Dietas equilibradas

Cachorro pode comer abóbora? - Benefícios e quantidades

 
Eduarda Piamore
Por Eduarda Piamore, Técnica em psicologia, educação e adestramento canino e felino. 30 novembro 2020
Cachorro pode comer abóbora? - Benefícios e quantidades
Cachorros

Ver fichas de  Cachorros

A abóbora pertence à família Cucurbitaceae, da qual também fazem parte o chuchu, o pepino, o melão e a melancia e é um alimento bastante presente na dieta humana. As abóboras são usadas em receitas doces e salgadas, e até mesmo suas sementes ganharam muita popularidade graças a seu alto teor de vitaminas e minerais, e podem ser consideradas um suplemento natural.

Considerando o valor nutricional e as propriedades da abóbora, muitos tutores se perguntam se podem oferecer este alimento a seu cachorro para complementar sua nutrição e o que devem considerar antes de fazê-lo. Com isto em mente, neste artigo do PeritoAnimal, discutiremos se cachorro pode comer abóbora - benefícios e quantidades. Boa leitura!

Também lhe pode interessar: Cachorro pode comer pipoca?

Índice

  1. Valor nutricional da abóbora
  2. Pode dar abóbora para cachorro? Faz bem?
  3. Benefícios da abóbora para cachorro
  4. Como preparar abóbora para cachorro
  5. Quantidade de abóbora para cachorro

Valor nutricional da abóbora

Antes de discutir os benefícios da abóbora para cachorro, é essencial conhecer o valor nutricional do alimento. Como há muitas espécies e tipos de abóboras, tomaremos como referência a abóbora Cucurbita pepo, uma das variedades mais populares no Brasil e na maioria dos países.

De acordo com o banco de dados do Departamento de Agricultura dos EUA[1], 100 gramas desta abóbora crua têm a seguinte composição nutricional:

  • Água: 92g
  • Energia: 26kcal
  • Gordura total: 0,1g
  • Carboidratos: 6,5g
  • Açúcares: 2,76g
  • Fibras: 0,5g
  • Vitamina A: 8513Ul
  • Vitamina C: 9mg
  • Vitamina B1: 0,05mg
  • Vitamina B2: 0,11mg
  • Vitamina B3 (pp): 0,6mg
  • Vitamina B6: 0,06mg
  • Vitamina E: 1,06mg
  • Vitamina K: 1.1µg
  • Folato: 16µg
  • Cálcio: 21mg
  • Ferro: 0,8mg
  • Magnésio: 12mg
  • Fósforo: 44mg
  • Potássio: 330mg
  • Sódio 1mg
  • Zinco: 0,32mg.

Pode dar abóbora para cachorro? Faz bem?

Como vimos em sua composição nutricional, a abóbora é um alimento rico em vitaminas e minerais, por isso ajuda a fortalecer o sistema imunológico e a prevenir as doenças mais comuns em cachorros. E por ser pobre em carboidratos, gorduras e açúcares, pode até ser consumido por cães obesos e cachorros diagnosticados com diabetes canino.

A contribuição significativa da fibra oferecida pela abóbora também ajuda no processo digestivo, estimulando o trânsito intestinal e evitando a prisão de ventre em cães. Além disso, seu alto teor de água ajuda a manter o cachorro bem hidratado, evitando o desenvolvimento de sinais de desidratação que ocorrem especialmente durante as épocas de muito calor.

Entretanto, precisamente por causa de seu alto teor de fibras, o Animal Poison Control Center (ASPCA) ou Centro de Controle de Envenenamento de Animais, na tradução livre do órgão estadunidense, indica que a abóbora não é tóxica para cães, mas que em grandes quantidades pode causar problemas estomacais, como diarreia ou vômitos. Portanto, é importante controlar a quantidade deste alimento, pois, caso contrário, os benefícios poderiam ser contraproducentes.

