Curiosidades do mundo animal

Os animais marinhos mais perigosos do mundo

Os animais marinhos mais perigosos do mundo

Se alguma vez você se perguntou sobre quais são os animais marinhos mais perigoso do mundo, neste artigo do PeritoAnimal vamos apresentá-los. A maioria deles são perigosos pela toxicidade do seu veneno, mas alguns também o são pela sua capacidade de rasgar que as suas mandíbulas têm, como é o caso do tubarão-branco.

Talvez nunca chegue a ver nenhum deles, e talvez seja melhor assim, porque na maioria dos casos, uma simples picada ou mordida pode chegar a ser mortal. Neste artigo você vai ler um pouco sobre suas características e curiosidades. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Animais marinhos mais venenosos do Brasil

Índice

  1. Vespa-do-mar
  2. Serpente marinha
  3. Peixe-pedra
  4. Polvo-de-anéis-azuis
  5. Tubarão-branco
  6. Outros animais marinhos perigosos

Vespa-do-mar

Os cubozoários, águas-vivas, medusas, alforrecas, ou mais comummente chamadas "vespas-do-mar", são um tipo de medusa cnidária cuja picada é mortal se o seu veneno entrar em contato direto com a nossa pele. Chamam-se assim porque têm uma forma cúbica (do grego kybos: cubo e zoon: animal). Não chegam a 40 espécies e classificam-se em 2 famílias: as chirodropidae e as carybdeidae. Vivem em águas da Austrália, Filipinas e outras regiões tropicais do Sudeste asiático, e alimentam-se de peixes e crustáceos pequenos. Todos os anos, a vespa-do-mar mata mais pessoas que o conjunto de mortes provocadas por todos os outros animais marinhos juntos.

Embora não sejam animais agressivos, têm o veneno mais letal do planeta e por isso são um dos animais marinhos mais perigosos do planeta, uma vez que apenas com 1,4 mg de veneno nos seus tentáculos, podem provocar a morte de um ser humano. O mínimo roçar com a nossa pele faz com que o seu veneno atue rapidamente no nosso sistema nervoso, e depois de uma reação inicial com ulceração e necrose da pele, acompanhados de uma terrível dor semelhante à que se produz com ácido corrosivo, acontece uma paragem cardíaca na pessoa afetada, e tudo isto acontece em menos de 3 minutos. Assim sendo, recomenda-se aos mergulhadores que vão nadar pelas águas onde possam existir estes animais, que usem um fato de neopreno completo por todo o corpo para evitar o contato direto com estas medusas, que não só são mortais, mas também são muito rápidas, visto que conseguem percorrer 2 metos em 1 segundo graças aos seus longos tentáculos.

Os animais marinhos mais perigosos do mundo - Vespa-do-mar

Serpente marinha

As serpentes marinhas ou "cobra marinhas" (hydrophiinae), são as serpentes que possuem o veneno mais potente do mundo animal, inclusive mais que as serpentes taipan, as suas homônimas terrestres. Embora sejam uma evolução dos seus antepassados terrestres, estes répteis estão totalmente adaptados ao meio aquático, mas ainda conservam algumas características físicas. Todas têm comprimidos os órgão de forma lateral, por isso tem uma aparência semelhante às enguias, e além disso, também têm uma cauda em forma de remo, algo que as ajuda a irem na direção pretendida na hora de nadar. Vivem em águas do oceano Índico e Pacífico, e alimentam-se basicamente de peixes, moluscos e crustáceos.

Apesar de não serem animais agressivos, uma vez que só atacam se forem provocadas ou se se sentirem ameaçadas, estas serpentes possuem um veneno 2 a 10 vezes mais potente que o da cobra terrestre, o que as faz outros dos animais marinhos perigosos por excelência. A sua mordida produz dor muscular, espasmos na mandíbula, sonolência, visão turva ou inclusivamente paragem respiratória. A boa notícia é que como os seus dentes são tão pequenos, com um fato de neopreno um pouco grosso, as suas neurotoxinas não seriam capazes de o atravessar e chegar a nossa pele.

Os animais marinhos mais perigosos do mundo - Serpente marinha

Peixe-pedra

O peixe-pedra (synanceia horrida), junto com os peixes-balão, são um dos peixes mais venenosos do mundo marinho. Pertence à espécie de peixes actinopterigios escorpeniformes, uma vez que possuem uns prolongamentos espinhosos parecidos aos dos escorpiões. Estes animais marinhos perigosos mimetizam-se perfeitamente no seu meio envolvente, sobretudo nas zonas rochosas do meio aquático (daí o seu nome), por isso é muito fácil pisá-los se estiver mergulhando. Vivem nas águas dos oceanos Índico e Pacífico, e alimentam-se de pequenos peixes e crustáceos.

