Problemas da pele

Histiocitoma em cães – O que é, causas e sintomas

 
Cristina Pascual
Por Cristina Pascual, Veterinária. Atualizado: 3 outubro 2023
Histiocitoma em cães – O que é, causas e sintomas
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

O histiocitoma cutâneo é um tumor que ocorre com frequência em cães jovens, isto é, com menos de 3-4 anos de idade. É um tumor que se manifesta na forma de nódulos alopécicos e de cor avermelhada, geralmente na região da cabeça e pescoço. Uma vez que surgem, as lesões desenvolvem-se rapidamente, o que costuma causar grande preocupação aos tutores. Entretanto, é importante saber que se trata de um tumor benigno, não-agressivo e que, geralmente, tende a regredir espontaneamente após algumas semanas.

Se você deseja saber mais sobre o histiocitoma canino, não deixe de nos acompanhar neste artigo do PeritoAnimal, no qual explicaremos tudo sobre histiocitoma em cães – o que é, causas e sintomas.

Também lhe pode interessar: Cisto sebáceo em cães - Tratamento e causas

Índice

  1. O que é histiocitoma em cães?
  2. Sintomas de histiocitoma em cães
  3. Causas do histiocitoma em cães
  4. Diagnóstico do histiocitoma em cães
  5. Tratamento para o histiocitoma em cães

O que é histiocitoma em cães?

O histiocitoma é um tumor que se origina a partir dos histiócitos, um grupo de células linfoides que são parte essencial do sistema imunológico dos cães. O histiocitoma cutâneo é um tumor de caráter benigno muito comum em cães. Na verdade, alguns autores afirmam que o histiocitoma representa até 19% das neoplasias de pele nesta espécie. É especialmente frequente em cães jovens (com menos de 3-4 anos), embora também possa ocorrer em cães mais velhos. Existem certas raças (como o boxer, o teckel, o bull terrier, o buldogue e o doberman) que parecem estar especialmente predispostas a desenvolver esse tipo de tumor, embora tenha sido observado em todos os tipos de raças e também em cães sem raça definida.

Trata-se de um tumor de crescimento rápido, que se torna muito visível em apenas alguns dias, o que costuma causar grande preocupação aos cuidadores. No entanto, o que costuma causar grande preocupação aos tutores. Entretanto, é importante destacarque se trata de um tumor benigno, não-agressivo e que, geralmente, tende a regredir espontaneamente após algumas semanas.

É importante não confundir o histiocitoma cutâneo com o histiocitoma fibroso em cães (ou o histiocitoma fibroso maligno em cães), que é um tumor maligno que não tem origem nos histiócitos, mas sim em fibroblastos ou células mesenquimais indiferenciadas.

Sintomas de histiocitoma em cães

O histiocitoma cutâneo em cães geralmente se apresenta como um único nódulo (com até 4 cm de diâmetro), de cor rosa ou avermelhada e alopécico (sem pelos). A ocorrência de múltiplos nódulos é rara, embora tenha sido descrita com certa frequência em cães da raça shar-pei.

As lesões associadas ao histiocitoma tendem a ocorrer na cabeça (principalmente na orelha) e no pescoço, embora também possam aparecer nos membros e, com menor frequência, no tronco.

Geralmente, essas lesões primárias não causam desconforto no cão, além de um leve prurido. No entanto, quando o animal lambe, coça ou roça o nódulo, ele pode ulcerar e se infectar, o que pode levar a complicações leves a nível local.

Histiocitoma em cães – O que é, causas e sintomas - Sintomas de histiocitoma em cães

Causas do histiocitoma em cães

En general, os tumores são resultado de uma mutação genética no genoma de uma célula, o que desencadeia o crescimento excessivo da mesma. Em alguns tumores, conhece-se o fator que desencadeia a mutação genética em questão (radiações, compostos tóxicos, hormônios, etc.), no entanto, na maioria dos tumores, não se sabe o que leva à tal modificação.

Esse é o caso do histiocitoma canino. Atualmente, não há informações sobre o que desencadeia sua ocorrência, portanto, ele é considerado um tumor idiopático (de origem desconhecida).

Diagnóstico do histiocitoma em cães

A presença de lesões nodulares de crescimento rápido, sem pelos e de cor avermelhada geralmente são indicativos de histiocitoma cutâneo, especialmente quando surgem na cabeça ou no pescoço e envolvem animais jovens.

No entanto, para confirmar o diagnóstico, é necessário realizar um estudo microscópico da lesão. Para isso, uma amostra deve ser coletada por meio de uma punção com agulha fina e a realização de uma citologia para confirmar a linhagem celular que originou o tumor.

Tratamento para o histiocitoma em cães

O histiocitoma cutâneo em cães é um tumor de caráter benigno que geralmente irá regredir de forma espontânea nas semanas seguintes ao seu surgimento. Então histiocitoma em cães desaparece? É possível afirmar que sim. Isso porque se trata de uma neoplasia autolimitante que, com o passar das semanas, irá regredir e desaparecer.

No entanto, em algumas ocasiões, recomenda-se a remoção cirúrgica. Especificamente, a remoção é geralmente realizada quando:

  • A localização do tumor é incômoda para o animal (quando o tumor aparece na orelha, por exemplo);
  • O tumor demora mais do que o normal para desaparecer;
  • Surgem complicações secundárias (como úlceras ou infecções bacterianas) devido ao lambedura, coceira ou atrito na lesão;
  • O diagnóstico citológico não está claro e é necessário realizar um estudo histopatológico mais aprofundado;

Em caso de infecções secundárias, será necessário iniciar um tratamento com antibióticos. De todo modo, uma vez que o tumor regrediu ou foi removido, o prognóstico do animal será favorável.

Agora que você conhece todos os detalhes sobre o histiocitoma em cães, confira nosso artigo "Tumor em cachorro: tipos, sintomas e tratamento".

Este artigo é meramente informativo, no PeritoAnimal.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos veterinários nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Sugerimos-lhe que leve o seu animal de estimação ao veterinário no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Histiocitoma em cães – O que é, causas e sintomas, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Problemas da pele.

Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Histiocitoma em cães – O que é, causas e sintomas