Curiosidades do mundo animal

Tipos de tartarugas marinhas

 
Equipe editorial do PeritoAnimal
Por Equipe editorial do PeritoAnimal. Atualizado: 28 abril 2021
Tipos de tartarugas marinhas
Tartarugas de água

Ver fichas de  Tartarugas de água

As águas marinhas e oceânicas estão habitadas por uma grande variedade de seres vivos. Entre eles, estão os que são temática deste artigo: os distintos tipos de tartarugas marinhas. Uma peculiaridade das tartarugas marinhas é que os machos sempre voltam às praias nas quais nasceram para acasalar. Isto não acontece necessariamente com as fêmeas, que podem variar de praia para desovar. Outra curiosidade é que o sexo das tartarugas marinhas se determina pela temperatura alcançada no lugar da desova.

Uma particularidade das tartarugas marinhas é que elas não podem retrair sua cabeça no interior do seu casco, coisa que as tartarugas terrestres podem fazer. Neste artigo do PeritoAnimal, te mostraremos as atuais espécies de tartarugas marinhas e suas principais características.

Outro fenômeno que acontece com as tartarugas marinhas é uma espécie de lágrimas que caem de seus olhos. Isso ocorre quando eliminam o excesso de sal de seu organismo através deste mecanismo. Todas estas tartarugas marinhas são longevas, superando, no mínimo, os 40 anos de vida e algumas dobram, com folga, essa idade. Em menor ou maior grau, todas as tartarugas marinhas estão ameaçadas.

Também lhe pode interessar: As tartarugas escutam?

Índice

  1. Tartaruga-cabeçuda ou tartaruga-mestiça
  2. Tartaruga-de-couro
  3. Tartaruga-de-pente ou tartaruga-legítima
  4. Tartaruga-oliva
  5. Tartaruga-de-kemp ou tartaruga-marinha-pequena
  6. Tartaruga-marinha-australiana
  7. Tartaruga-verde

Tartaruga-cabeçuda ou tartaruga-mestiça

A tartaruga-cabeçuda ou tartaruga-mestiça (Caretta caretta) é uma tartaruga que habita os oceanos Pacífico, Índico e Atlântico. No mar Mediterrâneo também foram detectados exemplares. Medem aproximadamente 90 cm e pesam, em média, 135 quilos, ainda que se tenham observado exemplares que superavam os 2 metros e mais de 500 quilos.

Ela leva este nome de tartaruga-cabeçuda porque sua cabeça tem o maior tamanho entre as tartarugas marinhas. Os machos se distinguem pelo tamanho de sua cauda, mais grossa e comprida que a das fêmeas.

A alimentação das tartarugas-mestiças é muito variada. Estrelas do mar, cracas, pepinos-do-mar, medusas, peixes, bivalves, lulas, algas, peixes voadores e tartarugas recém-nascidas (inclusive de sua própria espécie). Esta tartaruga está ameaçada.

Tipos de tartarugas marinhas - Tartaruga-cabeçuda ou tartaruga-mestiça

Tartaruga-de-couro

A tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea) é, entre os tipos de tartarugas marinhas, a maior e mais pesada. Seu tamanho habitual é de 2,3 metros e pesa mais que 600 quilos, ainda que tenham se registrado exemplares gigantes com pesos que ultrapassavam os 900 quilos. Se alimenta, principalmente, de medusas. O casco da tartaruga-de-couro, como o próprio nome já diz, tem um tato semelhante ao do couro, não é duro.

Ela se espalha mais pelos oceanos que o resto das tartarugas marinhas. O motivo é que elas estão mais capacitadas para suportar as mudanças de temperatura, já que seu sistema termorregulador corporal é mais eficiente que o das demais. Esta espécie está ameaçada.

Tipos de tartarugas marinhas - Tartaruga-de-couro

Tartaruga-de-pente ou tartaruga-legítima

A tartaruga-de-pente ou tartaruga-legítima (Eretmochelys imbricata) é um precioso animal entre os tipos de tartarugas marinhas que está em perigo de extinção. Existem duas subespécies. Uma delas habita as águas tropicais do Oceano Atlântico e a outra as águas quentes da zona Indo-Pacífica. Estas tartarugas têm hábitos migratórios.