Considerando estes dados, podemos dizer que não só cachorro pode comer abóbora, mas também que seu consumo moderado é benéfico para seu organismo e, conseqüentemente, para sua saúde. É importante ter em mente, entretanto, que a abóbora pode ser adicionada como suplemento à dieta de um cão, mas nunca deve ser a base da nutrição.

A dieta do cachorro precisa suprir as necessidades nutricionais que seu corpo requer em cada etapa da vida. E embora tenham se adaptado a uma dieta onívora através do processo de domesticação e sejam capazes de digerir muitos alimentos que outros canídeos selvagens não conseguem, os cachorros precisam consumir uma quantidade significativa de proteína e gordura.

Portanto, embora existam muitas frutas e legumes que são bons para cães, como a abóbora, não é apropriado basear a nutrição canina apenas no consumo desses alimentos, pois isso poderia levá-lo a deficiências nutricionais que enfraquecem o sistema imunológico do animal, tornando-o mais vulnerável a muitas doenças. Se for estabelecida uma dieta caseira, as frutas e legumes devem ocupar 10% da ingestão diária total.

Cachorro pode comer abóbora? - Benefícios e quantidades - Pode dar abóbora para cachorro? Faz bem?

Benefícios da abóbora para cachorro

Agora que sabemos que cachorro pode comer abóbora, listamos aqui as propriedades benéficas deste alimento para sua saúde:

Uma "amiga" da boa digestão

Sem dúvida, a propriedade mais notável da abóbora para cachorro é seu efeito regulador sobre o processo digestivo. Por sua alta contribuição de fibras, é um dos melhores remédios naturais contra a constipação em cães. Também é frequentemente muito benéfica para cachorros com diarreia, pois misturada com arroz e carne magra de frango, por exemplo, ajuda a combater a desidratação e estimula o apetite do cão. Ainda assim, é importante moderar a quantidade de abóbora para evitar o consumo exagerado, que pode intensificar a diarreia.

Efeito purificador

Ddevido a seu alto teor de água e antioxidantes naturais, a abóbora oferece uma poderosa ação diurética e purificadora ao organismo canino, colaborando com a eliminação de toxinas e a regulação da atividade renal [2], prevenindo infecções do trato urinário e insuficiência renal em cães.

Um alimento necessário na gravidez

A Faculdade de Medicina de Harvard salienta que o beta-caroteno (vitamina A) contido na abóbora, na cenoura e em outros alimentos vermelhos alaranjados são nutrientes essenciais durante a gravidez e a lactação.[3] Estudos da instituição também apontam para os efeitos positivos do consumo de abóbora e outras fontes vegetais de ferro sobre a fertilidade. Portanto, a abóbora é um alimento especialmente benéfico para complementar a dieta de uma cadela grávida.

Rica em ácido fólico

A abóbora é rica em vitaminas do complexo B, incluindo ácido fólico (vitamina B9). Este nutriente está envolvido na formação de células e na síntese de hemoglobina, por isso é essencial na prevenção e no tratamento da anemia em cães. O ácido fólico também é um nutriente essencial na dieta de cadelas grávidas e filhotes, pois participa ativamente da formação de todas as células e tecidos de seu corpo, prevenindo malformações e estimulando o desenvolvimento físico e cognitivo dos filhotes.

Antioxidante natural contra o envelhecimento celular

A abóbora é rica em antioxidantes naturais, como a vitamina C e o licopeno. Estes componentes combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento celular e a oxidação do colesterol LDL, que marca o início dos processos que levam à arteriosclerose e a numerosas doenças degenerativas e cardiovasculares. Portanto, a abóbora é um dos alimentos com ação cardio-protetora, que também ajuda na prevenção do câncer em cães, entre outros graves problemas de saúde.

