Doenças do sistema reprodutor

Minha cachorra está com a parte íntima inchada - Causas

Eva López
Por Eva López, Jornalista. 12 abril 2023
Minha cachorra está com a parte íntima inchada - Causas
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

Uma cadela pode ter a vulva inflamada por algo tão simples como o início do cio ou por causas graves como a infecções, inflamação vaginal, tumores, cistos, início de prolapso ou intrusão de corpos estranhos. Portanto, se confirmado que a cadela não está no cio, é importante procurar um veterinário o mais rápido possível para obter um diagnóstico e estabelecer o melhor tratamento. Algumas causas podem levar à morte da cadela se não forem tratadas a tempo, portanto, sua rápida ação é vital para ela.

Neste artigo do PeritoAnimal, detalhamos as causas mais comuns que nos levam a estar diante de uma cachorra com a parte íntima inchada, ou inflamação da vulva, para que você possa coletar o máximo de informações possível e procurar um especialista. Continue lendo e descubra por que sua cadela está com a vulva inflamada.

Índice

  1. Por que minha cachorra está com a parte íntima inchada e sangrando?
  2. Minha cadela está com a vagina inflamada e não está no cio, o que pode ser?
  3. Causas pelas quais minha cadela está com a vulva inchada e vermelha
  4. Minha cadela está grávida e sua vulva está inchada, devo me me preocupar?

Por que minha cachorra está com a parte íntima inchada e sangrando?

Se a sua cadela está com a vulva inchada e sangrando, e tem entre 6 meses e 1 ano de idade, é muito provável que esteja passando pelo seu primeiro cio. Isso não é uma ciência exata e, portanto, não há uma idade fixa para todas as cadelas. Em geral, as cadelas de pequeno porte ou toy costumam iniciar esse período por volta dos 6 meses, já as de porte médio ou grande entre 7 e 13 meses, enquanto as de raças gigantes podem demorar até 16 meses de idade.

Além de observar um leve ou significativo sangramento e a inflamação da vulva, a cadela no cio apresenta outros sintomas:

  • Fica mais receptiva aos machos;
  • Procura aproximar-se de machos durante os passeios;
  • Os machos se aproximam com excitação para cheirar suas partes íntimas;
  • A vulva fica mais escura;
  • Ela lambe muito a vulva.

Se você puder confirmar que sua cadela não está no cio, seja por causa da idade ou porque está acompanhando o ciclo e ainda não é hora, ou se tiver a sensação de que o cio dela está durando mais do que o normal, a inflamação da vulva e o sangramento, esses sintomas podem ser causados ​​por outras razões:

  • Cistos nos ovários. Embora existam vários tipos de cistos ovarianos, os mais comuns são os funcionais. Estes cistos provocam um estado estral constante, ou seja, aos olhos dos tutores é como se a cadela estivesse em um cio permanente. Assim, se após 40 dias do primeiro sangramento a cadela ainda estiver com a vulva inflamada e sangrando, é recomendável procurar o veterinário para realizar os testes pertinentes e confirmar ou descartar a presença de cistos;
  • Tumores nos ovários. Enquanto os cistos são mais comuns em cadelas com menos de 5 anos de idade, os tumores costumam se desenvolver em cães mais velhos. Da mesma forma, alguns tumores ovarianos também desenvolvem cistos, então é possível que ambas as causas ocorram simultaneamente. Embora os tumores geralmente não serem muito comuns em cadelas, diante de qualquer suspeita, deve-se procurar o especialista para examiná-la, uma vez que o tratamento e a expectativa de vida do animal podem variar dependendo do tumor e do estado em que se encontra;
  • Síndrome do ovário remanescente. Como acontece com os problemas anteriores, manifesta-se como um cio permanente mas, neste caso, em cadelas esterilizadas. Durante a esterilização, uma parte do tecido ovariano pode ficar presa na cavidade abdominal, produzindo o sangramento e outros sinais próprios do cio;
  • Piometra. É uma infecção uterina que apresenta, como principais sintomas, a secreção de muco que pode ser acompanhada de sangue. Se a cadela chegar a este ponto, provavelmente a afecção estará em estado avançado e é necessário procurar o veterinário imediatamente. Ela se diferencia das demais causas porque a substância excretada é muito mais espessa, transparente, esbranquiçada ou sanguinolenta. É um problema grave que deve ser atendido com urgência para poder salvar a vida do animal;
  • Presença de corpos estranhos. Se um corpo estranho penetra na cavidade vaginal da cadela e causa lesões, seja na vagina ou na vulva, é comum que a cadela tenha suas partes inflamadas e sangre.
Minha cachorra está com a parte íntima inchada - Causas - Por que minha cachorra está com a parte íntima inchada e sangrando?

Minha cadela está com a vagina inflamada e não está no cio, o que pode ser?

Quando o cio é totalmente descartado e há um claro sinal de vulvovaginite na cadela, por estar com a vulva inflamada, mas sem sangramentos, as causas também podem estar relacionadas à presença de infecções, inflamações, problemas de saúde ou doenças graves. A seguir, apresentamos as causas mais frequentes da inflamação da vulva de uma cadela sem sangramento.

