Casuares

Casuar-do-sul

Atualizado: 14 fevereiro 2023
Casuar-do-sul

O casuar-do-sul é uma ave de grande porte sem capacidade de voo, como avestruzes ou emas. Alguns consideram-na a ave mais perigosa do mundo, devido aos potentes pontapés que podem dar quando se sentem ameaçadas.

São aves selvagens, tímidas e difíceis de ver em liberdade, ainda que isto tenha mudado devido à ação humana sobre a selva. Nesta ficha do PeritoAnimal, conheceremos esta bela ave, com um certo aspecto de dinossauro, de onde é, como vive e do que se alimenta.

Descubra tudo sobre o casuar-do-sul a seguir.

Origem
  • Oceania
  • Austrália
  • Papua-Nova Guiné

Índice

  1. Origem do casuar-do-sul
  2. Características do casuar
  3. Habitat do casuar-do-sul
  4. Alimentação do casuar-do-sul
  5. Reprodução do casuar-do-sul

Origem do casuar-do-sul

O casuar-do-sul (Casuarius casuarius) é uma ave que pertence à família Casuariidae, como as emas. Originárias da Pápua-Nova Guiné e Austrália, são consideradas dinossauros vivos devido ao seu grande porte e tipo de penas. As populações de casuares em liberdade estão diminuindo devido à perda do seu habitat e à fragmentação. Seu estado de conservação, segundo a UICN, é vulnerável; já para o governo da Austrália, esta espécie está muito ameaçada.

Características do casuar

As duas características mais facilmente distinguíveis do casuar-do-sul são seu grande porte (alcançando quase 2 metros de altura e 40 kgs de peso), e sua crista sólida, como um capacete. Este capacete é de coloração cinza tanto em fêmeas quanto em machos, apesar do das fêmeas ser maior e mais brilhantes. Já as crias não possuem essa crista.

O pescoço possui uma protuberância caruncular vermelha. As penas, primitivas, negras e finas, semelhantes a um pelo, cobrem todo o corpo com exceção do pescoço, cabeça e patas. A pele da cabeça e do pescoço é azul, com exceção da parte posterior do pescoço, que é vermelha. A plumagem dos filhotes alterna listras amarelas e pretas.

Suas patas são muito robustas e fortes, capazes de dar golpes fortes caso se sintam ameaçados e sem escapatória. Possuem uma garra muito afiada em cada pé, que usam durante disputas territoriais ou comportamentos defensivos. Sua pele grossa e o tipo de pena que possuem os protege das patadas de outros casuares ou quando precisam atravessar a vegetação da selva, por muitas vezes espinhosa.

Uma outra curiosidade é que o casuar-do-sul é uma das aves que não voam.

Habitat do casuar-do-sul

O habitat do casuar-do-sul é a selva tropical, e a vegetação densa deste tipo de local faz com que seja difícil observar os animais. Como muitos outros lugares do planeta, a selva tropical da Austrália e da Papua-Nova Guiné está sendo destruída. O desmatamento descontrolado, a agricultura e a pecuária estão acabando com o habitat do casuar-do-sul e muitos outros animais. Por conta disto, a ave pode ser vista rondando zonas urbanas, hortas e jardins em busca de alimento.

São animais solitários e mantêm um território fixo durante todo o ano.

Alimentação do casuar-do-sul

O casuar-do-sul é uma ave principalmente frugífora, se alimentando de frutos que caem no chão, mas também podem comer caracois, cogumelos ou até pequenos mamíferos mortos que consigam encontrar. Por serem animais solitários, não compartilham as fontes de alimento. Caso dois machos se encontrem, realizarão uma série de comportamentos de enfrentamento como levantar-se, eriçar as penas e golpear o solo até que o outro desista e vá embora. Caso uma fêmea e um macho se encontrem, sempre será o macho que se afastará, pois as fêmeas são mais dominantes.

Algumas das plantas e fungos que os casuares comem são tóxicos, mas seu sistema digestivo está preparado para consumí-los. Por outro lado, os casuares têm um papel fundamental na dispersão de sementes dentro da selva, tendo mais relevância que os mamíferos dispersadores.

Reprodução do casuar-do-sul

Os casuares costumam se reproduzir entre os meses de junho a outubro. Fêmea e macho se encontram e, após um breve cortejo, copulam. Em pouco tempo, a fêmea põe uma média de quatro ovos em um ninho feito de vegetação no solo e parte, deixando o macho completamente encarregado da prole, sua incubação e criação, até que tenham idade suficiente para se tornarem independentes.

A fêmea pode se reproduzir com vários machos. Os pintinhos são nidífugos, isto é, poucas horas após sair do ovo já conseguem andar e buscar alimento com o pai, aprendendo assim tudo o que se fizer necessário para a vida sozinhos.

Agora que você já conhece as características, habita, alimentação e reprodução do casuar-do-sul, confira a seguir uma galeria de fotos de casuares-do-sul:

Bibliografia
  • BirdLife International 2008. Casuarius casuarius. In: IUCN 2010. IUCN Red List of Threatened Species. Version 2010.1. <www.iucnredlist.org>. Downloaded on 15 June 2010.
  • Bradford, M. G., Dennis, A. J., & Westcott, D. A. (2008). Diet and dietary preferences of the southern cassowary (Casuarius casuarius) in North Queensland, Australia. Biotropica, 40(3), 338-343.
  • Campbell, H. A., Dwyer, R. G., Fitzgibbons, S., Klein, C. J., Lauridsen, G., McKeown, A., ... & Westcott, D. A. (2012). Prioritising the protection of habitat utilised by southern cassowaries Casuarius casuarius johnsonii. Endangered Species Research, 17(1), 53-61.
  • Crome, F. H. J. (1976). Some observations on the biology of the cassowary in northern Queensland. Emu, 76(1), 8-14.
  • Gardner, D. S. (1984). A note on the androgynous qualities of the cassowary: or why the Mianmin say it is not a bird. Oceania, 55(2), 137-145.
  • Stocker, G. C., & Irvine, A. K. (1983). Seed dispersal by cassowaries (Casuarius casuarius) in North Queensland's rainforests. Biotropica, 170-176

Fotos de Casuar-do-sul

Suba a sua foto de Casuar-do-sul

Suba a foto do seu Pet
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
Como avalia esta raça?
1 de 6
Casuar-do-sul