Meu cachorro marca território dentro de casa, como evitar?

Meu cachorro marca território dentro de casa, como evitar?

Tem um cão que levanta sua perna, urina dentro de casa e sobre qualquer superfície, lugar ou objeto? Isto significa que o seu pet quer demonstrar a sua presença e, por isso está marcando território. Apesar deste comportamento do cachorro ser completamente normal, também é normal você se sentir frustrado perante este comportamento e querer modificá-lo.

Conhecer as causas pode ajudá-lo a identificar o melhor método para parar estas constantes marcações dentro de casa. Depois dependerá de você tentar explicar as regras da casa ao seu cachorro, de uma maneira que ele/ela possa entendê-las.

Para o ajudar, neste artigo do PeritoAnimal vamos explicar-lhe como evitar que seu cachorro marque território dentro de casa, mostrando algumas técnicas para compreender e evitar este comportamento antes que o seu cachorro se apodere de todos os cantos da casa.

A importância de marcar território para os cães

Nós seres humanos vemos a urina como algo desagradável, mas para um cachorro é algo de grande importância e valor em muitos sentidos, não só a nível fisiológico. Através do cheiro da urina um cachorro é capaz de enviar mensagens a outros cães. Estas mensagens vão desde o território pessoal, a ordem e a hierarquia social, até à disponibilidade para acasalar. Os cachorros usam marcações para se mostrarem, para mostrar autoridade e posse em relação a objetos, lugares e até pessoas.

Também pode acontecer os cachorros começarem a marcar em lugares onde antes não o faziam, porque se encontram em um estado de estresse. Analise se o seu cachorro está atravessando um episódio de ansiedade de separação, em que possam estar surgindo sentimentos de insegurança. Os especialistas indicam que marcar o território tem a capacidade de construir a confiança dos nossos companheiros caninos. Além disso, o seu cachorro pode estar se sentindo ameaçado por uma nova situação ou uma mudança brusca no meio ambiente ou na dinâmica em casa.

Por exemplo, uma mudança, a chegada de um novo bebê, um novo pet, um novo parceiro/a, uma visita ou inclusive uma remodelação em casa. Se chegarem outros animais, especialmente cachorros e gatos, o cão poderá sentir-se atraído pelo cheiro corporal e marcar os lugares por onde passar, isto inclui sapatos, tapetes e peças de roupa.

É importante saber que a maioria dos cachorros que são esterilizados cedo não costumam marcar território dentro de casa. É melhor prevenir do que remediar, além de ser muito saudável para o seu pet.

Urinar é uma coisa, marcar é outra

Devemos ter cuidado para não confundir a marcação de urina com o fato de urinar, para um cachorro não é a mesma coisa marcar o território através desta ação, do que aliviar uma bexiga cheia. Com isto queremos dizer que embora o seu cachorro esteja muito bem educado para não fazer as necessidades em casa, isto não quer dizer que considere incorreto marcar o território. A motivação do cachorro é totalmente diferente, por isso será um comportamento diferente.

Quando um cão marca território, a quantidade de urina é menor. Por isso, se encontrar grandes rios de urina no solo, é porque o seu cachorro não aguentou mais e esvaziou a bexiga.

Também é bom referir que a marcação em casa é feita geralmente sobre uma superfície vertical como uma porta, uma mesa, um móvel ou qualquer outro objeto, por mais estranho que pareça. Estes objetos costumam ser novos, ter cheiros diferentes e desconhecidos, embora o seu cachorro possa perfeitamente repetir se tiver gostado muito. Isto pode chegar a converter-se em uma obsessão possessiva perante elementos ou espaços de casa. Tudo em casa será seu, você também poderá chegar a ser.

Outro fator a ter em conta se o seu cachorro começar de repente a marcar território dentro de casa de uma forma constante, pode ser o fato de estar sofrendo de alguma infecção da bexiga ou uma infecção do trato urinário e o seu impulso de descarregar ser muito urgente. Neste caso, leve o seu cachorro a uma consulte com o veterinário para descartar possíveis doenças.

Como evitar que meu cachorro marque território dentro de casa

No PeritoAnimal falamos sempre sobre a prevenção. A castração em uma idade jovem ajuda a acabar com este tipo de comportamento na maioria dos cães. Esterilizá-lo pode prevenir a formação de diferentes tipos de hábitos, como por exemplo marcar território dentro de casa. Para os cachorros mais adultos, isto poderia funcionar embora não tenha o mesmo efeito. Neste caso, deverá ser você a acabar com este comportamento. Para isso, tente o seguinte treinamento baseado na supervisão:

  • Deve pegá-lo no ato e corrigir de imediato o comportamento. O seu cachorro começará a sentir que o que está fazendo não é correto.
  • É necessário um método intenso de supervisão. Deverá ser constante e dedicar-se à missão de acabar com este hábito. Com bom compromisso e sorte, umas duas semanas ou menos tempo de correção, será suficiente.
  • Não lhe limite o acesso à água, aliás, você vai querer que ele beba mais água. A água potável ajuda a depurar o sistema urinário e evita a acumulação de bactérias que pioram a situação.
  • Durante este processo mantenha o seu cachorro em uma área da casa onde o possa ver sempre. Feche as portas de outras partes da casa ou coloque barreiras para limitar o seu acesso a outros lugares onde marcou.
  • Observe o comportamento do seu cachorro e esteja atento aos sinais anteriores à marcação como cheirar e dar voltaa. Encha uma lata ou garrafa de plástico com pedras pequenas e, no momento que começar a levantar a perna, agite a lata para chamar a sua atenção. Isto irá interrompê-lo e quebrará com o foco. Ao virar-se para ver o objeto sonoro, será o seu momento, diga-lhe um "Não" firme.
  • Felicite-o e premie-o quando mudar o comportamento, fizer xixi onde você quer e marcar no sítio certo, fora de casa. Os cachorros aprendem rápida das respostas positivas aos seus atos. A mensagem que quer enviar ao seu cachorro é que marcar território não é mau, mas marcar dentro de casa não é o lugar adequado.
  • Se o seu cachorro está marcando porque sofre de ansiedade de separação, quando sair de casa tente deixar-lhe um objeto ou artigo que tenha o seu cheiro. Isto pode ser suficiente para resolver sua ansiedade.
  • O nariz de um cachorro é muito poderoso. Limpe a fundo cada lugar onde marcou território, de maneira a não ficar com rastros de cheiro, caso contrário ele vai querer voltar e marcar sobre ele. Evite os produtos de limpeza à base de amoníaco. O amoníaco, ao se encontrar de forma natural na urina, fará com que o cachorro se sinta ainda mais atraído, e você, por outro lado, não saberá o motivo da sua obsessão.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu cachorro marca território dentro de casa, como evitar?, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas de comportamento.