Curiosidades do mundo animal

Minhocas são insetos?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 21 junho 2023
Minhocas são insetos?

De maneira geral, podemos descrever as minhocas como animais alongados, de corpo macio, sem membros, achatados ou arredondados, que podem ou não ter olhos e podem ou não ser segmentados. As minhocas pertencem ao grupo dos anelídeos e são consideradas vermes segmentados. Nesse sentido, essas características coincidem com as de muitos outros animais, tendo que a palavra "minhoca" se aplica de forma geral a diferentes espécies e é comum falar sobre diversos tipos de minhocas, contudo é importante considerar a qual tipo de animal estamos nos referindo.

Também é importante mencionar que diversos vermes são parasitas de outros animais ou das pessoas e podem causar sérios problemas de saúde. Apesar de tudo isso, vale destacar que as minhocas não são insetos, então continue lendo esse artigo do PeritoAnimal para se informar sobre a dúvida de se minhocas são insetos.

Também lhe pode interessar: Insetos têm cérebro?

Índice

  1. As minhocas são vertebrados ou invertebrados?
  2. As minhocas são insetos, anfíbios ou moluscos?
  3. O que são os vermes?

As minhocas são vertebrados ou invertebrados?

Os termos "verme" ou "minhoca" realmente não são de uso formal ou específico, e também não se aplicam de maneira concreta na taxonomia dentro do reino animal, já que são mais utilizados para se referir a animais com características corporais relativamente semelhantes.

Em muitos idiomas, o termo para "minhoca" está relacionado ao solo e à semelhança com vermes. Por exemplo, em inglês é "earthworm", em francês é "ver de terre", em espanhol é "lombriz de tierra", em italiano é "lombrico" e em alemão é "regenwurm". No entanto, em português, a origem exata da palavra "minhoca" é controversa e não está vinculada à morfologia vermiforme ou ao solo.

Dessa maneira, são palavras mais genéricas, que se aplica a diversos animais ou estágios desses animais que não estão relacionados entre si e que, na verdade, são agrupados de formas muito diferentes. Assim, o termo "verme" se aplica geralmente a alguns dos seguintes animais:

  • Anelídeos: aqui encontramos animais como as minhocas, poliquetas principalmente marinhas e as sanguessugas, que de acordo com seu tipo podem viver na terra, no mar ou na água doce; mais comumente encontrados nesta última.
  • Verme em forma de fita: podemos mencionar o verme-cordão (Lineus longissimus), do grupo dos nemertinos, um dos animais mais longos do mundo.
  • Platelmintos: são vermes achatados, alguns deles são parasitas de animais vertebrados. Exemplos do grupo são as planárias e as tênias ou solitárias.
  • Verme-flecha: são espécies predadoras exclusivamente marinhas. Falamos sobre outros "Animais predadores: significado, tipos e exemplos" no artigo seguinte.
  • Helmintos: é um termo comum na área da saúde, que abrange os vermes parasitas que vivem no intestino de outros animais, de modo que são, assim, endoparasitas. Podem incluir espécies de diferentes filos, por exemplo, cestoides e trematódeos.
  • Larvas de insetos: a reprodução comum dos insetos inclui passar pelo processo de metamorfose, de modo, que atravessam várias fases ou estágios e um deles é a fase larval que geralmente tem movimento e muitas têm a forma típica de um verme. Alguns exemplos são as larvas de borboletas, mariposas, moscas, entre outros.
  • Vermes lentos: aqui temos um grupo que se diferencia muito dos anteriores porque realmente são répteis, do gênero Anguis, caracterizados por serem alongados, sem pernas e medirem até 20 cm.
  • Cecílias: as cecílias são anfíbios, de forma alongada, ápodes e algumas são de tamanho pequeno podendo também serem chamadas de vermes.

Ao analisar com a atenção as informações acima, podemos notar que a maioria dos animais mencionados são invertebrados, e alguns poucos vertebrados, estes últimos, membros das classes de répteis e anfíbios. No entanto, o termo "verme" se aplica com mais precisão e de forma mais apropriada aos primeiros, por isso que podemos dizer que os vermes são animais invertebrados. E, assim, também podemos afirmar que as minhocas são animais invertebrados, já que não possuem esqueleto.

A seguir estão mais informações sobre a "Classificação dos animais invertebrados".

As minhocas são insetos, anfíbios ou moluscos?

Agora fica a questão, a minhoca é um inseto, um anfíbio ou um molusco? Existem estágios de insetos que apresentam as características dos vermes. De fato, também vimos que existem alguns tipos de anfíbios que são parecidos com vermes, chamados cecílias; e o mesmo ocorre com alguns moluscos, exclusivamente marinhos, que também possuem uma anatomia semelhante aos animais que chamamos de vermes, um exemplo, são os chamados caudofoveatos, que possuem uma cauda em forma de fossa.

No entanto, os vermes e as minhocas realmente não são insetos, nem anfíbios e também não são moluscos. Apesar de seu uso genérico ou não formal, as minhocas são animais invertebrados que em toda sua vida adulta mantêm essa forma alongada. É o caso das minhocas, do verme-cordão, das planárias, dos cestoides, dos trematódeos, entre outros.

Agora que você descobriu que minhoca não é inseto, indicamos o seguinte post sobre "As aranhas são insetos?" do PeritoAnimal. Não perca!

Minhocas são insetos? - As minhocas são insetos, anfíbios ou moluscos?

O que são os vermes?

A informação apresentada até agora nos permite, então, definir os vermes como aqueles animais invertebrados de corpo alongado, com forma tubular ou achatada que são ápodes ou que não têm pernas e permanecem ao longo de sua fase adulta dessa forma.

Ao descobrir que nem os vermes não são insetos, vamos ver quais são suas principais características:

  • Podem medir desde uns milímetros até vários metros.
  • Possuem simetria bilateral.
  • Não pertencem a um único grupo taxonômico.
  • Seu corpo geralmente é macio, mas alguns podem ser revestidos por uma cutícula à medida que crescem.
  • Podem ter olhos ou não.
  • Algumas espécies têm o corpo segmentado, outras não.
  • Alguns são de vida livre no solo ou na água, enquanto outros vivem dentro de outros animais.
  • Como não possuem pernas, ou estruturas locomotoras desse tipo, podem mover-se por ondulações do corpo usando cílios.
  • De acordo com o seu grupo, eles podem se reproduzir sexuada ou assexuadamente.
  • Sua alimentação varia, uns são predadores, alguns podem se alimentar de nutrientes de seu hospedeiro, outros de partículas da água ou do solo.
  • Existem espécies parasitárias de vermes que causam doenças muito importantes, tais como: ascaridíase, elefantíase, enterobíase, ancilostomíase, oncocercose, triquinose, tricuríase, entre outras.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Minhocas são insetos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • STEFFEN, Gerusa Pauli Kist et al. Importância ecológica e ambiental das minhocas. Revista de Ciências Agrárias, v. 36, n. 2, p. 137-147, 2013. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/rca/article/view/16291>. Acesso em 15 de junho de 2023.
  • Animal Diversity Web. (2020). Disponível em: <https://animaldiversity.org/>. Acesso em 15 de junho de 2023.
  • Hickman, C., Roberts, L., Parson A. (2000). Principios integrales de zoología. McGraw Hill Interamericana: España.
  • Museo Natural de Historial Natural. (2019). Moluscos que parecen gusanos. Disponível em: <https://www.mnhn.gob.cl/noticias/moluscos-que-parecen-gusanos>. Acesso em 15 de junho de 2023.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Minhocas são insetos?