menu
Partilhar

Glucosamina para cães - O que é, benefícios e alimentos

 
Por Cristina Pascual, Veterinária. 4 dezembro 2021
Glucosamina para cães - O que é, benefícios e alimentos

Ver fichas de  Cachorros

A glucosamina é uma molécula produzida naturalmente pelo corpo, que se encontra como parte da cartilagem articular. A administração de glucosamina sob a forma de suplemento alimentar ou incluída em rações especiais para cachorros com problemas articulares pode ter grandes benefícios na prevenção e tratamento de doenças articulares como a osteoartrite. Além disso, quando combinado com outras moléculas tais como condroitina ou certas vitaminas, produz um efeito sinérgico que potencia os seus benefícios.

Se você quer saber mais sobre a glucosamina para cachorros, continue lendo esse artigo do PeritoAnimal, no qual explicamos o que ela é, quais são os seus principais benefícios e em que alimentos se encontra.

Também lhe pode interessar: Alimentos saudáveis para cães

O que é a glucosamina para cachorros

A glucosamina é um amino açúcar (uma molécula de açúcar na qual um grupo hidroxila foi substituído por um grupo amino) que é produzido naturalmente pelo organismo. É um componente dos glicosaminoglicanos (GAGs), que são encontrados nas articulações, tendões, ligamentos, pele e vasos sanguíneos.

Os GAGs, que como mencionado acima, contêm glucosamina em sua estrutura, são moléculas de cadeia longa capazes de reter água em seu interior. Isto significa que os GAGs desempenham um papel importante na manutenção da concentração de água da cartilagem articular, que é essencial para que a cartilagem seja capaz de se adaptar às mudanças de pressão, amortecer e absorver o impacto induzido pelo estresse mecânico (estresse ao qual as juntas são submetidas em função do movimento e exercício). A deterioração da cartilagem articular é caracterizada pela perda do GAG e, consequentemente, pela perda desta capacidade de amortecer e absorver o impacto induzido pelo estresse mecânico. Quando isto ocorre, uma doença degenerativa das articulações, osteoartrite ou artrose, aparecem.

Benefícios da glucosamina para cães

A administração de glucosamina para cachorros trará grandes benefícios para a saúde articular do nosso animal. Como a glucosamina faz parte da estrutura dos GAGs, suplementar a glucosamina para nosso cachorro estimulará a produção de GAGs na cartilagem articular, o que terá um efeito positivo sobre a saúde articular do nosso peludo. Em pacientes com doenças degenerativas das articulações como a osteoartrite, a administração de glucosamina tem um efeito positivo na sintomatologia (dor, inflamação e rigidez das articulações afetadas) e na estrutura articular, reduzindo assim a gravidade da doença. Além disso, a glucosamina inibe a síntese de óxido nítrico. Este efeito também é positivo para as articulações, já que o excesso de ácido nítrico está envolvido na patogênese da osteoartrite.

Benefícios da condroitina e glucosamina para cães

A administração de glucosamina para cachorros é por si só benéfica na prevenção e tratamento dos sinais clínicos da osteoartrite, mas quando combinada com outros compostos, o efeito pode ser ainda mais positivo:

  • Condroitina e glucosamina para cães. Em produtos que associam condroitina com glucosamina para cachorros, ocorre um efeito sinérgico que ajuda a amenizar a dor e melhorar a mobilidade articular em animais com patologias articulares.
  • Glucosamina + vitaminas. Nos produtos de vitaminas e glucosamina para cachorros, ocorre também uma ação sinérgica que ajuda a manter a estrutura da cartilagem articular e tem efeitos anti-inflamatórios e analgésicos sobre as articulações.

Também existem produtos que combinam glucosamina com mucopolissacarídeos, ascorbato de manganês e outras substâncias para ajudar a aliviar a dor articular e reconstruir a cartilagem degenerada.

Contraindicações da glucosamina para cães

A glucosamina é uma molécula bastante segura. Na verdade, estudos com glucosamina mostram que os efeitos adversos em pacientes tratados com glucosamina não diferem significativamente daqueles tratados apenas com placebo.

Entretanto, antes de administrar glucosamina ao seu cachorro, existem várias considerações importantes. Em cachorros, a glucosamina pode causar hiperglicemia devido à estimulação do glucagon e à supressão da insulina. Este efeito pode ser de especial importância em pacientes diabéticos ou em risco de diabetes (tais como pacientes obesos), e o uso de glucosamina pode ser contraindicado nestes casos. Também deve ser evitada em pacientes com problemas de coagulação, especialmente se forem tratados com varfarina, pois retarda a coagulação do sangue. Lembre-se da importância de consultar seu veterinário antes de administrar qualquer suplemento ao cachorro para evitar efeitos indesejados

Glucosamina natural em alimentos

A glucosamina pode ser absorvida através do trato gastrointestinal em cachorros (especificamente, tem uma taxa de absorção de 87%), tornando-a um composto que pode ser administrado por via oral. A glucosamina é uma molécula que está naturalmente presente no exosqueleto de crustáceos como camarões, lagostins, camarões, lagostas ou caranguejos. Também pode ser encontrado nas orelhas, focinhos ou articulações dos animais. Entretanto, esses alimentos não costumam ser fornecidos a animais de estimação porque são difíceis de mastigar e digerir.

Portanto, se você decidir dar glucosamina ao cachorro para prevenir ou tratar a osteoartrite depois de consultar o veterinário, é melhor administrá-la sob a forma de um suplemento. Outra alternativa é ofertar a glucosamina em uma ração para cachorros que tenha uma formulação específica para cães com doenças articulares que inclua a glucosamina como suplemento.

Como encontrar glucosamina em rações e suplementos?

Os suplementos de glucosamina geralmente contêm a molécula sob a forma de sais. Os mais comuns são o cloridrato de glucosamina e o sulfato de glucosamina, sendo o cloridrato de glucosamina o que fornece mais glucosamina por unidade de peso. Ela também pode ser encontrada na forma de N-acetilglucosamina, embora pareça ter menos efeito do que sob a forma de sal.

Independentemente de você escolher suplementar glucosamina ou de estar incluída na própria ração, é importante considerar a concentração em cada caso a fim de fornecer uma dose adequada ao peso e às necessidades específicas de seu cachorro.

Agora que você já viu o que são e as recomendações de uso da condroitina e glucosamina para cães, recomendamos o vídeo a seguir em que falamos sobre 8 frutas recomendadas para cachorros:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Glucosamina para cães - O que é, benefícios e alimentos, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Bibliografia
  • Bauer J.E.(2001). Evaluation of nutraceuticals, dietary supplements, and functional food ingredients for companion animals. J Am Vet Med Assoc., 218:1755–1760.
  • Beale B.S. (2004). Use of nutraceuticals and chondroprotectants in osteoarthritic dogs and cats. Vet Clin North Am Small Anim Pract., 34:271–289.

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Glucosamina para cães - O que é, benefícios e alimentos
Glucosamina para cães - O que é, benefícios e alimentos

Voltar ao topo da página