Partilhar

Por que os cachorros uivam quando ouvem sirene?

 
Por Aline Nunes. Atualizado: 10 setembro 2018
Por que os cachorros uivam quando ouvem sirene?

Ver fichas de  Cachorros

Esta situação, sem dúvida, é bastante conhecida por quem tem um cão ou um cão vizinho, ainda que nas cidades, seja mais comum testemunhar que nos ambientes rurais, já que eles têm uma densidade populacional menor.

Embora seja verdade que nem todos os cães reagem da mesma maneira, a maioria deles uiva e chora quando ouve uma ambulância. Por que isso acontece? Neste artigo do Perito Animal, vamos explicar por que os cachorros uivam quando ouvem sirene, o que fazer e outros fatos interessantes para se ter em mente. Continue lendo!

Os sons agudos são desconfortáveis para eles?

A audição do cão é bem mais desenvolvida que a humana. Especificamente, o cão pode perceber sons de até 60.000 Hz, enquanto as pessoas só conseguem ouvir sons que chegam a 20.000 Hz. É graças a essa característica que os cães são capazes de perceber sons imperceptíveis para nós.

Porém, por que os cães uivam com sons agudos? Eles geralmente respondem a frequências que nos não percebemos, dando retorno a um estímulo que pode ser desconfortável para eles. É por isso que alguns cães uivam com as armas, enquanto outros uivam quando ouvem uma flauta.

No entanto, às vezes, os cães uivam por um longo tempo sem qualquer estímulo auditivo específico. Nesses casos, se trata de outro tipo de situações e até problemas comportamentais, como a ansiedade por separação, em que uiva quando se encontra sozinho em casa, pois, não sabe administrar a sua solidão.

Por que os cachorros uivam quando ouvem sirene? - Os sons agudos são desconfortáveis para eles?

Por que os cães uivam quando uma sirene soa?

Além de se tratar de um som agudo que às vezes pode ser irritante para alguns cães, existem outras causas que explicam porquê os cães uivam quando uma ambulância passa.

Às vezes os cães uivam quando ouvem sirenes, pois, o ruído os faz lembrar os uivos dos seus companheiros. É importante notar que o próprio uivo tem vários significados, embora os mais relevantes seja a tristeza, o isolamento social ou o medo de serem deixados sozinhos. Saiba mais sobre o uivo dos cães no Perito Animal.

Lembre-se que os cães comunicam as suas emoções de diferentes maneiras, por meio da vocalização e da postura corporal, por exemplo, permitindo que se expressem corretamente. Isso nos ajuda a avaliar as suas necessidades e a entender certos comportamentos que pode realizar.

Mesmo sem haver qualquer animal em perigo, o cão pode perceber um pedido de ajuda, por isso dá uma resposta. Além disso, os cães também comunicam a sua presença dessa maneira. Alguns deles em particular ou cruzamentos específicos têm uma tendência a uivar, como as raças nórdicas: husky siberiano e malamute do Alasca, entre outros.

Se o nosso cachorro uiva com sirenes, devemos fazer algo?

O cão realiza esse comportamento de maneira instintiva, de modo que reprimi-lo seria negativo, além de ser difícil de ser evitado. O nosso conselho é permitir que o animal se expresse, mas você também pode fazer algumas ações extras:

  • Se você está na rua quando isso acontece, ignore o uivo e continue andando como se nada tivesse acontecido, você deve agir com calma e sem prestar atenção. Isso ajudará o seu cão a entender que nada de ruim acontece. Ao contrário, se você o levar nos braços, prestar atenção nele ou agir de maneira nervosa e incoerente, estará comunicando que há razões para ficar alarmado e o comportamento pode piorar.
  • Claro, se o seu cão está com medo e procura esconder-se, você pode acariciá-lo e dar-lhe abrigo. Lembre-se de que o medo é uma emoção e não se reforça. O que você deve evitar é reforçar condutas negativas, como correr, latir compulsivamente ou quebrar coisas.
  • Se você está em casa, é melhor distraí-lo antes que ele comece a uivar. Assim que você perceber a ambulância, poderá realizar um searching rápido ou oferecer um petisco para cães de longa duração. Isso evitará o latido, o manterá ocupado, distraído e o reforçara ao mesmo tempo, por não uivar.

No caso do cachorro uivar sem motivo aparente, recomendamos consultar um veterinário. A demência senil em cães, por exemplo, pode causar medos e inseguranças, que levam o cão a uivar por se sentir sozinho, por exemplo, em sua própria casa.

Por que os cachorros uivam quando ouvem sirene? - Se o nosso cachorro uiva com sirenes, devemos fazer algo?

Quando o cachorro uiva quer dizer que alguém vai morrer?

Algumas pessoas afirmam que o uivo do cachorro está relacionado à morte. É verdade que eles são capazes de perceber o falecimento, no entanto, quando eles ouvem uma sirene eles não estão fazendo isso para anunciar a morte, já que eles não podem sentir os necromonas à grande distância.

Em todo caso, cada situação e cada cão são absolutamente diferentes, por isso nem sempre é fácil responder à pergunta "por que o meu cão uiva quando escuta a ambulância"...

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros uivam quando ouvem sirene?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Por que os cachorros uivam quando ouvem sirene?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?

Por que os cachorros uivam quando ouvem sirene?
1 de 3
Por que os cachorros uivam quando ouvem sirene?

Voltar ao topo da página