Curiosidades do mundo animal

Os répteis mais perigosos do mundo

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. Atualizado: 1 setembro 2023
Os répteis mais perigosos do mundo

Todos os animais chamam a atenção por motivos específicos, seja pelo sua aparência física, comportamento ou raridade. No entanto, os répteis costumam despertar um interesse particular devido à grande diversidade de espécies que compõem essa classe do reino animal. Enquanto alguns répteis são adotados como animais de estimação e conquistam o carinho das crianças, como as tartarugas, algumas espécies despertam um grande medo devido à sua força, seu veneno e/ou sua periculosidade, como os crocodilos e as serpentes, por exemplo.

Claro que devemos entender que nenhum animal é cruel ou mau por natureza, como ainda ouvimos em algumas ocasiões. Eles apenas possuem certos mecanismos e habilidades de caça e defesa que podem torná-los potencialmente letais para os seres humanos e outros animais que ameacem seu bem-estar ou invadam seu território.

Se você quer saber mais sobre a natureza e particularmente sobre os répteis mais temidos, neste artigo do PeritoAnimal, apresentamos algumas curiosidades sobre os répteis mais perigosos do mundo.

Também lhe pode interessar: Os animais mais perigosos do mundo

Índice

  1. Cobra real (Ophiophagus hannah)
  2. Cobras Taipan
  3. Víbora de Russell (Daboia russelii)
  4. Mamba negra (Dendroaspis polylepis)
  5. Crocodilo de água salgada (Crocodylus porosus)
  6. Jacaré-açu ou crocodilo negro (Melanosuchus niger)
  7. Dragão-de-komodo (Varanus komodoensis)
  8. Tartaruga-aligator (Macrochelys temminckii)

1. Cobra real (Ophiophagus hannah)

A cobra real ocupa o primeiro lugar em qualquer das serpentes mais venenosas do mundo. Seu veneno é um dos mais poderosos e complexos conhecidos atualmente, possuindo uma rápida ação cardiotóxica e neurotóxica. Ao injetar seu veneno no corpo de sua presa, suas toxinas são capazes de afetar diretamente o coração e o sistema nervoso.

As cobras reais são nativas do Sudeste Asiático, Índia e sul da China. Seu corpo fino pode ultrapassar os 5 metros de comprimento, o que as torna também as maiores serpentes venenosas. Para distingui-las de outras espécies, basta observar a forma e o grande tamanho de suas cabeças, que são únicas entre o mundo das serpentes.

Os répteis mais perigosos do mundo - 1. Cobra real (Ophiophagus hannah)

2. Cobras Taipan

As cobras Taipan (ou simplesmente taipans) constituem um numeroso gênero de serpentes originárias da Oceania. Essas espécies poderiam disputar o primeiro lugar em nossa lista de répteis mais perigosos do mundo, juntamente com a cobra real. Seu veneno é um dos mais tóxicos conhecidos atualmente, sendo até 400 vezes mais letal do que o veneno de uma cascavel, por exemplo.

A espécie conhecida como Taipan do interior (Oxyuranus microlepidotus), originária da Austrália, é especialmente temida pela letalidade de seu veneno. Estima-se que uma mordida seria capaz de provocar a morte de até 100 pessoas.

Conheça os diferentes tipos de cobras taipan.

Os répteis mais perigosos do mundo - 2. Cobras Taipan

3. Víbora de Russell (Daboia russelii)

Provavelmente, a víbora de Russell, também conhecida como daboia, é a espécie de serpente que protagonizou o maior número de acidentes com seres humanos. Não apenas por seu veneno extremamente tóxico, mas também por seu comportamento agressivo. Por isso, não poderíamos deixar de mencioná-la entre os répteis mais perigosos do mundo.

Elas são originárias da Índia, Taiwan, sul da China e Sudeste Asiático. Apesar de seu pequeno tamanho (geralmente medem entre 1 e 1,5 metros), essa víbora se destaca por sua força, agilidade e robustez. Algumas características que permitem distingui-la são suas grandes narinas, focinho dobrado, cabeça triangular e achatada, e escama nasal muito proeminente.

Os répteis mais perigosos do mundo - 3. Víbora de Russell (Daboia russelii)

4. Mamba negra (Dendroaspis polylepis)

A mamba negra é a serpente mais venenosa do continente africano, de donde é originária, e também um dos animais mais venenosos do mundo. Seu nome peculiar se deve ao fato de que a parte interna de sua boca é totalmente negra, o que lhe confere uma aparência muito distintiva. Seu corpo geralmente exibe tonalidades de cinza ou verde oliva.

Trata-se de uma serpente de grande porte, que costuma medir entre 2,5 e 4 metros, e possui uma notável agilidade. Embora seu comportamento seja inquieto e bastante reativo, as mambas negras costumam ser mais esquivas e só atacam quando se sentem ameaçadas. Nesses casos, seu veneno potente afetará o coração e o sistema nervoso, tornando um ataque letal se sua vítima não receber atenção rápida.

Os répteis mais perigosos do mundo - 4. Mamba negra (Dendroaspis polylepis)

5. Crocodilo de água salgada (Crocodylus porosus)

O crocodilo de água salgada, também conhecido como crocodilo marinho, é o maior réptil conhecido atualmente. Os machos adultos podem medir até 7 metros de comprimento e pesar até 1500 quilos. Enquanto as fêmeas medem entre 2 e 3,5 metros, com peso corporal médio de 500 quilos.

