Prevenção

Caroço na barriga do cachorro, o que pode ser?

 
Carla Moreira
Por Carla Moreira, Médica veterinária. 20 junho 2023
Caroço na barriga do cachorro, o que pode ser?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Uma situação muito comum é achar um caroço no corpo do cachorro quando o acariciamos. Para um tutor mais cuidadoso, esse achado pode despertar medo e insegurança, pois ele logo pensará em alguma doença grave. Mas nem sempre o caroço significa algo preocupante, podendo ser até mesmo o resultado de um simples entupimento de glândula da pele ou uma picada de inseto.

De qualquer forma, todo caroço no cachorro deverá ser investigado, independentemente do seu tamanho e aparência. Esses nódulos devem ser analisados por um especialista, para que sejam feitos diagnóstico e tratamento corretos. Pode ser algo benigno, simples, mas é melhor verificar o mais cedo possível.

Mas um caroço na barriga do cachorro, o que pode ser? Além de um sintoma de várias doenças, é um alerta que não pode ser ignorado pelo tutor. O histórico do animal ajudará o médico veterinário a direcionar os exames solicitados, por isso sempre é bom estar atendo às lesões que aparecem no corpo do pet. Se você quer saber as possíveis causas e o que fazer nessa situação, continue lendo este artigo até o final! Aqui, daremos dicas de como identificar um caroço na barriga do cachorro, o que fazer e como evitar. Boa leitura!

Índice

  1. Como identificar um caroço na barriga do cachorro?
  2. É normal o cachorro ter um caroço na barriga?
  3. Caroço na barriga do cachorro, o que pode ser?
  4. O que fazer quando aparece um caroço na barriga do cachorro?
  5. Como prevenir o aparecimento de caroços na barriga do cachorro?

Como identificar um caroço na barriga do cachorro?

A melhor forma de se identificar um caroço na barriga do cachorro é palpando, acariciando o amigo peludo. O banho também é um excelente momento para se identificar nódulos, lesões de pele, hematomas e ferimentos no cachorro, pois os pelos estarão molhados, facilitando a visualização da pele.

É normal o cachorro ter um caroço na barriga?

Não é normal o cachorro ter um caroço na barriga, mas é bem comum. Uma diversidade de causas pode ser associada à presença de um nódulo no animal, devendo ser investigadas. Além disso, a pele é o maior órgão do corpo, não sendo de se assustar que apareçam vários problemas nela, pois está constantemente exposta a agentes ambientais com potencial de causarem lesões.

Caroço na barriga do cachorro, o que pode ser?

Um caroço na barriga do cachorro pode ter sido provocado por diferentes motivos. A seguir listaremos os mais comuns:

1. Cicatriz umbilical

Essa cicatriz costuma ficar bem no meio da barriga e, em alguns casos, pode formar uma bolinha macia, chamada de hérnia umbilical. Alguns casos exigem cirurgia, mas a maioria dos cães fica bem sem que qualquer tratamento seja necessário.

2. Picada de inseto

Uma ferroada de inseto pode se transformar em um caroço na barrigado cachorro bastante dolorido. Alguns podem infeccionar e se transformar em abscesso, exigindo o uso de antibióticos.

3. Tumores mamários

Os tumores mamários podem ser percebidos como caroços perto das mamas. O mais comum é que ocorram em fêmeas, mas também podem surgir em cães machos, em casos raros. Esses tumores geralmente ficam junto às glândulas mamárias ou perto delas, sendo a maioria responsiva a hormônios. Cadelas que não foram castradas precocemente e que tomam anticoncepcional podem desenvolver esses tumores com uma maior frequência.

Os tumores de mama podem ser classificados em malignos ou benignos, sendo os primeiros invasivos e com tendência à formação de metástases. Já os benignos são as neoplasias consideradas estáveis, ou seja, não possuem características metastáticas, além de possuírem o crescimento mais lento.

A castração, além de evitar gestações indesejadas, atua como um fator de proteção para o aparecimento de neoplasias mamárias nas fêmeas. Quanto mais cedo a cadela for castrada, mais protegida estará do desenvolvimento dessa doença.

4. Tumor de pele

No Brasil, os tumores de pele aparecem com muita frequência, representando cerca de 37% dos casos de diagnóstico de neoplasias em cães, segundo estudos[1].

Alguns fatores contribuem para essa alta incidência, como a pele ser o maior órgão do corpo e representar uma barreira física entre o ambiente e o indivíduo, estar diretamente exposta a fatores cancerígenos, alto índice de degeneração e renovação celular, facilidade de visualização de lesões pelos tutores quando comparada a outros órgãos e variedade de componentes celulares, podendo desenvolver vários tipos de neoplasia.

Além desses fatores, ainda temos a predisposição genética, histórico familiar, idade dos cães e a exposição à radiação ultravioleta, que favorecem o aparecimento de neoplasias.

