Prevenção

Insetos mais venenosos do Brasil

 
Bruna Olivver
Por Bruna Olivver, Jornalista. 11 junho 2018
Insetos mais venenosos do Brasil

Eles surgiram há milhões de anos, possuem diversos tamanhos, formatos e cores. Habitam em ambientes aquáticos e terrestres, alguns são capazes de sobreviver a baixíssimas temperaturas, existem no mundo milhares de espécies, a maior parte é encontrada no âmbito terrestre, e algumas delas são classificadas como os únicos animais invertebrados capazes de voar. Estamos nos referindo aos “insetos”.

É importante conhecer algumas informações desses animais, pois alguns deles são perigosos tanto ao ser humano quanto aos animais. Para que possamos agir com precaução e cuidado em relação à natureza e ao ecossistema o Perito Animal traz um artigo que mostra os insetos mais venenosos do Brasil.

Também lhe pode interessar: Doenças mais comuns do labrador retriever

Índice

  1. Artrópodes
  2. Insetos mais venenosos do Brasil
  3. Insetos mais venenosos do mundo
  4. Insetos urbanos mais perigosos
  5. Insetos mais perigosos da Amazônia
  6. Insetos mais perigosos para os seres humanos

Artrópodes

Os artrópodes são animais que possuem o corpo invertebrado com articulações mais conhecidos e classificados como insetos são: moscas, mosquitos, vespas, abelhas, formigas, borboletas, libélulas, joaninhas, cigarras, baratas, cupins, gafanhotos, grilos, traças, besouros entre muitos outros. Dentre os invertebrados citados estão os insetos mais venenosos da terra. Todos os insetos possuem cabeça, tórax, abdômen, um par de antenas e três pares de patas, mas nem todos possuem asas.

Insetos mais venenosos do Brasil

Alguns dos insetos mais perigosos Brasil são bem conhecidos entre o povo, mas nem todos sabem quais espécies deles são as mais nocivas aos animais e seres humanos. Na lista estão as formigas lava-pés, as abelhas Apis mellifera, o Triatoma infestans conhecido como barbeiro e os mosquitos.

Mosquitos

Por incrível que pareça, os mosquitos são os insetos mais perigosos do Brasil e também do mundo, pois eles são transmissores de doenças e se proliferam com velocidade. Os mosquitos mais conhecidos são o Aedes aegypti, Anopheles spp. e o Mosquito Palha (Lutzomyia longipalpis). As principais doenças transmitidas pelo Aedes aegypti são: a dengue, a chikungunya e a febre amarela, lembrando que em áreas florestais a febre amarela pode ser transmitida também pela espécie Haemagogus spp.

O Anopheles spp. é a espécie responsável pela transmissão da malária e da elefantíase (filariose), no brasil é conhecido popularmente como mosquito-prego. Muitas dessas doenças tornaram-se epidemias mundiais e até hoje luta-se contra a propagação delas. O Lutzomyia Longipalpis chamado popularmente de Mosquito Palha é o transmissor da leishmaniose visceral canina, é também uma zoonose, ou seja uma doença que pode ser transmitida também aos seres humanos e outros animais além do cão.

Formiga lava-Pés

Existem no Brasil mais de 2.500 espécies de formigas, entre elas a Solenopsis saevissima (na imagem em baixo), conhecida como formiga lava-pés, popularmente chamada de formiga de fogo, esse nome está relacionado com a sensação de queimadura que a pessoa sente ao ser picada pela formiga. Esses insetos são considerados como pragas urbanas, causam danos ao setor da agricultura e oferecem risco a saúde de animais e de humanos e fazem parte da lista dos insetos mais perigosos do mundo. Geralmente as formigas lava-pés constroem seus ninhos (casas), em lugares como: gramados, jardins, e quintais, elas também possuem o hábito de fazer ninhos no interior de caixas de fiação elétrica. Seu veneno pode ser mortal para quem é alérgico, a ferroada da solenopsis saevissima pode causar infecção secundária, vômitos, choque anafilático entre outros.

Abelha Assassina

A abelha africanizada, conhecida como abelha assassina é uma das subespécies de Apis mellifera, resultado do cruzamento da abelha africana, com as abelhas europeias e italianas. Famosas pela sua agressividade são mais defensivas que qualquer outra espécie de abelha, se ameaçadas atacam e podem perseguir uma pessoa por mais de 400 metros e quando atacam picam por diversas vezes e já levaram diversas pessoas e animais a morte.