Uma aliada da saúde dos olhos

O alto conteúdo de betacaronetas, adicionado aos antioxidantes naturais, faz da abóbora uma aliada ideal da boa saúde dos olhos, ajudando a combater os danos degenerativos inerentes ao processo de envelhecimento. Assim, este alimento pode ser incorporado à dieta de cachorros mais velhos para evitar a perda da acuidade de seus sentidos e a deterioração progressiva de suas funções cerebrais, o que frequentemente leva a sintomas de síndrome de disfunção cognitiva.

Cachorro pode comer abóbora? - Benefícios e quantidades - Benefícios da abóbora para cachorro

Ajuda a regular a pressão arterial e os níveis de açúcar

Vários estudos demonstraram a eficácia do consumo moderado e regular de abóbora para a regulação da pressão arterial alta e hiperglicemia.[4] Além disso, a abóbora tem baixo teor de calorias e geralmente gera uma sensação muito boa de saciedade, por isso é altamente recomendada para dietas que visam a perder peso. Por esta razão, cachorro pode comer abóbora principalmente os diagnosticados com pressão alta, diabetes e/ou excesso de peso para promover o controle de peso saudável e o controle dos níveis de glicose e colesterol, sempre sob a orientação de um veterinário.

Propriedades das sementes de abóbora

As sementes de abóbora são um dos melhores remédios naturais para cães desparasitantes. Além disso, são ricos em minerais como o magnésio, que atua como protetor cardiovascular e da próstata, e o zinco, que ajuda a fortalecer o sistema auto-imune e tem um impacto positivo no humor, ajudando na prevenção e no tratamento da depressão e do cansaço excessivo. Além disso, alguns estudos comprovaram o efeito anticancerígeno do extrato de sementes de abóbora, graças à sua eficácia em inibir o crescimento de células tumorais. [5]

Propriedades das sementes de abóbora: As sementes de abóbora são um dos melhores remédios naturais de para desparasitar cachorros. Além disso, elas são ricas em minerais como o magnésio, que atua como protetor cardiovascular e da próstata, e o zinco, que ajuda a fortalecer o sistema auto-imune e tem um impacto positivo no humor, ajudando na prevenção e no tratamento da depressão e do cansaço excessivo. Além disso, alguns estudos comprovaram o efeito anticancerígeno do extrato de sementes de abóbora, graças à sua eficácia em inibir o crescimento de células tumorais.[5]

Propriedades da flor da abóbora

Outro fato interessante sobre a abóbora são as propriedades medicinais de sua flor. Além de não conter sódio, gorduras saturadas e carboidratos, a flor da abóbora é rica em vitamina A (beta-caroteno), C e o complexo B, mostrando também excelentes contribuições de minerais essenciais como cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio. Sua composição a torna um excelente suplemento para fortalecer o sistema imunológico, estimulando a produção de glóbulos brancos, e cuidando da saúde dos olhos.[6] Entretanto, sua propriedade mais notável é o estímulo à produção de enzimas regeneradoras que, além de seus antioxidantes naturais, ajuda a prevenir a multiplicação anormal das células cancerígenas.

Como vimos, há inúmeros benefícios em oferecer abóbora para cachorro.

Cachorro pode comer abóbora? - Benefícios e quantidades -

Como preparar abóbora para cachorro

Você já sabe que pode dar abóbora para cachorro. E uma das dúvidas mais frequentes dos tutores é como oferecer a abóbora aos seus pets para aproveitar todas as suas propriedades benéficas.

A abóbora cozida é a melhor opção para cachorros, pois este vegetal cru é muito difícil de digerir para os cães e pode causar alguns distúrbios digestivos, como a formação excessiva de gases. No entanto, deve sempre ser dada sem a casca, que pode ser prejudicial a estes animais.

A maneira mais simples e saudável de preparar a abóbora para seu melhor amigo é fazer um purê de abóbora para cachorro, cuja preparação requer apenas cozinhar o vegetal em água (sem sal) e amassá-la com um garfo. Você também pode adicionar uma colher de chá de cúrcuma para tornar o purê ainda mais nutritivo, pois esta raiz é um excelente suplemento natural, graças a suas propriedades anti-inflamatórias, digestivas, anticancerígenas, antioxidantes e antiglicêmicas.

