Insuficiência renal em gatos - Sintomas e tratamento

Insuficiência renal em gatos - Sintomas e tratamento

A insuficiência renal em gatos é um dos principais problemas renais que afetam os felinos. Essa condição crônica ocorre quando os rins não conseguem filtrar adequadamente as toxinas do sangue, resultando em uma série de sintomas preocupantes. Entre as causas comuns de problemas renais em gatos estão o envelhecimento, uma dieta inadequada e infecções urinárias crônicas.

É importante estar atento aos sinais de problemas renais em gatos, como perda de peso, falta de apetite, aumento da ingestão de água, urina excessiva, vômitos e diarreia. Se você suspeitar que seu gato possa estar sofrendo de problemas renais, é fundamental consultar um veterinário para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento eficaz. Com os cuidados veterinários adequados e um estilo de vida saudável, é possível gerenciar com sucesso os problemas renais em gatos e garantir uma vida longa e feliz para o seu felino. Leia tudo sobre a insuficiência renal em gatos neste artigo do PeritoAnimal.

O que é a insuficiência renal e o que a provoca?

A insuficiência renal é uma condição comum em gatos que pode causar uma série de sintomas preocupantes. Essa doença crônica ocorre quando os rins do felino não conseguem filtrar adequadamente as toxinas do sangue. Isso pode ocorrer devido a uma variedade de fatores, incluindo envelhecimento, dieta inadequada e infecções urinárias crônicas.

Se não for tratada adequadamente, a insuficiência renal pode levar a complicações graves, como:

  • Danos irreversíveis aos rins
  • Anemia
  • Pressão arterial elevada
  • Desequilíbrio eletrolítico
  • E até mesmo morte.

Por isso, é crucial que os tutores de gatos estejam sempre atentos aos sinais de problemas renais em seus animais de estimação e busquem ajuda veterinária imediatamente se notarem quaisquer sintomas. Felizmente, com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, é possível gerenciar com sucesso este problema renal no gato.

Principais sintomas de insuficiência renal em gatos

No começo, os sintomas de insuficiência renal podem passar desapercebidos e inclusivamente podem chegar a confundir-se com outras doenças. Diante de qualquer destes sintomas deste problema renal em gatos, recomendamos que você recorra ao veterinário:

  • Perda de apetite e de peso corporal.
  • Aumento considerável de sede (polidipsia). Para se orientar, aproximadamente, sabemos que a ingestão normal de água é de 50 ml por kg de peso por dia.
  • Aumento do volume de urina (poliúria) quando o normal são de 100 a 150 ml/dia.
  • Letargia, depressão e pouca mobilidade.
  • Vômitos e diarreias.
  • Palidez das mucosas (gengivas).
  • Desidratação. Podemos verificar a sua hidratação através de um "beliscão" da pele do pescoço. Se a pele demorar a retornar ao seu estado normal e perder flexibilidade provavelmente o gato está desidratado.
  • Pelo baço e com perdas excessivas de fios.
  • Mau hálito, úlceras na boca e/ou estômago.

Diagnóstico diferencial

Os sinais clínicos não são provas consistentes para o seu diagnóstico. São apreciações do dono e/ou veterinário mas devem sempre, acompanhar-se de exames de laboratório. As visitas anuais a partir dos 8 anos de vida podem ajudar a um diagnóstico atempado da insuficiência renal. Dentro dos exames de rotina escolhidos podem ser propostos os seguintes:

  • Análise de sangue completa (procuramos aumento de creatinina e ureia).
  • Análise de urina (físico, químico, de sedimento e por vezes antibiograma).
  • Radiografias e ecografias não são estritamente necessárias como as anteriores, mas costumam ser pedidas para observar o estado dos órgãos afetados.

Como tratar a insuficiência renal em gatos

O veterinário pode recomendar uma variedade de tratamentos, incluindo dieta especial, medicamentos, terapia de fluidos e monitoramento regular da função renal. Além disso, manter um estilo de vida saudável para o gato, incluindo exercícios regulares, hidratação adequada e uma dieta balanceada, também pode ajudar a prevenir ou minimizar os sintomas da insuficiência renal. Com os cuidados veterinários adequados e um estilo de vida saudável, é possível garantir uma vida longa e feliz para o seu felino, mesmo com a insuficiência renal.

O tratamento e os cuidados do gato que sofre de insuficiência renal serão imprescindíveis uma vez que se trata de uma doença progressiva. Por mais que lhe tratemos os sintomas que observamos devemos ter uma gestão e cuidados apropriados para evitar recaídas.

Para começar é fundamental falar da medicação uma vez que podemos encontrar muitas opções. O veterinário decidirá, segundo o quadro, qual será o mais apropriado para o nosso felino. O uso de antibióticos, complexos vitamínicos, minerais e estimulantes de apetite dependerão do paciente, das necessidades e dos sintomas que mostre.

A alimentação é outro aspeto fundamental e é um dos pilares para superar esta patologia. É muito aconselhável escolher uma das melhores rações para gatos com insuficiência renal que encontrar no mercado, principalmente aquelas de elevada qualidade, mas também podemos seguir receitas caseiras para a insuficiência renal do gato. Dependerá exclusivamente de nós esta escolha e da dieta que até agora o nosso gato seguia.

Por último, falamos da homeopatia, das flores de Bach e da fitoterapia. Caso queira oferecer este tipo de produtos precisa de recorrer a um profissional e não automedicar o gato. Tratam-se de medicamentos, por isso se escolher terapias naturais procure um veterinário que se dedique a isso.

Agora que você conhece as causas, sintomas e tratamento para este problema renal em gatos, não perca o vídeo a seguir no qual falamos sobre as 10 doenças mais comuns nos felinos:

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Insuficiência renal em gatos - Sintomas e tratamento, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Outros problemas de saúde.