o kiwi-manchado-grande, o emu, o casuar-do-sul, casuar-anão, a abetarda-comum e a ema. Os avestruzes são atualmente as maiores aves existentes no mundo e se destacam por colocar os maiores ovos entre todas as espécies.
Eles pertencem ao grupo das aves não voadoras, caracterizadas por adaptações à vida terrestre, como corpos robustos, pernas longas, capacidade de correr e, em geral, por seu grande tamanho — embora nem todas as aves não voadoras tenham essas dimensões. Neste artigo do PeritoAnimal, vamos explorar uma lista de aves semelhantes ao avestruz. Convidamos você a continuar a leitura!
- Ema (Rhea americana)
- Nandu-menor (Rhea pennata)
- Emu (Dromaius novaehollandiae)
- Casuar-do-sul (Casuarius casuarius)
- Casuar-anão (Casuarius bennetti)
- Casuar do norte (Casuarius unappendiculatus)
- Peru-selvagem (Meleagris gallopavo)
- Abetarda-comum (Otis tarda)
- Inhambu-serra (Tinamus major)
- kiwi-manchado-grande (Apteryx haastii)
Ema (Rhea americana)
A ema é uma ave não voadora nativa da América do Sul, encontrada em países como Brasil, Bolívia, Paraguai e Argentina. Vive em áreas abertas com pouca vegetação, campos fechados, florestas abertas ou terrenos cultivados.
É considerada uma das aves semelhantes ao avestruz por ter um corpo ovalado, pescoço longo e volumoso, com massa média de 32 kg e comprimento de aproximadamente 1,5 m. A cabeça, o pescoço e a parte posterior do corpo apresentam coloração cinza-parda, enquanto a base do pescoço, a plumagem anterior e a dorsal são negras, com o ventre branco. Embora não consiga voar, possui grandes asas. O nandu-comum é classificado como Quase ameaçado devido à caça dos adultos e à captura de ovos para fins comerciais.
Nandu-menor (Rhea pennata)
O nandu-de-darwin, também conhecido como nandu-pequeno, é outra ave semelhante ao avestruz. Sua distribuição abrange Argentina, Bolívia, Chile e Peru, onde habita estepes, arbustos, áreas úmidas com turfeiras, pradarias e terrenos com pastagens altas.
Sua altura varia entre 90 e 100 cm, e seu peso pode ir de 15 a quase 30 kg. As asas são grandes, até maiores que as de outras aves semelhantes. A plumagem é predominantemente marrom com manchas brancas. Embora seu estado de conservação seja classificado como de Menor preocupação, infelizmente a espécie é explorada para fins comerciais.
Emu (Dromaius novaehollandiae)
Depois do avestruz, o emu é a terceira maior ave do mundo. É endêmica da Austrália, e algumas subespécies desse gênero foram extintas após a colonização do continente. Essas aves, semelhantes ao avestruz, vivem em florestas de savana, pastagens e áreas com disponibilidade de água.
O emu apresenta características similares ao avestruz, podendo alcançar uma altura de 1,90 m e pesar até 40 kg. Sua plumagem é marrom-escura, e as asas são muito pequenas e pouco desenvolvidas. O estado de conservação da espécie não está registrado.
Casuar-do-sul (Casuarius casuarius)
Este animal semelhante ao avestruz é nativo da Austrália, Indonésia e Papua-Nova Guiné. Vive em florestas tropicais, savanas, manguezais e em plantações frutíferas. É uma ave grande e robusta, com pernas longas, podendo medir entre 1 e 1,70 m, enquanto seu peso varia de 29 a 59 kg.
O casuar apresenta duas protuberâncias vermelhas que pendem de seu pescoço, e suas asas são bem pequenas. A plumagem, que mais se assemelha a um pelo grosso, é de cor marrom-escura ou preta. Já o pescoço e a cabeça, desprovidos de penas, possuem coloração azul e vermelha. A espécie é classificada como de Menor Preocupação em termos de conservação.
Para mais informações sobre esses animais semelhantes ao avestruz, consulte "Casuar-do-sul".
