Doenças do sistema reprodutor

Pênis do cachorro inflamado e vermelho - Por quê?

 
Maria Besteiros
Por Maria Besteiros, Auxiliar técnica veterinária. 6 setembro 2022
Pênis do cachorro inflamado e vermelho - Por quê?
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Neste artigo do PeritoAnimal explicaremos por que o pênis de um cachorro está inchado, inflamado e vermelho, um motivo de preocupação para os tutores e uma situação muito desconfortável para o cão, que sentirá dor e a mostrará lambendo insistentemente a área.

Falaremos também sobre como devemos agir se descobrirmos este problema em nosso cão e veremos a importância da atenção veterinária precoce para evitar lesões mais graves. Continue lendo!

Também lhe pode interessar: Pus no pênis do cachorro - Causas

Índice

  1. Anatomia genital do cachorro macho
  2. Parafimose, causa de inflamação e avermelhamento do pênis do cão
  3. Causas da parafimose em cães
  4. O que fazer quando o pênis do cachorro fica para fora?
  5. Como prevenir a parafimose em cães
  6. Outros problemas que podem afetar o pênis em cães

Anatomia genital do cachorro macho

Antes de explicar por que o pênis do cachorro está inflamado ou irritado, precisamos ter uma compreensão básica de sua anatomia. Seu aparelho genital consiste basicamente do pênis, testículos e próstata e todos estes elementos são suscetíveis a patologias. Neste caso, vamos nos concentrar naqueles que podem afetar o pênis.

O pênis é coberto por uma pele chamada prepúcio e em sua base há uma protuberância conhecida como bulbo da glande, que às vezes pode ser vista. No pênis podemos encontrar infecções do prepúcio, fimose, parafimose ou freio balano-prepucial, assim como neoplasias. Nas seções seguintes veremos qual condição pode fazer com que o pênis fique inflamado, vermelho e inchado.

Como um fato adicional, um cão atinge a maturidade sexual e começa a produzir esperma entre 6 e 12 meses de idade, dependendo da raça. Se o seu está entre estas idades e você também notou comportamentos que você considera estranhos, como tentar montar outros machos, veja o seguinte artigo: "Por que o seu cão monta outros cachorros".

Pênis do cachorro inflamado e vermelho - Por quê? - Anatomia genital do cachorro macho

Parafimose, causa de inflamação e avermelhamento do pênis do cão

A parafimose também é conhecida como "pênis preso fora do prepúcio", pois é exatamente isto que acontece. Assim, podemos ver que nosso cão tem um pênis inchado, vermelho e irritado. O que acontece é que o pênis se estende para fora do prepúcio e não pode voltar para dentro dele. Além disso, nestes casos, o próprio prepúcio comprimirá o pênis, fazendo-o ficar avermelhado.

A parafimose não deve ser confundida com a saída espontânea do pênis do prepúcio, que pode ocorrer, por exemplo, quando o cão monta um objeto. Nesses casos, o pênis voltará ao prepúcio por conta própria em questão de minutos. Caso contrário, devemos agir conforme detalhado nas seções seguintes.

Causas da parafimose em cães

Se o pênis de nosso cão estiver inchado e vermelho devido à parafimose, devemos saber que a causa é a presença de pêlos longos na pele ao redor do prepúcio. Estes pêlos interferirão em sua mobilidade e, portanto, uma vez que o pênis é exposto, ele não pode deslizar, pois é retido por estes pwlos.

O que fazer quando o pênis do cachorro fica para fora?

Agora que sabemos por que o pênis de um cão está inflamado, irritado e vermelho, explicaremos como podemos agir se formos confrontados com esta situação. Como explicamos nas seções anteriores, o pênis com parafimose fica comprimido, daí a importância de uma intervenção rápida para evitar danos permanentes.

Como medida de emergência, podemos lubrificar o pênis usando vaselina ou azeite de oliva e, com muito cuidado, empurrar o prepúcio para trás para que ele se desenrole, liberando assim quaisquer pelos que possam ter ficado presos. Se depois deste movimento o pênis ainda não conseguir retornar completamente ao interior do prepúcio, devemos ver um veterinário com urgência. Em alguns casos, a parafimose exigirá intervenção cirúrgica.

Pênis do cachorro inflamado e vermelho - Por quê? - O que fazer quando o pênis do cachorro fica para fora?

Como prevenir a parafimose em cães

Para evitar que nosso cão tenha um pênis inchado e avermelhado em consequência da parafimose, podemos evitá-lo aparando os pelos mais longos ao redor do prepúcio. Devemos também prestar atenção aos momentos em que o pênis pode ficar de fora, por exemplo, como já dissemos, quando o cão está montando um objeto ou está muito excitado. Devemos nos certificar de que o pênis seja capaz de se retrair de volta ao prepúcio e, se passarem minutos e essa retração não ocorrer, devemos intervir urgentemente para evitar que a condição se agrave. Se não for tratada, pode ocorrer necrose.

Outros problemas que podem afetar o pênis em cães

Às vezes não veremos que o pênis de nosso cão está inflamado e vermelho, porque está dentro do prepúcio, mas notaremos que o cão lambe excessivamente ou notaremos uma descarga purulenta e mal cheirosa. Estes sintomas são indicativos de uma infecção que pode afetar o prepúcio e a glande e é chamada de balanopostite. Exigirá tratamento veterinário.

Além disso, o pênis pode ser afetado por picadas de insetos, dermatites de contato ou traumas. Assim, se notarmos que nosso cão está lambendo excessivamente ou se observarmos a área com feridas, hematomas ou espinhas, devemos visitar nosso veterinário. Para mais informações, veja o artigo "Pus no pênis do cachorro - Causas".

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Pênis do cachorro inflamado e vermelho - Por quê?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças do sistema reprodutor.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Pênis do cachorro inflamado e vermelho - Por quê?