Além disso, você pode adicionar abóbora a um número infinito de receitas caseiras doces e salgadas para complementar a dieta de seu melhor amigo, tanto na forma de purê como ralada. No PeritoAnimal, temos várias ideias para receitas de bolos para cachorro, uma delas de abóbora.

Cachorro falando abóbora

E já que a questão que respondemos é se cachorro pode comer abóbora, não poderíamos deixar de comentar sobre um vídeo que ficou bastante conhecido na internet: o de um cachorro falando abóbora. Publicado em fevereiro de 2018, o vídeo do "cachorro falando abóbora" tinha mais de 2 milhões de visualizações no YouTube até o fechamento deste artigo.

Colocamos o link para que você possa assistir aqui no final deste artigo, na parte de Bibliografia.

Cachorro pode comer abóbora? - Benefícios e quantidades - Como preparar abóbora para cachorro

Quantidade de abóbora para cachorro

Como já vimos, o consumo regular e moderado de abóbora pode ser muito benéfico para nossos melhores amigos, desde que respeitemos os limites de uma quantidade segura para seu organismo. Embora a abóbora não seja um dos alimentos proibidos ou prejudiciais aos cães, é importante oferecer a quantidade ideal de acordo com o tamanho e peso do cachorro para evitar efeitos negativos, tais como diarreia devido à ingestão excessiva de fibras.

Em geral, é aconselhável respeitar uma dose diária de 1 colher de sopa de abóbora para cada 10 quilos do cão. Entretanto, é sempre aconselhável consultar um veterinário antes de adicionar um novo alimento ou suplemento à dieta de seu cão. O profissional poderá aconselhá-lo sobre a dosagem e a forma de administração mais apropriada para obter um impacto positivo na saúde de seu peludo, sem o risco de efeitos adversos.

E agora que você sabe que cachorro pode comer abóbora, no seguinte vídeo você confere se cachorro pode comer ovo ou não:

Se deseja ler mais artigos parecidos a Cachorro pode comer abóbora? - Benefícios e quantidades, recomendamos-lhe que entre na nossa seção de Dietas equilibradas.

Referências
  1. USDA Databases. Pumpkin, raw. Disponível em: <https://ndb.nal.usda.gov/ndb/foods/>. Acesso em 26 de novembro de 2020.
  2. Mukesh Y., Shalini J., Radha T., G. B. K. S. Prasad and Hariom Y. Medicinal and biological potential of pumpkin: An updated review. in Nutrition Research Reviews 23(2):184-90, 2010.
  3. Walker, W.A. The Harvard Medical School Guide to Healthy Eating During Pregnancy. McGraw-Hill, 2005.
  4. Y.-I. Kwon E. Apostolidis Y.-C. Kim K. Shetty. Health Benefits of Traditional Corn, Beans, and Pumpkin: In Vitro Studies for Hyperglycemia and Hypertension Management. Journal of Medicinal FoodVol. 10, No. 2, 2017.
  5. Medjakovic S., Hobiger S., Ardjomand-Woelkart K., Bucar F., Jungbauer A. Pumpkin seed extract: Cell growth inhibition of hyperplastic and cancer cells, independent of steroid hormone receptors. Fitoterapia, Apr;110:150-6, 2016.
  6. González L., Leticia, A. Efecto de diferentes métodos de cocción sobre el contenido y capacidad antioxidante de la flor de calabaza (cucurbita pepo L.) Universidad Autónoma de Queretaro, 2010.
Bibliografia
  • YOUTUBE. Cachorro falando abóbora. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=bpa5USo5pY0>. Acesso em 26 de novembro de 2020.
  • Flint, C. Pumpkin spice - Naughty or nice? Pet Poison Helpline.
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Cachorro pode comer abóbora? - Benefícios e quantidades