Partilhar

Por que meu gato me lambe o rosto quando durmo?

Por que meu gato me lambe o rosto quando durmo?

Ver fichas de  Gatos

Existe uma ideia muito difundida de que os gatos são animais independentes, pouco sociáveis ​​e nada afetuosos, mas essa descrição não define a maioria dos gatos com os quais convivemos. Assim, ainda existem pessoas que se surpreendem com as demandas de carinho de seus companheiros felinos.

Você quer saber por que o seu gato lambe o seu rosto enquanto você dorme? Neste artigo do PeritoAnimal - Por que meu gato me lambe o rosto quando durmo? - vamos explicar por que o seu gatinho faz isso, um comportamento que combina o carinho que sente por você com um de seus comportamentos mais característicos: a autolimpeza.

Também lhe pode interessar: Por que o meu gato me lambe o cabelo?

Por que os gatos se lambem?

Se, por um lado os gatos não têm fama de animais carinhosos, eles são conhecidos por serem muito limpos. Assim, qualquer pessoa que observar um gato por algum tempo, provavelmente vai notar que ele se limpa cuidadosamente. Passa a língua primeiro sobre uma pata, depois sobre a outra para molhá-la e assim conseguir limpar a pelagem, começando pelo rosto, seguindo pelas pernas, pelo corpo e terminando na cauda.

A língua dos gatos é áspera por que isso facilita essa limpeza tão importante, não só para retirar a sujeira, mas também para manter a pelagem em boas condições para assim cumprir as suas funções de proteção e isolamento de altas e baixas temperaturas. Se, durante esse processo, o gato encontrar algum resíduo ou sujeira aderida, ele usará seus dentes para mordiscá-la e removê-la.

Todo esse ritual tipicamente felino é conhecido como autolimpeza. Contudo, os gatos não lambem apenas a si mesmos, mas também apresentam o comportamento de limpeza alheia, que é o que vai explicar porque seu gato lambe seu rosto quando você dorme. Existem muitas razões que explicam por que os gatos se lambem, mas a seguir, vamos te explicar o que é realmente o comportamento de limpeza alheia.

Por que meu gato me lambe o rosto quando durmo? - Por que os gatos se lambem?

A limpeza alheia dos gatos

Da mesma forma que os gatos se limpam, eles também limpam outros gatos. Esses comportamentos de limpeza têm suas raízes no momento em que os gatinhos nascem, pois desde o início de suas vidas, sua mãe começa a limpá-los com a própria língua, e eles só começam a cuidar de sua própria limpeza quando têm aproximadamente três semanas de idade.

A higiene que a mãe mantém com seus filhos reforça o vínculo social e familiar entre todos e, se permanecerem juntos, será um comportamento que irão manter por toda a vida. Também veremos esse comportamento em gatos que vivem juntos, independentemente da idade.

A limpeza alheia explica porque seu gato lambe seu rosto quando você dorme, já que faz parte desse comportamento que ele realiza regularmente. Isso significa que ele te considera sua família e que, como tal, cuida de você, pois esse comportamento, ao invés de ser voltado para a higiene, reforça os vínculos. Saiba mais sobre a limpeza alheia no vídeo seguinte:

A limpeza alheia dos humanos

Agora que os comportamentos de autolimpeza e limpeza alheia foram identificados, vamos explicar por que o gato lambe seu rosto quando você dorme. Em primeiro lugar, é preciso saber que para eles, o ser humano é uma espécie de felino grande que dá a eles os mesmos cuidados que a mãe oferecia no início de suas vidas. Nossos carinhos são como os carinhos que ela fazia com a língua nos filhotes.

Por mais velho ou independente que seja um gato, na sua presença ele volta a ser um filhote, devido ao processo de domesticação em que baseamos a nossa relação com estes felinos. Quando seu gato quer te limpar, ele se depara com o problema da diferença de altura. É por isso que muitas vezes ele se esfrega em suas pernas e dá pequenos saltos, tentando chegar mais perto do seu rosto. Se você estiver dormindo, ele vai aproveitar a oportunidade para lamber seu rosto e vai ser motivado a fazer isso, pois você está em um momento de especial relaxamento, que é o que ele sente durante a limpeza alheia.

Além disso, esse comportamento permite a troca de odores, muito importante, levando em consideração o papel que o cheiro desempenha na vida do gato. A mistura entre o odor corporal dele e o seu, irá reforçar a sensação familiar que você o gato sente com você. Finalmente, é necessário saber que durante a limpeza alheia, é possível que seu gato te dê uma leve mordida, pois como vimos, ele usa os dentes quando encontra sujeira durante a limpeza. Seu gato também te morde? Provavelmente é por esse motivo, mas é importante distinguir entre essas mordidas e aquelas que podem ser bruscas ou agressivas, que devemos evitar desviando a atenção do nosso gato.

Por que meu gato me lambe o rosto quando durmo? - A limpeza alheia dos humanos

A limpeza por deslocamento

Você já descobriu por que o seu gato lambe seu rosto quando você dorme. Como já dissemos, é um comportamento normal e, além disso, é um sinal de carinho e confiança em relação a você. Contudo, se observar que seu gato faz isso de forma exagerada, como por ansiedade, você pode estar estar diante de um comportamento de limpeza por deslocamento, que é aquele realizado justamente para acalmar um estado de estresse no gato. Nestes casos, você também poderá observar outros comportamentos, como o gato lambendo roupas ou chupando tecidos.

Neste caso, você deve descobrir as causas que estão incomodando seu gato para resolvê-las. O exame veterinário pode descartar uma origem física e, se for um distúrbio de comportamento que você não pode resolver, o tutor deve pedir ajuda a um etólogo ou especialista em comportamento felino.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Por que meu gato me lambe o rosto quando durmo?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário sobre Por que meu gato me lambe o rosto quando durmo?

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Agata
Isso euito verdade! Minha gatinha sempre que lambe meu rosto vem dando umas mordidinhas pra entrar tirar meu piercing no nariz kkkk e eu tentava entender o porque.

Por que meu gato me lambe o rosto quando durmo?
1 de 3
Por que meu gato me lambe o rosto quando durmo?

Voltar ao topo da página