Barbeiro

O Triatoma infestans é conhecido no Brasil como Barbeiro, este inseto é comum em alguns países da América do Sul, costuma habitar em casas, principalmente habitações feitas de de madeira. O maior perigo desse inseto é que ele é o transmissor da doença de chagas, assim como os mosquitos o barbeiro é um inseto hematófago (que se alimenta de sangue), ele tem vida longa e pode viver de um a dois anos, possui hábitos noturnos e costuma atacar as suas vítimas quando estão dormindo. A Chagas é uma doença parasitária que afeta a sistema cardiovascular, a patologia pode levar anos para se manifestar e se não tratada pode levar a morte.

Insetos mais venenosos do Brasil - Insetos mais venenosos do Brasil

Insetos mais venenosos do mundo

A lista dos insetos mais venenosos do mundo é composta por três espécies de formigas, mosquitos, abelhas, vespas, moscas e o barbeiro. Alguns desses insetos mais perigosos da terra compõem a lista dos insetos mais venenosos do Brasil, citados acima.

A formiga da espécie Paraponera clavata chamada popularmente de formiga cabo verde, ela impressiona pelo tamanho gigante que pode chegar a 25 milímetros, sua picada é considerada a mais dolorosa do mundo. A formiga lava-pés, já mencionada, e a formiga Dorylus wilverthi chamada de formiga-motorista, de origem africana elas chegam a viver em colônias de milhões de membros, essa é considerada a maior formiga do mundo chegando a medir cinco centímetros.

Os mosquitos já mencionados estão no topo da lista por existirem em grande quantidade e estarem presentes em todo mundo, eles são hematófagos se alimentam de sangue, apesar do fato de um mosquito conseguir infectar somente uma pessoa, eles se reproduzem em quantidade e com velocidade, sendo em grande quantidade podem ser portadores de várias doenças e infectar muitas pessoas.

Popularmente chamada de mosca tsé-tsé (na imagem em baixo), pertence a família Glossindae, a Glossina palpalis também de origem africana é considerada um dos insetos mais perigosos do mundo, é portadora do Trypanosoma brucei e transmissora da doença do sono. A patologia leva esse nome porque deixa o ser humano inconsciente. A mosca tsé-tsé é encontrada em regiões de vastas vegetações, os sintomas da doença são comuns como febre, dores no corpo e de cabeça, a doença do sono mata, mas existe cura.

A vespa gigante asiática ou vespa mandarina é temida tanto por humanos quanto por abelhas. Esse inseto é caçador de abelhas e pode dizimar uma colmeia em poucas horas, nativa da Ásia oriental também pode ser encontrada em ambientes tropicais. A picada da vespa mandarina pode causar insuficiência renal e levar uma pessoa a morte.

Além desses insetos mencionados fazem parte a lista dos insetos mais venenosos do mundo as abelhas assassinas e o barbeiro, citados acima. Existem outros insetos que não compõem a lista, alguns porque ainda não foram estudados o suficiente e outros por serem desconhecidos pelos seres humanos.

Insetos mais venenosos do Brasil - Insetos mais venenosos do mundo

Insetos urbanos mais perigosos

Dentre os insetos citados, todos podem ser encontrados no ambiente urbano, os insetos mais perigosos são sem dúvida os mosquitos e as formigas, que muitas vezes podem passar despercebidos. No caso dos mosquitos é muito importante a prevenção, além dos cuidados nas casas de evitar o acúmulo de água, tomar a vacina entre outras precauções.

Insetos mais perigosos da Amazônia

Os mosquitos assim como em todo o mundo também são os insetos mais perigosos da Amazônia. Por conta do clima úmido a proliferação desses insetos é mais rápidas, dados divulgados por instituições de vigilância sanitária mostram a região registrou mais de dois mil casos de malária em no 2017.

Insetos mais perigosos para os seres humanos

Dos insetos citados todos representam perigo, é preciso ser levado em conta que alguns insetos podem te matar dependendo da intensidade do seu ataque e caso a doença transmitida não seja tratada. Todos os invertebrados já falados são nocivos, tanto aos animais quanto aos seres humanos. Mas é preciso uma atenção especial tanto com as abelhas quanto para os mosquitos.

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Insetos mais venenosos do Brasil, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Prevenção.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Insetos mais venenosos do Brasil