Curiosidades do mundo animal

Diferenças entre alpaca e lhama

 
Julia Latorre
Por Julia Latorre, Editora do PeritoAnimal. Atualizado: 3 fevereiro 2020
Diferenças entre alpaca e lhama

A lhama e a alpaca são animais nativos das Cordilheiras dos Andes e muito importantes para os países de região. Devido à hibridização e quase extinção de camelídeos sul-americanos durante a invasão espanhola, por muitos anos nãos se sabia ao certo quais eram as verdadeiras origens da lhama, alpaca e outros animais que pertencem à mesma família. Ainda que essas origens já tenham sido esclarecidas, é normal querer saber quais as diferenças entre alpaca e lhama devido às suas aparentes semelhanças.

Então, neste post do PeritoAnimal, com todas as informações que reunimos, você também vai entender que para conhecer verdadeiramente a distinção entre alpaca e lhama é fundamental conhecer os seus respectivos parentes andinos: a vicunha e o guanaco. Olá, muito prazer em conhecer!

Também lhe pode interessar: Por que as lhamas cospem?

Índice

  1. Alpaca e lhama
  2. Diferença entre lhama e alpaca
  3. Alpaca (Vicugna pacos)
  4. Lhama (Lama glama)
  5. Vicunha (Vicugna vicugna)
  6. Guanaco (Lama guanicoe)
  7. Uma curiosidades sobre os camelídeos sul-americanos

Alpaca e lhama

Além da fofura em comum, a confusão entre lhama e alpaca é mais do que compreensível visto que ambas pertencem à mesma família Camelidae, que também é a mesma dos camelos, dromedários, vicunha e guanaco - todos eles são mamíferos artiodáctilos ruminantes.

Semelhanças entre lhamas e alpacas

Alguns aspectos comuns que podem fazer com que confundamos lhama e alpaca são:

  • Habitat comum;
  • Dieta herbívora;
  • Andam em rebanhos;
  • Temperamento dócil;
  • Cospem quando estão irritadas;
  • Aspecto físico;
  • Pelagem macia.

Camelídeos Sul-Americanos

Segundo o artigo 'Sistemática, taxonomia e domesticação de alpacas e lhamas: nova evidência cromossômica e molecular', publicado na Revista Chilena de História Natural [1], Na América do Sul existem 4 espécies de Camelideos sul-americanos, sendo que duas são silvestres e duas domesticadas, são elas:

  • Guanaco (Lama guanicoe);
  • Lhama (Lama glama);
  • Vicunha (Vicugna vicugna);
  • Alpaca (Vicuna pacos).

Na verdade, como veremos a seguir, apesar das semelhança física e popularidade, uma lhama é muito mais parecida com um guanaco, assim como a alpaca é mais parecida com uma vicunha, do que as semelhanças entre lhama X alpaca.

Diferenças entre alpaca e lhama - Alpaca e lhama

Diferença entre lhama e alpaca

A principal diferença entre lhama e alpaca é o fato de que são de espécies diferentes: Lama glama e Vicuna pacos. A origem das lhamas e alpacas é um tema controverso entre estudiosos. Como explicado, a alta taxa de hibridização dificultou muito o estudo das espécies. Apesar das semelhanças, de acordo com o artigo citado da Revista Chilena de História Natural [1], na verdade, geneticamente falando, os guanacos estão mais próximos das lhamas, enquanto as vicunhas são mais próximas das alpacas a um nível cromossômico e taxonômico.

Lhama VS Alpaca

Mesmo assim, sem precisar olhar o DNA, existem algumas diferenças entre alpaca e lhama claramente perceptíveis:

  • Tamanho: uma alpaca é claramente menor do que uma lhama. O mesmo vale para o peso, as lhamas são mais pesadas do que as alpacas;
  • Pescoço: repare que as lhamas são mais pescoçudas e podem ultrapassar o tamanho de um humano adulto;
  • Orelhas: enquanto as lhamas têm orelhas pontiagudas e compridas, as alpacas têm elas mais arredondadas;
  • Focinho: as alpacas têm o focinho mais longo e projetado;
  • Pelagem: a lã da lhama é mais áspera;
  • Personalidade: as alpacas são mais tímidas com seres humanos, enquanto as lhamas são conhecidas por serem extrovertidas e até 'ousadas'.

Alpaca (Vicugna pacos)

Estima-se que a domesticação da alpaca tenha começado há 6.000 ou 7.000 anos nos Andes peruanos. Hoje em dia ela pode ser encontrada no Chile, Bolívia andina e Peru, onde se encontra a sua maior população.

  • Domesticada;
  • Menor do que a lhama;
  • 22 tonalidades de cores que vão do branco ao preto (passando por marrom e cinza);
  • Pelagem macia e comprida.

Ela é claramente menor do que uma lhama, medindo entre 1,20 m a 1,50 m e pode pesar até 90 kg. Diferente da lhama, a alpaca não é utilizada como animal de carga. Entretanto, a fibra de alpaca (lã) também movimenta a econômica local de agora e sua fibra é considerada 'mais valiosa' do que a da lhama.

Assim como no caso das lhamas, as alpacas também são conhecidas pela reação de cuspir para se defender, mesmo sendo um animal dócil. Huacaya e Suri são as duas raças da Vicugna Pacos e são diferenciadas pelo tipo de pelagem.