As tartarugas-de-pente medem entre 60 e 90 cm, com um peso entre 50 e 80 quilos. Ainda que se tenham registrado casos de até 127 quilos. Suas patas estão convertidas em barbatanas. Elas gostam de habitar as águas dos arrecifes tropicais.

Alimentam-se de presas muito perigosas por suas elevada toxicidade, como medusas, entre elas a mortal caravela-portuguesa. Esponjas venenosas também entram em sua dieta, além de anêmonas e morangos-do-mar.

Dada a dureza de seu maravilhoso casco, ela tem poucos predadores. Tubarões e crocodilos-marinhos são seus predadores naturais, mas a ação do ser humano com a pesca excessiva, as artes de pesca, a urbanização das praias de desova e a contaminação conduziram as tartarugas-de-pente à beira da extinção.

Tipos de tartarugas marinhas - Tartaruga-de-pente ou tartaruga-legítima

Tartaruga-oliva

A tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) é a menor entre os tipos de tartarugas marinhas. Medem em média 67 centímetros e seu peso oscila ao redor dos 40 quilos, ainda que tenham se registrado exemplares de até 100 quilos.

As tartarugas-oliva são onívoras. Alimentam-se indistintamente de algas ou caranguejos, camarões, peixes, caracóis e lagostas. São tartarugas de litoral, povoando as zonas costeiras de todos os continentes, exceto a Europa. Ela também está ameaçada.

Tipos de tartarugas marinhas - Tartaruga-oliva

Tartaruga-de-kemp ou tartaruga-marinha-pequena

A tartaruga-de-kemp (Lepidochelys kempii) é uma tartaruga-marinha de tamanho pequeno como sugere um dos nomes pelos quais ela é conhecida. Pode chegar a medir 93 cm, com um peso médio de 45 quilos, ainda que existam exemplares que chegaram a pesar 100 quilos.

Ela só desova durante o período diurno, ao contrário das outras tartarugas marinhas que aproveitam a noite para desovar. As tartarugas-de-kemp se alimentam de ouriços-do-mar, medusas, algas, caranguejos, moluscos e crustáceos. Esta espécie de tartaruga marinha está em estado crítico de conservação.

Tipos de tartarugas marinhas - Tartaruga-de-kemp ou tartaruga-marinha-pequena

Tartaruga-marinha-australiana

A tartaruga-marinha-australiana (Natator depressus) é uma tartaruga que se distribui, como indica seu nome, pelas águas do norte da Austrália. Esta tartaruga mede entre 90 e 135 cm e pesa de 100 a 150 quilos. Não possui hábitos migratórios, exceto para a desova que ocasionalmente a obriga a deslocar-se até 100 km. Os machos jamais regressam à terra.

Precisamente são seus ovos os que sofrem maior predação. Raposas, lagartos e o ser humano os consomem. Seu predador habitual é o crocodilo-marinho. A tartaruga-marinha-australiana tem preferência pelas águas pouco profundas. A cor de seus cascos está na gama de cores verde-oliva ou verde-pardo. Não se conhece exatamente o grau de conservação dessa espécie. Faltam dados confiáveis para realizar avaliações corretas.

Tipos de tartarugas marinhas - Tartaruga-marinha-australiana

Tartaruga-verde

A última entre os tipos de tartarugas marinhas da nossa lista é a tartaruga-verde (Chelonia mydas). Ela é uma tartaruga de tamanho grande que habita as águas tropicais e subtropicais dos oceanos Atlântico e Pacífico. Seu tamanho pode chegar aos 1,70 cm de comprimento, com um peso médio de 200 quilos. Entretanto, já foram encontrados exemplares de até 395 quilos.

Existem diferentes subespécies geneticamente distintas em função de seu habitat. Tem hábitos migratórios e, ao contrário de outras espécies de tartarugas marinhas, os machos e as fêmeas saem da água para tomar sol. Além do homem, o tubarão-tigre é o principal predador da tartaruga-verde.

Se você quiser descobrir mais sobre o mundo das tartarugas, veja também as diferenças entre as tartarugas de água e de terra e quantos anos vive uma tartaruga.

Tipos de tartarugas marinhas - Tartaruga-verde

Se deseja ler mais artigos parecidos a Tipos de tartarugas marinhas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 8
Tipos de tartarugas marinhas