Curiosidades do mundo animal

Grilos são venenosos?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 4 abril 2024
Grilos são venenosos?

Os grilos são um grupo de insetos do tipo ortópteros, os quais têm uma ampla distribuição mundial, com exceção das regiões muito frias. Esses insetos podem ter tamanhos entre 0,5 a 5 cm, um par de antenas caracteristicamente alongadas e pernas bem desenvolvidas adaptadas para o salto. Quanto à presença de asas, isso é uma característica variável, pois algumas espécies as têm bem desenvolvidas e possibilita o voo, enquanto em outras estão reduzidas ou ausentes. Por outro lado, os grilos geralmente têm tons entre marrom e negro, com algumas exceções.

Em geral, a maioria dos tipos de grilos são inofensivos, mas você já se perguntou se existem grilos perigosos? Neste artigo do PeritoAnimal, falamos sobre se existem grilos venenosos. Já adiantamos que os grilos são animais inofensivos e nada agressivos, então a existência de grilos venenosos é improvável.

Também lhe pode interessar: Grilo voa?

Índice

  1. Existem grilos venenosos?
  2. Os grilos podem ser perigosos?
  3. Tipos de grilos perigosos

Existem grilos venenosos?

Dentro do grupo dos insetos, encontramos que estes desenvolveram diversos mecanismos para se defender ativamente de animais predadores. Assim, por exemplo, alguns são tóxicos se ingeridos e outros podem injetar veneno através de ferrões que causam reações e picadas dolorosas.

No entanto, no caso dos tipos de grilos, até o momento não foram relatadas espécies de grilos venenosos, de modo que estes não produzem substâncias tóxicas que possam ser utilizadas. Em resumo, podemos confirmar que até a presente data não existem tipos de grilos venenosos. Dito isso, a seguir vamos verificar se existem grilos perigosos, já que periculosidade e veneno não precisam estar necessariamente relacionados.

Para saber mais sobre esses curiosos animais, não hesite em consultar "Grilo voa?"

Grilos são venenosos? - Existem grilos venenosos?

Os grilos podem ser perigosos?

Os grilos são animais inofensivos que procuram permanecer abrigados, podendo passar o dia escondidos, sob troncos, pedras, fendas ou camuflados entre as folhas. Alguns podem cavar suas tocas na madeira podre ou no solo. Assim, vários tipos de grilos que existem são ativos durante a noite.

Eventualmente, esses insetos podem parecer um pouco intimidantes, apesar de não serem grandes em tamanho. Mesmo assim, os grilos maiores, de vários centímetros e de cores escuras, impõem respeito. Em sua anatomia, por exemplo, possuem pernas bem desenvolvidas com espinhos conhecidos como esporões, mandíbulas fortes e, no caso de algumas fêmeas, um ovipositor composto por uma estrutura alongada em forma de espícula.

No entanto, apesar dessas características que à primeira vista podem parecer ameaçadoras, eles não representam um perigo real para as pessoas ou animais domésticos. Portanto, não podemos responder ao que os grilos fazem com os humanos porque na verdade não fazem nada. No entanto, os grilos costumam ter mandíbulas fortes, com as quais cortam e processam o alimento, mas também usam essas estruturas para auxiliar na escavação.

Assim, em certos casos, um grilo pode eventualmente morder uma pessoa, mas não é comum que isso aconteça ou que esses insetos fiquem à espreita para atacar pessoas ou animais de estimação. Para mais detalhes sobre o assunto, consulte "Grilo morde?".

Por outro lado, foi relatado que os grilos podem ser atacados por certas formas parasitárias, como outros animais, bactérias ou fungos. No entanto, até o momento, essas afecções não são transmitidas aos seres humanos ou animais de estimação, portanto, mesmo quando algumas populações de grilos aumentam em determinadas épocas do ano, não é recomendado usar inseticidas para controlá-los, pois eles não representam nenhuma ameaça.

