Curiosidades do mundo animal

Insetos têm cérebro?

 
Nick A. Romero H.
Por Nick A. Romero H., Biólogo e educador ambiental. 18 setembro 2023
Insetos têm cérebro?
Imagem: LaRazón

Os insetos, o grupo mais diversificado de animais, têm tido um grande sucesso. Embora tenham principalmente prosperado nos ecossistemas terrestres, também são comuns em ambientes aquáticos. Entre suas características gerais, podemos mencionar que os insetos possuem um corpo segmentado, dividido em cabeça, tórax e abdômen. Como artrópodes, possuem patas articuladas, que no seu caso são três pares, olhos compostos, um par de antenas e um sistema circulatório aberto. Além disso, esses invertebrados possuem um sistema nervoso complexo, composto por várias estruturas. Neste artigo do PeritoAnimal, temos como objetivo fornecer informações sobre se os insetos têm cérebro, e já adiantamos que sim, eles têm. Continue lendo para saber mais sobre esse assunto.

Também lhe pode interessar: Formiga tem cérebro?

Índice

  1. Insetos têm cérebro ou não?
  2. Como é o cérebro dos insetos?
  3. Como funciona o cérebro dos insetos?

Insetos têm cérebro ou não?

Os insetos realmente possuem um cérebro e, de fato, têm um sistema nervoso complexo que, apesar de ser diferente do encontrado em animais vertebrados, é composto por uma rede de células especializadas que lhes permite receber e processar informações do ambiente.

A informação nos insetos é processada tanto pelo sistema nervoso quanto pelo sistema endócrino, ou seja, o hormonal. No entanto, o sistema nervoso tem uma resposta muito mais rápida do que o sistema endócrino, de modo que as respostas celulares ocorrem primeiro por impulsos elétricos e depois químicos. Além disso, o sistema nervoso regula o sistema endócrino.

Existem insetos sem cérebro?

Existem diversos animais sem cérebro, como por exemplo: estrelas do mar, minhocas, águas-vivas, corais, lírios-do-mar, etc. No entanto, não existem insetos sem cérebro. No caso desses animais, apesar de seu pequeno porte e das diferenças significativas em relação aos animais vertebrados, seu sistema nervoso é composto por várias estruturas, incluindo um cérebro.

Saiba mais sobre "Água-viva: características e curiosidades" neste artigo do PeritoAnimal.

Como é o cérebro dos insetos?

O sistema nervoso dos insetos tem uma estrutura central, composta por uma série de gânglios que se conectam a múltiplos nervos, que, por sua vez, estão ligados a várias partes do corpo. Na cabeça dos insetos existem três gânglios principais, comumente denominados protocérebro, deutocérebro e tritocérebro: esses três se unem ou se fundem para formar o cérebro dos insetos.

Os demais gânglios de um inseto estão localizados abaixo do sistema digestivo do animal, adjacente à região ventral do corpo. Além disso, o que seria o encéfalo está conectado através de gânglios pares a um gânglio subesofágico, que também está ligado a outros gânglios torácicos e abdominais.

É comum em várias espécies de insetos que os gânglios isolados se fundam com outros. Em algumas espécies, os gânglios localizados no cérebro, na região torácica e abdominal, formam uma única massa fundida.

Os gânglios nos insetos possuem um grupo de células nervosas que os cercam, além de uma massa fibrosa de nervos e uma zona central que é comumente conhecida na neuroanatomia como neurópilo: uma rede de conexões nervosas.

Por outro lado, neste sistema, encontramos dois tipos de células nervosas: as motoras, que são maiores e estão envolvidas nas principais respostas relacionadas à contração do sistema muscular, e as de associação, que são menores e desempenham um papel em outros processos do corpo do inseto.

Os insetos também possuem diversos sentidos altamente desenvolvidos que estão relacionados ao sistema nervoso. Esses órgãos sensoriais estão localizados sob a cutícula, na periferia do corpo, e são compostos por neurônios sensoriais. Esses neurônios podem estar dispostos de forma individual ou agrupada.

Por sua vez, os neurônios sensoriais se conectam a outra estrutura, também de natureza sensorial, conhecida como sensillum. Ela é composta por sensilas, que são espécies de pelos modificados, podendo ou não se projetar para fora do exoesqueleto, e recebem estímulos específicos relacionados ao tato, olfato, temperatura ou paladar. Os sensillum estão distribuídos por todo o corpo, mas estão especialmente concentrados nas antenas e palpos.

Você pode se interessar pelo seguinte artigo: "Insetos têm coração?".

Como funciona o cérebro dos insetos?

Como vimos, apesar de serem geralmente pequenos, os insetos têm um sistema nervoso complexo. Os mensageiros químicos, embora eficazes, não têm a mesma rapidez que os impulsos elétricos.

A estrutura nervosa dos insetos, composta por uma diversidade de neurônios, funciona processando as informações recebidas da excitação quando ocorre um estímulo, o que é possível devido ao potencial elétrico das dendritas que constituem os neurônios. Além disso, assim como nos vertebrados, nos invertebrados, incluindo os insetos, diversos neurotransmissores e neuromoduladores desempenham um papel.

Uma vez que o inseto recebe o estímulo do ambiente, o sistema nervoso é ativado, de modo que a conexão sináptica é ativada pelos neurotransmissores. O sistema nervoso central se conecta ao sistema nervoso periférico para gerar o tipo de resposta, seja ela, por exemplo, relacionada a músculos, processos químicos ou sensoriais.

Nesse sentido, o cérebro dos insetos funciona como uma unidade integrada com o restante das estruturas nervosas, de modo que o inseto recebe o estímulo, ele é processado e uma resposta específica é gerada. Apesar de parecer algo simples, é na verdade um processo bastante complexo.

Em síntese, podemos afirmar que o sistema nervoso central dos insetos é formado pelo cérebro, nervos e gânglios, conectados por meio de neurônios ao sistema nervoso periférico. Em seu turno, o sistema central controla processos fisiológicos sensoriais e motores, enquanto o periférico, composto por diversos neurônios motores que se conectam entre os gânglios do sistema central até os músculos, controla o movimento destes. Além disso, ele se estende por meio de neurônios até o sistema digestivo, endócrino, respiratório e reprodutivo, exercendo influência sobre esses sistemas.

Agora que você já sabe que insetos têm cérebro e viu como funcionam, não perca nosso artigo no qual explicamos como os insetos respiram.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Insetos têm cérebro?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Curiosidades do mundo animal.

Bibliografia
  • Brittanica. (2022). Insects. Disponível em: https://www.britannica.com/animal/insect/Nervous-system
  • Klowden, M. (2013). In Physiological Systems in Insects (Third Edition), Terms for Understanding Nervous Systems. Disponívem em: https://www.sciencedirect.com/topics/agricultural-and-biological-sciences/nervous-system
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: LaRazón
Insetos têm cérebro?