Prevenção

Por que o nariz do gato muda de cor?

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 15 junho 2021
Por que o nariz do gato muda de cor?
Gatos

Ver fichas de  Gatos

Quem convive com um gato já deve estar acostumado a alguns sinais típicos da linguagem corporal felina: os movimentos da cauda, os pelos que se arrepiam e as suas posturas. Se você é um tutor de gato observador, já deve ter reparado que em algumas situações específicas o nariz do gato muda de cor. Diferente dos citados anteriormente, a mudança de cor no nariz do gato tem uma explicação fisiológica que pode ter sido incentivada por alguns comportamentos e situações específicas. Neste post do PeritoAnimal explicamos por que o nariz do gato muda de cor e quais as patologias que tem a pigmentação ou despigmentação do nariz do gato como um dos seus sintomas.

Índice

  1. Porque o nariz do gato muda de cor
  2. Nariz do gato perdendo a cor
  3. Doenças e alergias que mudam a cor do nariz do gato

Porque o nariz do gato muda de cor

As cores do nariz de um gato podem variar bastante, de mais rosadinho a mais escuro. Assim como os humanos, os gatos têm diferentes tons de pele. Então, é normal que tenham diferentes cores de nariz: marrom, rosado, amarelado ou preto, por exemplo. Se o seu gato é filhote, você também pode notar que com o passar das semanas o nariz rosadinho dele vá adquirindo outra tonalidade ou ficando mais escuro.

Aumento da pressão arterial

Como bons tutores devemos estar sempre atentos a qualquer mudança tanto no comportamento, quanto física, no nosso felino. Se você nota que o nariz do gato muda de cor apenas em momentos pontuais, como de excitação, estresse ou quando ele realiza algum esforço extra, a explicação está relacionada ao aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial. Não é sinal de problema patológico para gatos saudáveis, mas no caso de estresse é preciso avaliar o que o deixa assim.

  • Excitação;
  • Estresse;
  • Esforço físico.

Ou seja, assim como nós, humanos, podemos ficar vermelhos quando nos exercitamos ou passamos por alguma situação de esforço, esse mesmo sintoma pode se manifestar no nariz dos felinos temporariamente. Se essa mudança não é algo temporário, no entanto, é preciso estar atento a outros sintomas e considerar as causas abaixo.

Nariz do gato perdendo a cor

Assim que você notar que o nariz de gato muda de cor e não volta mais à original, é fundamental procurar um veterinário para diagnosticá-lo o quanto antes. No caso da despigmentação (nariz do gato esbranquiçado), algumas das causas possíveis são:

Vitiligo

O vitiligo em gatos, apesar de raro, existe. Essa condição é caracterizada pela despigmentação da pele e pêlo. Para confirmar, é preciso da avaliação veterinária, mas nesse caso a despigmentação do nariz do gato também acompanha a despigmentação dos pelos.

Por que o nariz do gato muda de cor? - Nariz do gato perdendo a cor

Lúpus felino

Essa doença autoimune também afeta os gatos. No caso do Lúpus Eritematoso Discoide, caracteriza-se pela despigmentação da pele, possível vermelhidão e descamações.

Doenças e alergias que mudam a cor do nariz do gato

Quando o nariz do gato muda de cor, ficando muito mais intensa ou escura do que o normal , pode ser um dos sintomas de:

Alergias

Além das picadas, gatos também podem apresentar alterações no nariz como sintoma de reações alérgicas à plantas ou fatores crônicos como a rinite alérgica, por exemplo. Nesses casos o gato também poderá apresentar dificuldades respiratórias, coceira, espirros e inchaço. É fundamental procurar um veterinário para descartar ou tratar qualquer intoxicação.

Câncer

Existem diferentes tipos de câncer em gatos e seus sintomas variam, mas essa é uma hipótese que não deve ser descartada se essa mudança de cor no nariz do gato na verdade for uma ferida que não cicatriza, por exemplo. O diagnóstico deverá ser feito por um veterinário.

Por que o nariz do gato muda de cor? - Doenças e alergias que mudam a cor do nariz do gato

Hipotireoidismo ou ou hipertireoidismo

Alterações dermatológicas, não necessariamente apenas na cor do nariz do gato, são um dos possíveis sintomas das alterações hormonais na tireoide dando tanto a impressão de que o nariz do gato está perdendo a cor, como ao contrário. Confira a lista de completa de sintomas no artigos sobre hipotireoidismo felino.

Lesões ou contusões

Arranhões e lesões provocadas por brigas com outros gatos, acidentes domésticos e outras causas podem dar a impressão de que o nariz do gato mudou de cor. Nesse caso, costuma ser fácil identificá-las, mas precisam ser tratadas e desinfetadas o quanto antes para evitar infecções e até deformação do rosto do animal.

Por que o nariz do gato muda de cor? -

Picadas

Reações a picadas de insetos bem no nariz do felino também podem causar vermelhidão e inchaço local. Se além desses sintomas você também notar sintomas como náuseas, vômito e febre, é obrigatório ir ao veterinário imediatamente pois trata-se de uma situação de emergência.

Outras

Outras patologias conhecidas por causarem alterações na aparência da pele ou nariz do gato são:

Muitas dessas doenças podem ser prevenidas com vacinação e desparasitação. Leve o seu gato para visitar um veterinário regularmente para qualquer sintoma seja detectado o quanto antes.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o nariz do gato muda de cor?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Bibliografia
  • Cadernos Técnicos de Veterinária e Zootecnia. (Cadernos Técnicos da Escola de Veterinária da UFMG). Dermatologia em cães e gatos. ISSN 1676-6024. Nº 71 - DEZEMBRO DE 2013. Acesso em 7 de abril de 2020.

Vídeos relacionados com Por que o nariz do gato muda de cor?

1 de 3
Vídeos relacionados com Por que o nariz do gato muda de cor?

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Por que o nariz do gato muda de cor?