Casuar-anão (Casuarius bennetti)
Em nossa lista de aves semelhantes ao avestruz, também incluímos o casuar-anão, ou casuar-de-bennett, a menor das três espécies existentes. É endêmico da Nova Guiné, mas também pode ser encontrado em outras ilhas do arquipélago. Habita zonas altas e escarpadas, com vegetação bastante densa.
Suas características incluem uma altura máxima de 1,35 m, peso médio de 18 kg e plumagem áspera, de cor preta com o pescoço e a cabeça desprovidos de penas e apresentam coloração azul e vermelha. Atualmente, não há informações disponíveis sobre seu estado de conservação.
Casuar do norte (Casuarius unappendiculatus)
Nativo da Indonésia e de Papua-Nova Guiné, esse animal semelhante ao avestruz vive em florestas de terras baixas e florestas pantanosas, embora sua ecologia ainda não seja totalmente conhecida. Atinge cerca de 1,8 m de altura. Os machos pesam aproximadamente 40 kg, enquanto as fêmeas podem ultrapassar 50 kg.
A maior parte da cabeça é de um azul brilhante, com uma carne vermelha pendendo pelos lados do pescoço, e o corpo é coberto por plumagem preta. A espécie é classificada como de Menor preocupação em termos de conservação.
Peru-selvagem (Meleagris gallopavo)
Esta espécie de ave é nativa do Canadá e dos Estados Unidos, mas foi introduzida na Austrália, Nova Zelândia e nas ilhas Havaianas. Seu habitat inclui florestas densas, florestas mistas, pastagens e pântanos sazonais.
Embora apresente diferenças em relação aos avestruzes, podemos estabelecer algumas semelhanças, pois é uma ave de grande porte. Os machos pesam entre 6,8 e 11 kg e alcançam até 1,25 m de altura, enquanto as fêmeas pesam de 3,6 a 5,4 kg e podem chegar a 95 cm de altura. O estado de conservação da espécie é classificado como de Menor preocupação.
Abetarda-comum (Otis tarda)
A abetarda-comum é uma ave nativa da Ásia e da Europa, que se desenvolve principalmente em estepes, mas também ocupa campos agrícolas, planícies e pastagens.
Os machos medem tipicamente entre 90 cm e 1,05 m de altura, com peso variando de 5,8 a 18 kg, embora possam ocorrer variações regionais. As fêmeas são menores, medindo entre 75 e 85 cm e pesando de 3 a 8 kg.
A coloração dessa ave é predominantemente marrom com tons escuros e brancos na parte superior, e clara nas partes inferiores. Devido aos impactos em seu habitat, a espécie é classificada como Em perigo de extinção.
Inhambu-serra (Tinamus major)
Esta ave, que pode ser semelhante ao avestruz, é nativa da América do Sul, abrangendo países como Belize, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Equador, Guiana Francesa, Guatemala, Guiana, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Peru, Suriname e Venezuela. Habita em florestas tropicais densas, florestas secundárias e plantios.
Embora, à primeira vista, essa ave não pareça tão semelhante ao avestruz, ao observá-la mais de perto, percebe-se que possui um corpo semelhantemente arredondado. É significativamente menor que as espécies anteriores, com uma média de 44 cm de altura e pesos variando entre 960 g e 1,2 kg, sendo as fêmeas mais pesadas que os machos. A espécie é classificada como de Menor preocupação em termos de conservação.
kiwi-manchado-grande (Apteryx haastii)
O kiwi-manchado-grande é endêmico da Nova Zelândia, habitando montanhas arborizadas, pastagens, florestas de faia e arbustos. Embora seja talvez a espécie que menos se assemelha ao avestruz, ambas compartilham a característica de possuir corpos robustos.
Seu peso varia entre 2,4 e 3,3 kg, tornando-se uma ave muito menos pesada, com comprimento entre 44 e 55 cm. A coloração é composta por penas cinzas, marrons e esbranquiçadas. A introdução de espécies exóticas causou a classificação da espécie como Vulnerável em termos de conservação.
Se deseja ler mais artigos parecidos a Qual ave parece com avestruz?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.
- Animal Diversity Web. (2020). Disponible en:https://animaldiversity.org/
- IUCN. (2024). The IUCN Red List of Threatened Species. Versión 2024-1. Disponible en: https://www.iucnredlist.org