Sua população habita principalmente áreas pantanosas da Austrália, Indochina, Malásia, Filipinas, Indonésia, Nova Guiné, Índia, Sri Lanka e Bangladesh. No entanto, como são excelentes nadadores, podem se aventurar em águas abertas e até migrar temporariamente para as costas da Polinésia Francesa e das Ilhas Salomão.

Em seu habitat, esses crocodilos são superpredadores que possuem a mordida mais potente entre os répteis e uma das mais poderosas do reino animal. Geralmente, eles se comportam como caçadores oportunistas, esperando que alguma presa se aproxime da água para, então, atacar. Graças ao seu comportamento reativo e territorial, os crocodilos de água salgada são responsáveis por numerosos ataques a seres humanos anualmente, tornando-se um dos répteis mais perigosos do mundo.

Os répteis mais perigosos do mundo - 5. Crocodilo de água salgada (Crocodylus porosus)

6. Jacaré-açu ou crocodilo negro (Melanosuchus niger)

O caiman negro, também conhecido como Jacaré-açu ou Yacaré Azú, é a única espécie de melanosuco que não foi extinta. Trata-se de um dos maiores crocodilos do mundo, com um corpo que pode alcançar 6 metros de comprimento e exibe a coloração negra característica dessa espécie.

Esses enormes crocodilos são nativos da América do Sul e habitam principalmente as águas doces da Amazônia. Junto com as onças e anacondas, são considerados os principais predadores de seus ecossistemas. Sua alimentação inclui desde pequenos mamíferos, aves e peixes até animais de grande porte, como macacos, capivaras e javalis.

Além de ser um ótimo nadador, o jacaré-açu também demonstra muita inteligência e habilidade ao atacar suas presas, sendo um caçador implacável de mandíbulas muito poderosas. Por isso, estão entre os répteis mais perigosos do mundo e os animais mais temidos da Amazônia.

Os répteis mais perigosos do mundo - 6. Jacaré-açu ou crocodilo negro (Melanosuchus niger)

7. Dragão-de-komodo (Varanus komodoensis)

O famoso e temido Dragão-de-komodo é um réptil gigante, que pode chegar a medir até 3 metros de comprimento e pesar até 90 quilos. Trata-se da maior espécie de lagarto conhecida atualmente e é endêmica das ilhas vulcânicas da Indonésia.

Os dragões-de-komodo são predadores por excelência e estão no topo da cadeia alimentar em seu habitat natural. Sua técnica de caça consiste em imobilizar suas presas com as toxinas presentes em sua saliva para, em seguida, usar seus dentes potentes e afiados para se alimentar. Ou seja, eles não utilizam seu veneno diretamente para matar a presa, mas sim para incapacitá-la, impedindo-a de escapar de seu ataque.

Na realidade, a saliva do dragão-de-komodo possui bactérias venenosas que, ao entrar no organismo de sua presa, têm uma ação ação anticoagulante e hipotensora. Essas toxinas fazem com que a presa sofra uma rápida queda de sua pressão arterial e perda de sangue. Essa combinação a leva a um estado de choque que impossibilita qualquer tentativa de defesa ou fuga.

Isso significa que o dragão-de-komodo é perigoso para os seres humanos? Não necessariamente… Os ataques de dragões-de-komodo são relativamente raros, levando em consideração o habitat desses animais e o fato de que os humanos não fazem parte de sua cadeia alimentar natural. No entanto, quando se sentem ameaçados ou percebem um invasor em seu ambiente, esses gigantes répteis podem atacar para garantir sua sobrevivência.

Os répteis mais perigosos do mundo - 7. Dragão-de-komodo (Varanus komodoensis)

8. Tartaruga-aligator (Macrochelys temminckii)

Poucas pessoas pensariam em uma tartaruga como um dos répteis mais perigosos do mundo, principalmente se comparadas a serpentes venenosas ou aos crocodilos gigantes. No entanto, as tartarugas caiman, também conhecidas como tartaruga-aligator, são donas de uma presença imponente, uma mordida poderosa e uma personalidade um tanto quanto feroz (embora sejam menos agressivas do que as tartarugas mordedoras). Seu habitat natural fica nos arredores e imediações do Rio Mississippi (EUA).

Diferente da maioria das tartarugas, que costumam inspirar tranquilidade, a aparência das tartarugas-aligator não é muito atraente. Suas características físicas mais chamativas são: um bico afiado na frente, uma cabeça grande e robusta, uma carapaça com desenhos pontiagudos, pele escamosa e uma longa cauda que pode ter o mesmo tamanho do corpo do animal.

Outra curiosidade sobre as tartarugas-aligator é a técnica inteligente que usam para atrair suas presas e se afirmar como uma superpredadora aquática. Elas usam sua língua vermiforme de cor vermelha para simular os movimentos de minhocas, enquanto esperam que os peixes se aproximem atraídos por essa ilusão. Em seguida, usam sua poderosa mordida para capturar sua presa e se alimentar. Falando em mordida, estima-se que uma tartaruga-aligator poderia arrancar a mão de uma pessoa adulta, e é por isso que ela não fica de fora de nossa lista de répteis mais perigosos do mundo.

Os répteis mais perigosos do mundo - 8. Tartaruga-aligator (Macrochelys temminckii)

Se deseja ler mais artigos parecidos a Os répteis mais perigosos do mundo, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 9
Os répteis mais perigosos do mundo