  • Vulvovaginite. É conhecida como a inflamação da vulva e da vagina e pode ocorrer por múltiplos fatores, sendo os mais comuns a presença de infecções urinárias ou uterinas (virais ou bacterianas), malformações congênitas ou intrusão de corpos estranhos. O principal sinal é a inflamação da vulva ou vestíbulo vaginal da cadela, e dependendo da causa subjacente, o animal pode apresentar outros sintomas, como secreção de pus ou muco, coceira, lambedura excessiva, etc. Portanto, se sua cadela tem a vulva inflamada e a lambe muito, pode ser o cio, mas também pode ser devido a um problema como a vulvovaginite;
  • Prolapso uterino. É caracterizado pela vulva inflamada e um pequeno nódulo que sai do orifício vaginal. Conforme o prolapso avança, o nódulo aumenta de tamanho e o estado da cadela piora, mostrando-se deprimida e apática. Deve-se procurar um veterinário ao primeiro sinal para poder agir e salvar a vida do animal. Em geral, ocorre em cadelas que já pariram uma ou várias vezes, embora também possa ocorrer em cadelas que nunca engravidaram;
  • Prolapso vaginal. À primeira vista, os sinais físicos são iguais aos mostrados pelo prolapso uterino, por isso somente o veterinário pode diagnosticar o tipo de prolapso e o tratamento. Embora geralmente ocorra em cadelas que já pariram, ou em alguns casos durante a gestação, também pode se desenvolver em cadelas que nunca engravidaram;
  • Infecção do útero ou infecção dos ovários. Como visto anteriormente, a piometra nem sempre apresenta sangramento, portanto, se observar a vulva inchada e secreção de pus ou fluxo espesso, deve-se procurar um especialista para verificar se se trata dessa patologia e iniciar o tratamento;
  • Traumatismo. É causado por um golpe ou lesão que, além de deixar a vulva da cadela inflamada, pode até causar sangramento.

Na imagem, pode-se observar um prolapso uterino.

Minha cachorra está com a parte íntima inchada - Causas - Minha cadela está com a vagina inflamada e não está no cio, o que pode ser?

Causas pelas quais minha cadela está com a vulva inchada e vermelha

Normalmente, quando uma cachorra está com a parte íntima inchada, vermelha ou irritada, deve-se a uma reação alérgica ou a uma dermatite de contato. Isso ocorre devido à hipersensibilidade da pele ao contato direto com uma ou mais substâncias específicas. Os produtos químicos são os principais alérgenos, no entanto, não são os únicos, e objetos de uso diário como coleira, brinquedos ou a cama do animal também podem provocar dermatite de contato. Portanto, se você acabou de trocar a caminha da sua cadela e ela começou a mostrar os sintomas mencionados (vulva inflamada, vermelha e irritada), além de coceira, lambedura excessiva e perda de pelo na área afetada, é provável que esta situação seja o problema. Por outro lado, é possível que ela desenvolva os mesmos sinais em outras áreas igualmente sensíveis, como as demais mucosas (gengivas e pálpebras), então não é de se estranhar se ela coçar os olhos ou o focinho para aliviar o prurido.

Por outro lado, a inflamação da vulva e vermelhidão também podem ser causadas por uma hiperplasia vaginal em um estado muito avançado. Isso geralmente acontece em cadelas com menos de 5 anos que não foram esterilizadas, como resultado de uma reação exagerada do tecido aos estrógenos. A inflamação piora se o problema não for tratado, podendo o animal chegar a apresentar uma vulva exageradamente inflamada e vermelha. A hiperplasia também pode ser causada por um prolapso vaginal, de modo que a visita ao veterinário é obrigatória assim que os primeiros sintomas forem percebidos.

Minha cadela está grávida e sua vulva está inchada, devo me me preocupar?

Quando uma cadela está em período de gestação e o momento do parto se aproxima, o animal tende a apresentar a parte íntima notavelmente inflamada e, em alguns casos, sangramentos. Este sinal pode aparecer cerca de dois ou três dias antes do nascimento dos filhotes e geralmente é acompanhado por outras indicações, como a preparação do ninho ou um comportamento nervoso e agitado. Para confirmar se este é realmente o motivo, não hesite em consultar um veterinário. Tenha em mente que uma gestação dura entre 59 e 67 dias, portanto, se sua cadela está neste período, comece a se preparar para a chegada dos filhotes!

Se sua cadela prenha tem a vulva inflamada e ainda falta bastante tempo para o momento do parto, considerando que você observou rigorosamente a gestação, então pode estar ocorrendo um prolapso vaginal. Esse problema é incomum e só pode ser diagnosticado e tratado por um especialista, portanto, deve-se consultar o veterinário o mais rápido possível.

Agora que você sabe as causas mais comuns para um cachorra com a parte íntima inchada, não perca este outro artigo sobre cadela com corrimento transparente, o que pode ser?

Minha cachorra está com a parte íntima inchada - Causas - Minha cadela está grávida e sua vulva está inchada, devo me me preocupar?

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Minha cachorra está com a parte íntima inchada - Causas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Doenças do sistema reprodutor.

Bibliografia
  • Hermo, G. A.; Rimavicius, F.; Gonzalez, D. Tumores del aparato reproductor femenino en caninos y felinos (ovario y útero). Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas.
  • Esquivel Lacroix, C. Alteraciones del aparato reproductor de la perra.
  • Carlos Sorribas, M. V. Enfermedades reproductivas más frecuentes en la hembra canina.
  • Ávila García, J.; Cruz Hernández, G. E. Prolapso vaginal y prolapso uterino. Facultad de Medicina Veterinaria y Zootecnia de la Universidad Nacional Autónoma de México.
  • Gonzalez, K. Hiperplasia y prolapso vaginal en perras. Publicado en Revista Veterinaria argentina.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Nilcéia Nogueira Mendes alves
Castrei minha cadela chihuahua de pelo curto porque ela estava com prolapso uterino mas a castraçao nao resolveu o problema o que devo fazer
1 de 4
Minha cachorra está com a parte íntima inchada - Causas