Meu gato está vomitando, o que fazer?

Meu gato está vomitando, o que fazer?

Os vômitos ocasionais são um problema bastante comum no gato e não têm que ser necessariamente um problema grave. Mas se os vômitos forem mais frequentes podem ser um sintoma de uma condição mais grave e, neste caso deve levar o seu gato a um veterinário o quanto antes.

O vômito é um ato reflexo que provoca a eliminação ativa do conteúdo digestivo através da boca, especialmente da comida que se encontra no estômago. É importante não confundir o vômito com a regurgitação que é uma rejeição passiva, sem contrações ativas do abdômen, de comida não digerida ou de saliva.

Se quiser saber como agir descubra no PeritoAnimal o que fazer se seu está vomitando.

O que deve fazer de imediato

Se o seu gato está vomitando e o seu nível de consciência está alterado, vigie-o e tenha cuidado para que não passe conteúdo digestivo para as vias respiratórias. Afaste-o do material digestivo expulso, limpe-lhe a boca e as vias respiratórias para não ficarem obstruídas, tendo cuidado para não o morder ou arranhar.

Se o gato que está vomitando é adulto e está em bom estado de saúde, sem nenhum outro sintoma e não está desidratado, então é recomendável fazer uma dieta de 12 a 24 horas, dê-lhe água em pequenas quantidades pouco a pouco. Mas tenha cuidado, pois por vezes um jejum prolongado é mau, especialmente em gatos que sofrem de obesidade.

Em qualquer caso, convém vigiar o seu gato entre as 24 e 48 horas seguintes ao episódio de vômito. Se voltar a vomitar ou se o estado geral do seu gato piorar, leve-o de emergência ao seu veterinário.

Agir dependendo da causa

Observar o conteúdo expulso pelo seu gato é importante para determinar a gravidade, para além disso permite orientar o seu veterinário sobre a causa. O conteúdo expulso pode ser: alimentos não digeridos, líquido gástrico, líquido biliar (amarelo ou esverdeado), sangue (vermelho vivo ou marrom se for sangue digerido), corpos estranhos, plantas ou bolas de pelo.

Bolas de pelo

Uma das causas mais comuns é a formação de bolas de pelo: ao limpar-se o seu gato engole uma grande quantidade de pelo que depois forma uma bola no seu sistema digestivo, geralmente é logo expulsa em forma de vômito. Para resolver este tipo de vômito pode escovar o seu gato, lembre-se que é especialmente importante realizar uma boa escovação nas raças de pelo comprido, além disso pode dar valeriana ao seu gato, a valeriana é uma planta que o seu gato pode comer e que ajuda a desintoxicar-se.

Comeu muito rápido

O seu gato pode vomitar simplesmente pelo fato de ter comido muita quantidade muito depressa e, o seu estômago não teve tempo de digerir a comida e precisa de a expulsar. Se a comida ainda não tiver chegado ao estômago e apenas ao esófago, antes de a expulsar trata-se de regurgitação. Em qualquer caso, se o seu gato come demasiado rápido deve racionar-lhe a comida e dar-lhe porções pequenas mas mais frequentes, vigiando sempre que come com calma mastigando os alimentos corretamente.

Leia o nosso artigo completo sobre: Gato vomita depois de comer, o que pode ser?

O estresse

Outra causa de vômitos nos gatos é o estresse: os felinos são animais muito sensíveis à mudança, quer seja uma mudança de ambiente ou uma mudança alimentar, isto pode colocá-los em um estado de estresse leve ou grave. Se se mudou, fez obras recentemente em casa, mudou a sua comida ou adotou outro pet há pouco tempo, pode ser que o seu gato esteja estressado e que essa seja a causa dos seus vômitos. Para ajudar o seu gato pode certificar-se que tem um espaço seguro e tranquilo no qual se possa refugiar quando quiser estar calmo. Quanto à comida, os gatos preferem comer de 15 a 20 pequenas refeições por dia: deixe a sua quantidade diária à livre disposição dele. Se não conseguir ajudar o seu gato estressado pode consultar um veterinário para lhe aconselhar sobre o uso de feromônios ou outros medicamentos para o seu gato.

Intolerância a algum alimento

Se se tratar de vômitos frequentes com ou sem diarreia, sem perda de apetite nem outros sintomas, a causa pode ser uma intolerância alimentar ou uma gastrite aguda ou crônica. Se acredita que essa é a causa, pode colocar o seu gato em jejum 24 horas e se continuar vomitando deve levá-lo ao seu veterinário para lhe fazer um diagnóstico e recomendar um tratamento adequado. Se vai colocar o seu gato em jejum 24 horas, é importante que o vá vigiando porque a ausência de comida durante demasiado tempo pode provocar mudanças na flora intestinal incômodas, assim é muito importante ter cuidado, o melhor é ir ao veterinário primeiro antes de fazer qualquer mudança.

Uma intoxicação

Outra das causas pode ser uma intoxicação, tente se lembrar se o seu gato ingeriu algum alimento fora do normal, se suspeita de uma intoxicação vá ao seu veterinário de imediato e explique-lhe o que aconteceu. Dependendo do tipo de intoxicação, ele irá aconselhar-lhe um ou outro tratamento.

Outra condição mais grave

Se os episódios de vômitos forem acompanhados de outros sintomas como perda de apetite, febre, diarreia com sangue, prisão de ventre, então é porque muito provavelmente a causa é uma condição mais grave. Pode ser por causa de parasitas, diabetes, leucemia ou câncer. Anote todos os sintomas para ajudar o seu veterinário no diagnóstico.

É sempre útil medir a temperatura do seu gato, o ideal é que não supere os 39 graus, observe bem o seu gato para detetar possíveis alterações neurológicas como vertigens, convulsões, alterações da consciência. Um aumento de sede, ciúmes recentes em uma gata ou transtornos urinários são elementos importantes para diagnosticar a causa do vômito.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato está vomitando, o que fazer?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas intestinais.