Diferenças entre alpaca e lhama - Alpaca (Vicugna pacos)

Lhama (Lama glama)

A lhama, por sua vez, é o maior camelídeo da América do Sul, podendo pesar até 150 kg. Atualmente a Bolívia é o país com maior concentração de lhamas, mas elas também podem ser encontradas na Argentina, Chile, Peru e Equador.

  • Maior camelídeo da América do Sul;
  • Podem medir até 1,40 e pesar até 150 kg;
  • Domesticadas;
  • Pelagem comprida e lanosa;
  • Coloração que varia do branco ao marrom escuro.

Estudos estimam que há pelo menos 6.000 anos a lhama já era domesticada nos Andes pelos incas (para o transporte de carga e produção de lã), movimentava a economia local e acompanhava exércitos reais, o que contribuiu para a sua distribuição pela região. Até hoje sua pelagem comprida e lanosa em cores que variam do branco ao marrom escuro é fonte de sobrevivência de famílias locais dessas regiões.

Assim como as alpacas, elas se alimentam de mato, capim e feno. Apesar do seu temperamento calmo e dócil, elas podem se irritar facilmente e espirrar muco diante daquilo que a levou a esse estado.

Diferenças entre alpaca e lhama - Lhama (Lama glama)

Vicunha (Vicugna vicugna)

Apesar de não ter parentesco, há quem também confunda as vicunhas com antílopes da América da Norte (Antilocapra americana), devido a aparência, tamanho e modo de caminhar. Elas costumam andar em grupos familiares ou de machos, é raro ver uma vicunha perambulando solitária, mas quando são vistas, costumam ser os machos solteiros sem bandos.

  • Menor espécie da família, mede no máximo 1,30m e pesa até 40 kg;
  • Coloração castanho-escuro-avermelhado nas costas, barriga e coxa brancas, face mais clara;
  • Dentes que lembram os de roedores;
  • Cascos profundamente bipartidos;
  • Selvagem.

Segundo estudo publicado por Cristián Bonacic [2], dentre os camelídeos dos Andes, a vicunha é o que possui menor tamanho (mede no máximo 1,30 m de altura com peso máximo de 40 kg). Além do seu tamanho, outra característica que a diferencia de espécies da sua família são os seus cascos mais profundamente bipartidos, que a permitem se deslocar com rapidez e agilidade sobre as encostas e pedras soltas comuns da puna, seu habitat. Seus dentes, que lembram os de roedores, também a diferenciam das outras espécies. É com a ajuda deles que elas se alimentam de arbustos e gramíneas rentes ao solo.

Ela costuma habitar regiões andinas (centro do Peru, oeste da Bolívia, norte do Chile e noroeste da Argentina) que ficam até a 4.600 metros acima do nível do mar. Sua pelagem fina é conhecida por ser uma lã de excelente qualidade que a protege do frio da região, mas também tem um alto valor comercial desde era pré-colombiana.

A vicunha é um camelídeo que já esteve em alto risco de extinção devido à sua caça ilegal. Mas além do homem, cães domesticados, pumas e raposas andinas são alguns dos seus predadores mais comuns.

Diferenças entre alpaca e lhama - Vicunha (Vicugna vicugna)

Guanaco (Lama guanicoe)

O guanaco pode ser visto em ambientes áridos e semi-áridos da América do Sul (Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Chile, Argentina) a até 5.200 metros de altitude, sendo que atualmente o Peru é o país onde ele costuma ser mais encontrado.

  • Maior artiodáctilo silvestre da América do Sul;
  • Mede até 1,30m e pode chegar a pesar 90kg;
  • A coloração pode ser de diferentes tons de marrom com pelagem branca no peito e barriga;
  • Face acinzentada;
  • Orelhas levantadas;
  • Olhos grandes e castanhos;
  • Pelagem mais curta;
  • Selvagem.

Ele se diferencia pela pelagem mais curta, mas também pelas orelhas pequenas e pontudas e chamativos olhos castanhos. Outro aspecto da Lama Guanicoe que se destaca é a sua energética maneira de caminhar e o fato de que ele consegue passar até 4 dias sem água.

Diferenças entre alpaca e lhama - Guanaco (Lama guanicoe)

Uma curiosidades sobre os camelídeos sul-americanos

Todos eles defecam e urinam em 'pilhas de estercos comunitárias', do seu bando ou de outro, que podem ter trinta centímetros de espessura e quatro metros de diâmetro. A nível ecológico, sabe-se que no lugar dessas pilhas de fezes e xixi, após a temporada de chuvas, cresce uma vegetação verde e brilhante que se destaca na aridez da puna.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Diferenças entre alpaca e lhama, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Referências
  1. MARIN, Juan C. et al. Sistemática, taxonomía y domesticación de alpacas y llamas: nueva evidencia cromosómica y molecular. Revista chilena de historia natural, v. 80, n. 2, p. 121-140, 2007. Disponível em: <https://scielo.conicyt.cl/scielo.php?pid=S0716-078X2007000200001&script=sci_arttext&tlng=e/>. Acesso em 29 de janeiro de 2020.
  2. BONACIC, C. ECOLOGIA.INFO 27. Ecologia e Manejo da Vicunha, (2012). Disponível em: <http://ecologia.info/vicunha.htm/>. Acesso em 29 de janeiro de 2020.

Vídeos relacionados com Diferenças entre alpaca e lhama

1 de 3
Vídeos relacionados com Diferenças entre alpaca e lhama
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Diferenças entre alpaca e lhama