Tipos de grilos perigosos

Como mencionamos anteriormente, não há realmente grilos perigosos no sentido de serem tipos de grilos venenosos. No entanto, algumas espécies podem causar certos problemas, como tornar-se pragas agrícolas. Vamos ver abaixo alguns exemplos de quais problemas os grilos perigosos podem causar.

Grilo-do-tabaco (Brachytrupes membranaceus)

O grilo-do-tabaco é um tipo de grilo nativo da África, do qual foram identificadas quatro subespécies que se encontram em diferentes regiões do continente. Este é um grilo grande, medindo entre 4 a 5 cm, de cor marrom, com uma grande cabeça e pernas fortes, bem desenvolvidas.

Este grilo perigoso representa uma ameaça às plantações. Embora seja comum atacar as plantações de tabaco, pode também fazê-lo com outras, como o milho. Os adultos vivem no subsolo, em tocas que podem medir até cerca de 80 cm e que são construídas pelos próprios grilos, onde armazenam material vegetal, principalmente plantas jovens, das quais se alimentarão.

Grilo-toupeira (Gryllotalpa grillotalpa)

Embora sua classificação tenha mudado e não esteja mais dentro do grupo dos verdadeiros grilos, ainda é comumente considerado um tipo de grilo. Os machos podem medir cerca de 5 cm, enquanto as fêmeas podem atingir até 7 cm.

Esses grilos perigosos, mas não venenosos, possuem pernas bastante fortes e desenvolvidas que utilizam para escavar longas tocas, pois vivem sempre abaixo da terra. São encontrados no norte da África, Ásia e Europa.

São outra praga agrícola, causando danos a plantações de cereais, leguminosas, batatas, beterrabas, tabaco, morangos, linho, entre outros.

Grilo-doméstico (Acheta domesticus)

Embora essa espécie, assim como outros grilos, não seja relatada como prejudicial para as plantações e também não represente perigo para pessoas ou animais, em alguns casos podem aumentar em número. Nessas situações, os grilos machos produzem som por meio da estridulação, que consiste em friccionar um órgão especializado localizado na asa anterior ou tegumento, com o objetivo de atrair fêmeas ou afastar outros machos, dependendo do tipo de som.

Agora, quando muitos grilos se concentram, o som que produzem à noite pode ser irritante para algumas pessoas. No entanto, para outras, é agradável ouvir como parte da natureza.

Grilo-áspero-listrado (Paragryllacris combusta)

É uma espécie da Austrália, com uma taxonomia controversa. No entanto, possui várias das características típicas do grupo. Não podemos dizer que existe a picada de grilo, mas, como você já sabe, os grilos mordem e não picam. Assim, foi relatado que essas espécies e outros membros do grupo podem causar mordidas um tanto dolorosas às pessoas.

Grilos são venenosos? - Tipos de grilos perigosos

Se deseja ler mais artigos parecidos a Grilos são venenosos?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Aguirre, A. y Barranco, P. (2015). Orden Orthoptera. Disponible en: http://sea-entomologia.org/IDE@/revista_46.pdf
  • BüttikerW, y Bünzli, G. (2009). Biological Notes on the Tobacco Cricket, Brachytrupes membranaceus (Dru.) (Orthopt., Gryllidae), in Southern Rhodesia. Disponible en: https://www.cambridge.org/core/journals/bulletin-of-entomological-research/article/abs/biological-notes-on-the-tobacco-cricket-brachytrupes-membranaceus-dru-orthopt-gryllidae-in-southern-rhodesia/4F452766B24258C2A8E2F48B62207064
  • Ministerio de Salud de Perú. (2023). Presencia de grillos en zona norte del Perú: MINSA indica que los grillos no transmiten enfermedades ni representan un peligro a la salud humana. Disponible en: http://www.digesa.minsa.gob.pe/noticias/junio2023/nota53.asp
  • Orthoptera Species File. (2024). Disponible en http://orthoptera.archive.speciesfile.org/Common/entry/Login.aspx?Logo=1
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Grilos são venenosos?