Por que o meu gato não quer comer

Por que o meu gato não quer comer

Por vezes observamos que os nossos gatos estão inapetentes e então ficamos preocupados nos perguntando: por que meu gato não quer comer? As causas que podem levar a esta mudança no comportamento do nosso felino podem ser desde muito simples a realmente graves, as quais o veterinário deve tratar imediatamente.

Dependendo da raça do gato, algumas expressão de forma clara e bem visível as suas necessidades, tal como acontece com os siameses, por exemplo. O então, "sofrem em silêncio", como acontece com os gatos Ragdoll. Continue a leitura deste artigo do Perito Animal, onde lhe damos algumas respostas que podem explicar porque o seu gato não quer comer.

Por que o gatos não querem comer no Verão

Durante o verão é bem sabido que habitualmente os gatos costumam diminuir a ingestão de comida. O calor e o fato de dormirem mais horas nas zonas frescas que descobrem, fazem com que o seu apetite diminua. Esta reação acentua-se se o gato não tiver água suficiente no seu bebedouro para poder saciar a sua sede.

Existem raças, mas explicitas nesse aspeto, que não temem em subir até ao lavatório, ou até a uma torneira para a lamberem em busca das preciosas gotas de água. No entanto, existem outras raças menos dinâmicas que se dedicam muito a dormir e não a comer. Assim sendo, é a sede um dos motivos mais habituais para que os nossos gatos não comam. Se esta atitude se repete, é um claro sinal de que não estamos cuidando bem do nosso gato.

Tricobezoares

As bolas de pelo intestinais chamadas tricobezoares são o motivo mais habitual para o nosso gato não querer comer. Estas bolas, cuja formação se deve à ingestão acidental de pelo morto da sua pelagem por parte do gato ao lamber-se, são a principal razão da redução de apetite nos gatos.

Para evitar as ditas bolas de pelo existem três soluções muito fáceis. A primeira é uma escovagem frequente do gato (especialmente durante o período de muda de pelo). Esta ação diminui muitas possibilidades da formação de tricobezoares. A segunda consiste em administrar malte para gatos ao nosso felino para evitar a formação das desconfortáveis bolas de pelo no seu organismo.

Por último, se não escovarmos corretamente o gato nem o dermos malte, e as bolas já estiverem alojadas no seu intestino impedindo que evacue de forma adequada (o que provoca uma paragem imediata na ingestão de alimento), a solução será untar uma pata do nosso gato com parafina farmacêutica. O gato irá lamber a zona gordurosa para remover a parafina, ingerindo-a. A parafina é uma gordura artificial que nem os estômago nem os intestinos do gato assimilam. Assim sendo, toda a quantidade que entra tem que sair, lubrificando e arrastando para o exterior as tricobezoares intestinais.

Caso esta última solução não funcione, deve levar imediatamente o seu gato ao veterinário. A vida do seu gato corre perigo!

Alimentos em mau estado

Por vezes, sem querer, damos alimentos em mau estado ao nosso gato. Costuma acontecer com recipientes de ração fresca abertos durante horas e deixados de fora da geladeira, ou então com sobras dos nossos alimentos expostos ao calor que provoca fermentações e faz com que os insetos ponham os seus ovos nos ditos alimentos putrefactos e podem assim infetar o gato com parasitas.

Os gatos domésticos, ao contrário de muitos cães, não têm o seu sistema digestivo adaptado para comer restos. Esta característica e o fato de não serem tontos, obriga-os a parar de comer essas porcarias.

Doenças

Uma paragem repentina na ingestão de alimento por parte do nosso gato pode ser um sintoma de alguma doença grave. Por isso a visita ao veterinário é obrigatória, visto que pode tratar-se das já mencionadas tricobezoares, até problemas mais severos no aparelhos digestivo que pode necessitar de uma cirurgia.

Por outro lado, o estresse causado no gato por alguma circunstância traumática também pode fazer com que o gato não queira comer. Mudança de residência, um novo pet, nascimento ou morte de um membro da família, ou a morte de um animal de estimação, tudo isso pode ser a causa da paragem de alimentação por parte no nosso triste ou ciumento gato.

O meu gato não come nem bebe

Quando os gatos além de não comerem, também não bebem, é urgente a visita ao veterinário. As causas podem ser muitas e todas elas graves, e ainda mais se o gato vomita até a água que lhe damos com uma seringa. No entanto, as situações mais comuns são as seguintes:

  • Muito provavelmente será um sinal de que o nosso gato foi envenenado. Pode ser que tenha sido de forma acidental ao ingerir uma planta tratada com algum inseticida (os gatos consomem plantas para se purgarem). Também existem plantas venenosas: as azaleias, o eucalipto e muitas outras plantas são tóxicas. O veterinário deve tratar o mais rápido possível o envenenamento.

  • A raiva pode ser também a causa do seu gato não querer comer nem beber. Muita atenção com este problema, embora não aconteça em ambientes urbanos, excepto de existirem ratos que possam ter mordido o gato. Nos felinos que vivem em ambientes rurais o problema é mais frequente. Por este motivo é fundamental que os nossos gatos tenham a vacina antirrábica, entre outras.

  • A ingestão de objetos estranhos (costuma acontecer em filhotes ou gatos muito jovens), é uma fonte frequente de oclusões intestinais.

E para acabar, o envenenamento levado a cabo por miseráveis que nem merecem o apelido de pessoas ou seres humanos, costuma ser a causa mais frequente de lesões graves, irritantes e dolorosas no sistema digestivo, o que impede o gato de comer e beber.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que o meu gato não quer comer, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de alimentação.