O veneno destes animais está localizado nas farpas das barbatanas dorsais, anais e pélvicas, e contém neurotoxinas e citotoxinas, mais letais que o veneno de uma cobra. A sua picada produz inchaço, dores de cabeça, espasmos intestinais, vômitos e hipertensão arterial, e se não for tratada a tempo, paralisia muscular, convulsões, arritmias cardíacas ou inclusivamente paragens cardiorrespiratórias, causadas pela forte dor que este veneno produz no nosso corpo. Se nos picar com uma das suas farpas, espera-nos uma cura lenta e dolorosa das feridas...

Os animais marinhos mais perigosos do mundo - Peixe-pedra

Polvo-de-anéis-azuis

O polvo-de-anéis-azuis (hapalochlaena) é um dos moluscos cefalópodes que não chega a medir mais de 20 centímetros, mas possui um dos venenos mais mortais do mundo animal. Tem uma cor marrom escuro amarelado e caracterizam-se pode ter na sua peleanéis de cor azul e preto que brilham com intensidade se se sentirem ameaçados. vivem em águas do oceano Pacífico e alimentam-se de pequenos caranguejos e lagostins.

O veneno neurotóxico da sua picada produz uma coceira no começo e, gradualmente, uma paralisia respiratória e motriz, que pode levar à morte da pessoa em apenas 15 minutos. Não existe antidoto para a sua picada. Graças a umas bactérias segregadas nas glândulas salivares do polvo, estes animais têm veneno suficiente para matar 26 seres humanos em poucos minutos o que faz deles animais marinhos extremamente perigosos.

Os animais marinhos mais perigosos do mundo - Polvo-de-anéis-azuis

Tubarão-branco

O tubarão-branco (carcharodon carcharias) é um dos maiores peixes de mar do mundo e o maior peixe predador do planeta. Pertence à espécie dos peixes cartilaginosos lamniformes, podendo chegar a pesar mais de 2000 quilos e medir entre 4,5 a 6 metros de comprimento. Estes tubarões têm uns 300 dentes grandes e afiados, e uma poderosa mandíbula capaz de desmembrar um humano. Vivem em águas temperadas e quentes de quase todos os oceanos e, basicamente, alimentam-se de mamíferos marinhos.

Apesar da má fama que têm, não são animais que costumam atacar os humanos. De fato, morrem mais pessoas por picadas de insetos do que por ataques de tubarões, e além disso, 75% destes ataques não são mortais, mas no entanto causam graves consequências nos feridos. No entanto, é verdade que a vítima pode morrer devido ao sangramento, mas é muito pouco provável atualmente. Os tubarões não atacam as pessoas por fome, mas sim por as considerarem como uma ameaça, porque se sentem confusos ou por acidente.

Os animais marinhos mais perigosos do mundo - Tubarão-branco

Outros animais marinhos perigosos

Além dos cinco animais marinhos bastante perigosos que acabamos de listar, há, ainda, várias outras espécies capazes de assustar qualquer pessoa ou outros bichos. São eles:

  • Água-viva-caixa-australiana: seus tentáculos liberam veneno paralisante, causando dores excruciantes e, em alguns casos, até morte.
  • Peixe-Escorpião: possui espinhos venenosos que causam dor intensa, inchaço e reações alérgicas em humanos.
  • Barracuda: com mordida poderosa, pode atacar humanos por engano ou em busca de alimento.
  • Moreia: suas mandíbulas fortes e dentes afiados podem infligir mordidas dolorosas em defesa.
  • Tubarão-Touro: agitado e imprevisível, pode se tornar agressivo, especialmente quando provocado.
  • Caravela Portuguesa: embora pareça uma água-viva, é uma colônia de organismos que libera veneno doloroso ao toque.

Agora que você conheceu os animais mais perigosos do mar, não perca o vídeo a seguir no qual listamos os animais mais perigosos do mundo:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os animais marinhos mais perigosos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Angela Maria
: gostei muito me ajudou me ajudou a saber qual é o animal mais perigoso do mundo
A sua avaliação:
Gabriel Coutinho Canela e Souza
o peixe serra e o peixe escorpião e a piranha são muito perigosos
1 de 6
Os animais marinhos mais perigosos do mundo