5. Abscessos

São coleções de material purulento (pus) que se acumulam em tecidos, órgãos ou espaços dentro do corpo. É caracterizado por um nódulo edemaciado, dolorido e cheio de pus. Normalmente os abscessos são causados por infecção bacteriana, resultando em sintomas como: caroço sob a pele contendo líquido branco ou amarelado, vermelhidão em volta, dor no local, inchaço e febre.

6. Lipoma

Também conhecidos como “bolinha de gordura”, o lipoma trata-se de um tumor benigno, composto por células de tecido adiposo, que se acumulam dentro de uma cápsula fibrosa logo abaixo da pele, no tecido subcutâneo. Geralmente não causam dor e crescem lentamente, possuem aspecto arredondado e se movimentam como se estivessem soltos debaixo da pele.

Apesar deste tipo de caroço na barriga do cachorro ser benigno, recomenda-se a sua retirada enquanto ainda está pequeno, para que não haja problemas com a quantidade de pele a ser retirada durante a cirurgia. Alguns podem desaparecer espontaneamente.

7. Cistos

O cisto cutâneo é uma estrutura sacular delineada por uma camada de células epiteliais. A classificação dos cistos depende da identificação do seu epitélio ou da estrutura preexistente da qual ele surgiu. Desta forma, os cistos cutâneos podem ser classificados de acordo com os achados histológicos em: cisto folicular, cisto dermóide, cisto de glândula sudorípara apócrina, cisto de glândula sebácea e cisto branquial. Eles são muito semelhantes clinicamente, podendo ocorrer por uma anomalia congênita ou secundário a outros fatores[2].

O que fazer quando aparece um caroço na barriga do cachorro?

Quando encontrar um caroço na barriga do cachorro, não espere para procurar ajuda! Quanto antes for realizado o diagnóstico e instituído o tratamento, maiores chances de cura terá o cãozinho. Deixar um caroço crescer, sem saber do que se trata, pode colocar a vida do animal em risco, além de dificultar um procedimento cirúrgico de retirada da lesão, caso seja necessário. Quanto maior o caroço, maior será a quantidade necessária de pele para que ele seja retirado com boa margem de segurança. Além disso, algumas das coisas que você deve fazer, são:

  • Não tente espremer ou manipular o caroço, pois isso pode causar desconforto ao seu cachorro e até mesmo agravar a situação, caso seja um tumor.
  • Evite que ele coce ou lamba o caroço excessivamente, pois isso pode causar irritação ou infecção secundária.
  • E claro, não se preocupe tanto sem saber o que é o caroço! Pode ser algo benigno que não representa risco algum ao peludo! Mas não deixe de investigar!

Como prevenir o aparecimento de caroços na barriga do cachorro?

Não existe uma forma de prevenir o aparecimento de caroços na barriga do cachorro de um modo geral. Alguns cuidados podem ser tomados e ajudarão nisso, como por exemplo, não utilizar anticoncepcionais nas fêmeas, sempre observar o corpinho do cachorro, principalmente durante o banho e, caso encontre algum caroço, não ignorar ou deixar para tratar depois, procurar um médico veterinário o mais breve possível.

Quanto antes o caroço for tratado, maiores chances o animal terá de ficar curado, caso seja algo mais grave. Além disso, se for necessária uma remoção cirúrgica, quanto menor, menos pele será retirada e melhor será a cicatrização. Fique sempre de olho!

Agora que você já sabe tudo sobre os caroços na barriga do cachorro e viu o que podem ser, talvez você possa se interessar pelo vídeo a seguir no qual explicamos as razões que fazem um cão ficar lambendo muito suas patas:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Caroço na barriga do cachorro, o que pode ser?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Referências
  1. Lima, S.R. et al. Neoplasmas cutâneos em cães: 656 casos (2007-2014) em Cuiabá, MT. Pesq. Vet. Bras., 38(7), julho de 2018. Disponível em https://www.scielo.br/j/pvb/a/gYh4ZQ3GKPY85KYjxNvZzFd/?lang=pt&format=pdf. Acesso em 20/06/2023.
  2. Tanaka, L.M.S., Pietroluongo, B. Múltiplos cistos foliculares na cabeça de cão. Medvep – Revista Científica de Medicina Veterinária – Pequenos Animais e Animais de Estimação, 2018, Ed. 48, vol.II. Disponível em https://medvep.com.br/wp-content/uploads/2020/06/M%C3%BAltiplos-cistos-foliculares-na-cabe%C3%A7a-de-c%C3%A3o.pdf. Acesso em 20/06/2023.
Bibliografia
  • Sousa, J.C. Neoplasia mamária em cadelas: aspectos clínicos, diagnósticos e terapêuticos. Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – UNICEPLAC, 2021. Disponível em https://dspace.uniceplac.edu.br/bitstream/123456789/1821/1/Janielle%20Caroline%20de%20Sousa.pdf. Acesso em 20/06/2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Caroço na barriga do cachorro, o que pode ser?