Curiosidades do mundo animal

Porque os lobos uivam para a lua?

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 27 dezembro 2017
Porque os lobos uivam para a lua?
Lobos

Ver fichas de  Lobos

Os lobos ou canis lupus são animais majestosos e cheios de mistério que o homem estuda há várias gerações. Entre todos os mistérios e incógnitas que envolvem este mamífero, existe uma pergunta muito habitual: porque os lobos uivam para a lua cheia?

Neste artigo do PeritoAnimal vamos dar-lhe algumas pistas sobre o significado desta ação e vamos resolver com você este mistério. Será que é apenas uma lenda ou existe uma explicação científica? Continue lendo!

Índice

  1. Lobo uivando para a lua - a lenda
  2. A influência da lua nos seres vivos
  3. Porque os lobos uivam?
  4. Motivo de os lobos uivarem

Lobo uivando para a lua - a lenda

Existe uma lenda antiga que conta que durante uma noite escura, a lua desceu até à terra para descobrir os mistérios dela. Quando chegou perto das árvores, ficou presa nos ramos delas. Foi um lobo que a libertou e, durante toda a noite, a lua e o lobo compartilharam histórias, jogos e brincadeiras.

A lua ficou apaixonada pelo espírito do lobo e, num ato de egoísmo, levou a sombra dele para recordar para sempre essa noite. Desde esse dia, o lobo uiva desesperadamente para a lua lhe devolver a sombra dele.

Porque os lobos uivam para a lua? - Lobo uivando para a lua - a lenda

A influência da lua nos seres vivos

Paralelamente à magia e a outras crenças de difícil explicação, sabemos que a terra é afetada pelos astros que se encontram no universo. Existe uma influência real e física entre os astros e o nosso planeta.

Durante milhares de gerações, os agricultores e pescadores adaptaram o trabalho deles de acordo com as fases da lua. Porquê? A lua tem um movimento mensal e periódico de 28 dias nos quais reproduz de forma exata o movimento anual do sol. Durante a lua crescente, aumenta a luminosidade noturna e, consequentemente, a atividade dos seres vivos. Assim, é produzida uma cadeia de fatores que estimulam o lobo, fatores que por nós humanos são muito difíceis de serem percebidos e os animais, com as suas incríveis capacidades, detectam com mais intensidade.

Porque os lobos uivam?

Todos nós, amantes dos animais, estamos de acordo que o uivo lo lobo é um fenômeno muito impactante e cativante. Os lobos, tal como outros animais, utilizam a fonética para se comunicarem com outros indivíduos.

O uivo do lobo é único e particular em cada indivíduo, ajudando a permanecer em contacto com todos os membros da matilha. Para que uma só vocalização consiga alcançar quilômetros de distância, o lobo tem de estender o pescoço para cima. Esta posição é um dos fatores que originou a expressão: "os lobos uivam para a lua".

Para além disso, o uivo do lobo é contagiante. Ao ter estruturas sociais complexas e um nível de inteligência elevado, são susceptíveis de sofrer estresse e outras emoções. Estarem afastados de outros membros da matilha, por exemplo, pode propiciar um aumento do volume do uivo para tentar reencontrar a família.

Porque os lobos uivam para a lua? - Porque os lobos uivam?

Motivo de os lobos uivarem

A ciência diz-nos que os lobos não uivam para a lua. Porém, é possível que a lua cheia influencie de alguma forma o comportamento destes animais e que isso se reflita num aumento de intensidade e frequência dos uivos.

A morfologia e a própria natureza das relações sociais destes animais, levaram a que se perpetuasse esta ideia tão popular e que continua a parecer mágica!

Se deseja ler mais artigos parecidos a Porque os lobos uivam para a lua?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Porque os lobos uivam para a lua?